Oferecer aos estudantes de enfermagem uma aproximação à temática dos Cuidados Paliativos, seus conceitos, princípios e prática assistencial, ajudando-os a compreender o papel do enfermeiro na assistência paliativa e na equipe multiprofissional.
Atenção à saúde de pacientes sob cuidados paliativos e a atuação do enfermeiro.
Saberes Cognitivos: Unidade 1: Cuidados Paliativos: conceitos, princípios e critérios de elegibilidade. Política do estado de São Paulo de Cuidados Paliativos Unidade 2: Aspectos bioéticos e legais em Cuidados Paliativos Unidade 3: Avaliação multidimensional do paciente – física, psicológica, social familiar e espiritual – em Cuidados Paliativos Unidade 4: Identificação, avaliação e manejo de controle dos sintomas prevalentes em Cuidados Paliativos Unidade 5: Intervenções de enfermagem para o manejo de sintomas em Cuidados Paliativos - hipodermóclise Unidade 6: As últimas quarenta e oito horas de vida - Assistência de enfermagem Unidade 7: Espiritualidade e assistência ao luto nas diferentes fases da doença ao paciente e família Saberes Procedimentais: Atividade de simulação de terminalidade da vida Atividade de simulação do preparo do corpo pós-morte. Saberes Atitudinais: - Atitudes Individuais: impressão causada pelo aluno em sua maneira de falar, expor ideias e opiniões, assim como, sua maturidade para ouvir sugestões para o seu aprimoramento, bem como sua disposição para atividades; - Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e a interação do aluno com o professor e colegas durante as atividades. - Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se escrita e verbalmente, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais; - Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar ativamente nas atividades propostas em grupo; - Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades demostrando seriedade e compromisso; - Assiduidade: frequência do aluno nas atividades remotas e em sala de aula; - Pontualidade: comparecimento do aluno na hora prevista nas aulas; - Interesse - empenho do aluno em participar ativamente das atividades e sua disposição em desenvolver-se pessoal e academicamente. Método de Ensino: Aulas expositivas, seminário, reflexões sobre filmes acerca do tema, estudo de caso e simulação interativa.
ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Manual de cuidados paliativos. 2012. FERREIRA, G. D.; MENDONÇA, G. N. Cuidados Paliativos: Guia de Bolso. São Paulo: ANCP, 2017. FERREL, B. R.; PAICE, J. A. Oxford Textbook of Palliative Nursing. New Yourk: Uxford University Press, 5. ed., 2019. HERMES, H. R; LAMARCA, I. C. A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciênc. Saúde Colet., v. 18, n. 9, p. 2577-2588, 2013. INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR HOSPICE AND PALLIATIVE CARE (IAHPC). Definição de cuidados paliativos (Brazilian Portuguese). 2018. Disponível em: https://hospicecare.com/uploads/2019/2/Palliative%20care%20definition%20-%20Portuguese%20(Brazilian).pdf. Acesso em: 1 set. 2020. MATTOS, S. L. L.; AZEVEDO, M. P.; CARDOSO, M. G. M.; NUNES, R. R. Dor e Cuidados Paliativos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Anestesiologia, 2018. SANTOS, F. S. Cuidados Paliativos: discutindo a vida, a morte e o morrer. São Paulo: Atheneu, 2009. SÃO PAULO. Lei n° 17.292,de 13 de outubro de 2020. Política Estadual de Cuidados Paliativos.São Paulo, SP, out 2020. Disponível em: http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx?DataPublicacao=20201014&Caderno=DOE-I&NumeroPagina=1 SILVA, R. S.; AMARAL, J. B.; MALAGUTTI, W. Enfermagem em cuidados paliativos: cuidando para uma boa morte. São Paulo: Martinari, 2. ed., 2019. ZOCCOLI, T. L. V.; RIBEIRO, M. G.; FONSECA, F. N.; FERRER, V. C. Desmistificando cuidados paliativos: um olhar multidisciplinar. Brasília: Oxigênio, 2019.