Que o aluno seja capaz de compreender conceitos e abordagens fundamentais relacionadas à inovação, ao empreendedorismo, intraempreendedorismo e empreendedorismo social que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para identificação de problemas e soluções inovadoras relacionadas a assistência, educação, administração e gestão em saúde e enfermagem.
Apresentar teorias, conceitos e abordagens fundamentais relacionadas ao empreendedorismo, intraempreendedorismo, empreendedorismo social e inovação em saúde e enfermagem.
Saberes Cognitivos: - Processo de inovação: conceitos e abordagens fundamentais. - Políticas, estratégias, tendências e desafios do processo de inovação em saúde. - A carreira empreendedora e o perfil empreendedor. - Empreendedorismo, intraempreendedorismo e empreendedorismo social. - O profissional de saúde/enfermagem empreendedor Saberes Procedimentais: - Desenvolver capacidades, habilidades e atitudes inovadoras e empreendedoras em saúde e enfermagem. - Identificar problemas e oportunidades para criar soluções inovadoras, sustentáveis e de alto impacto na área da saúde. Saberes Atitudinais: - Demonstrar responsabilidade, interesse, postura ética, capacidade crítica, criatividade, proatividade e compromisso com a aprendizagem visando o desenvolvimento de competências inovadoras e empreendedoras Método de Ensino: - Dinâmicas de grupo para experiências de autoconhecimento, descoberta e desenvolvimento de competências relacionadas à inovação e ao empreendedorismo em saúde e enfermagem. - Aulas expositivas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, vídeo-aulas e exercícios em atividades presenciais e por meio da utilização de recursos disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem e na web para a abordagem de conceitos e abordagens fundamentais relacionados à inovação e empreendedorismo em saúde e enfermagem. - Oficinas e atividades (on-line e/ou presencial) com objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo e inovação, em diferentes níveis de proficiência, com enfoque em três áreas temáticas: “Ideias e oportunidades”, “Recursos” e “Em ação”. - Estudos de caso envolvendo experiências de inovação, empreendedorismo e organização empreendedora em saúde e enfermagem para identificação e análise de perfil empreendedor e carreira empreendedora.
BACKES, D.S.; ERDMANN, A.L.; BUSCHER, A. O cuidado de enfermagem como prática empreendedora: oportunidades e possibilidades. Acta paul. enferm., v.23, n.3, p.341-7, 2010. BACKES, D.S.; ERDMANN, A.L. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) v.30, n.2, p. 242-8, 2009. BARON, R.A.; SHANE, S.A. Empreendedorismo uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 443p. DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo corporativo como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 166p. DRUCKER, P.F. Inovação e espírito empreendedor - prática e princípios. São Paulo, Pioneira, 1986. 378p. PEREIRA, M.C.A., REBEHY, P.C.P.W., FALEIROS, F.; GALVAO, M.C.B. Social Innovation to Achieve Global Health. In: Handbook of Research on Entrepreneurship and Marketing for Global Reach in the Digital Economy. IGI Global, 2019. p. 522-537. PORTO, G.S. (org). Gestão da inovação e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, 364p.