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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0001 - Introdução aos Cuidados Paliativos
Introduction to Palliative Care

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos estudantes de enfermagem uma aproximação à temática dos Cuidados Paliativos, seus conceitos, princípios e prática assistencial, ajudando-os a compreender o papel do enfermeiro na assistência paliativa e na equipe multiprofissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3156455 - Fabiana Bolela
 
Programa Resumido
Atenção à saúde de pacientes sob cuidados paliativos e a atuação do enfermeiro.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Unidade 1: Introdução aos Cuidados Paliativos: História, conceitos e princípios 
Unidade 2: Avaliação do paciente e escalas prognósticas
Unidade 3: Identificação, avaliação e manejo dos sintomas mais prevalentes em Cuidados Paliativos
Unidade 4: Assistência de enfermagem nas últimas quarenta e oito horas de vida
Unidade 5: Aspectos bioéticos em Cuidados Paliativos
Unidade 6: Comunicação em Cuidados Paliativos 
Unidade 7: Espiritualidade e assistência ao luto em Cuidados Paliativos

Saberes Procedimentais:
Atividade de simulação sobre comunicação de más-notícias 

Saberes Atitudinais:
- Atitudes Individuais: impressão causada pelo aluno em sua maneira de falar, expor ideias e opiniões, assim como, sua maturidade para ouvir sugestões para o seu aprimoramento, bem como sua disposição para atividades;
- Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e a interação do aluno com o professor e colegas durante as atividades. 
- Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se escrita e verbalmente, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais;
- Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar ativamente nas atividades propostas em grupo;
- Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades demostrando seriedade e compromisso; 
- Assiduidade: frequência do aluno nas atividades remotas e em sala de aula;
- Pontualidade: comparecimento do aluno na hora prevista nas aulas;
- Interesse - empenho do aluno em participar ativamente das atividades e sua disposição em desenvolver-se pessoal e academicamente.


Método de Ensino: 
Aulas expositivas, seminário, reflexões sobre filmes acerca do tema, estudo de caso e simulação interativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
2 relatórios (referentes às unidades 1, 2, 3 e 4; unidades 5, 6 e 7) com valor 2,5 cada um; 1 seminário ao final da disciplina com valor, 5,0. Acompanhamento da frequência e participação nas atividades propostas.
Critério
Média final maior ou igual a cinco (5,0) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
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ZOCCOLI, T. L. V.; RIBEIRO, M. G.; FONSECA, F. N.; FERRER, V. C. Desmistificando cuidados paliativos: um olhar multidisciplinar. Brasília: Oxigênio, 2019.
 

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