Que o aluno seja capaz de: - Compreender a determinação do processo trabalho-saúde e as formas de trabalho e emprego; - Compreender as transformações no mundo do trabalho, e suas interferências na saúde dos usuários do Sistema de Saúde assistidos pelos enfermeiros em diferentes campos de atuação profissional. - Conhecer as formas de prevenção do adoecimento pelo trabalho e as estratégias de prevenção necessárias; - Conhecer as políticas de atenção à Saúde dos Trabalhadores, sua relação com o SUS e o fluxo de atendimento a trabalhadores.
A disciplina busca oferecer conhecimentos ao aluno relacionados à saúde de quem trabalha, sobre a Política Nacional de Saúde e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo conceitos sobre trabalho decente, promoção de ambiente de trabalho seguro, identificação de riscos ocupacionais em serviços de saúde e estratégias de preveni-los, doenças ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho. Orientar os estudantes no tocante à prevenção e à vigilância em saúde e possibilitar a caracterização das relações entre as doenças e as ocupações, o que é indispensável para promover a qualidade, a capacidade resolutiva e a integralidade do cuidado de Enfermagem.
Saberes Cognitivos: Bases teóricas para que o estudante possa compreender a determinação do processo trabalho-saúde relacionado ao trabalho humano, por meio da identificação de formas de adoecimento pelo trabalho tendo como referência central o processo de trabalho em saúde e a Política Nacional de Saúde e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadoras e o SUS. Saberes Procedimentais: Coleta de informações por meio das técnicas de observação e entrevista realizadas com trabalhadores de diversas profissões, incluindo trabalhadores informais e os desempregados. Contribuição na discussão e contextualização teórica em aulas expositivas, seminários e visita de campo e o atendimento ao usuário do SUS com especial relação das condições de saúde e trabalho e as formas de adoecimento pelo trabalho identificadas nos serviços de saúde. Busca de informações teóricas para contextualizar as vivências do grupo com relação ao conteúdo programático da disciplina. Saberes Atitudinais: Apresentação Pessoal: ao aspecto físico, incluindo-se higiene corporal e limpeza de vestes no ambiente profissional. Atitudes Individuais: maneira de falar e agir no ambiente acadêmico e profissional e comprometimento para participar das atividades de aprendizagem. Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e interação do estudante com o professor, colegas, pós-graduandos e trabalhadores durante as atividades acadêmicas. Comunicação: capacidade do estudante em comunicar-se, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais. Cooperação: capacidade do estudante em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar. Responsabilidade: seriedade do estudante no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso com os estudos e entregando as tarefas nos prazos estabelecidos Assiduidade: a frequência do estudante nas atividades previstas na disciplina. Pontualidade: o comparecimento do estudante na hora prevista nas atividades da disciplina. Interesse e empenho do estudante em participar das atividades e sua disposição em desenvolver se pessoal e academicamente. Confiança: o grau de credibilidade que o estudante oferece na realização de suas atividades. Método de Ensino: Discussões temáticas: docente e estudantes discutem sobre temáticas específicas tratadas na disciplina; Aulas expositivas e dialogadas, seminários e entrevistas com trabalhadores e profissionais de Enfermagem.
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