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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0112 - Saúde do Trabalhador
Occupational Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Que o aluno seja capaz de:
- Compreender a determinação do processo trabalho-saúde e as formas de trabalho e emprego;
- Compreender as transformações no mundo do trabalho, e suas interferências na saúde dos usuários do Sistema de Saúde assistidos pelos enfermeiros em diferentes campos de atuação profissional.
- Conhecer as formas de prevenção do adoecimento pelo trabalho e as estratégias de prevenção necessárias;
- Conhecer as políticas de atenção à Saúde dos Trabalhadores, sua relação com o SUS e o fluxo de atendimento a trabalhadores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2220382 - Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
89409 - Maria Helena Palucci Marziale
 
Programa Resumido
A disciplina busca oferecer conhecimentos ao aluno relacionados à saúde de quem trabalha, sobre a Política Nacional de Saúde e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo conceitos sobre trabalho decente, promoção de ambiente de trabalho seguro, identificação de riscos ocupacionais em serviços de saúde e estratégias de preveni-los, doenças ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho. Orientar os estudantes no tocante à prevenção e à vigilância em saúde e possibilitar a caracterização das relações entre as doenças e as ocupações, o que é indispensável para promover a qualidade, a capacidade resolutiva e a integralidade do cuidado de Enfermagem.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

Bases teóricas para que o estudante possa compreender a determinação do processo trabalho-saúde relacionado ao trabalho humano, por meio da identificação de formas de adoecimento pelo trabalho tendo como referência central o processo de trabalho em saúde e a Política Nacional de Saúde e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadoras e o SUS.


Saberes Procedimentais:

Coleta de informações por meio das técnicas de observação e entrevista realizadas com trabalhadores de diversas profissões, incluindo trabalhadores informais e os desempregados.
Contribuição na discussão e contextualização teórica em aulas expositivas, seminários e visita de campo e o atendimento ao usuário do SUS com especial relação das condições de saúde e trabalho e as formas de adoecimento pelo trabalho identificadas nos serviços de saúde. Busca de informações teóricas para contextualizar as vivências do grupo com relação ao conteúdo programático da disciplina.

Saberes Atitudinais:

Apresentação Pessoal: ao aspecto físico, incluindo-se higiene corporal e limpeza de vestes no ambiente profissional.
Atitudes Individuais: maneira de falar e agir no ambiente acadêmico e profissional e comprometimento para participar das atividades de aprendizagem.
Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e interação do estudante com o professor, colegas, pós-graduandos e trabalhadores durante as atividades acadêmicas.
Comunicação: capacidade do estudante em comunicar-se, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais.
Cooperação: capacidade do estudante em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar.
Responsabilidade: seriedade do estudante no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso com os estudos e entregando as tarefas nos prazos estabelecidos
Assiduidade: a frequência do estudante nas atividades previstas na disciplina.
Pontualidade: o comparecimento do estudante na hora prevista nas atividades da disciplina.
Interesse e empenho do estudante em participar das atividades e sua disposição em desenvolver se pessoal e academicamente.
Confiança: o grau de credibilidade que o estudante oferece na realização de suas atividades.

Método de Ensino:

Discussões temáticas: docente e estudantes discutem sobre temáticas específicas tratadas na disciplina;
Aulas expositivas e dialogadas, seminários e entrevistas com trabalhadores e profissionais de Enfermagem.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação deverá ser desenvolvida no processo ensino-aprendizagem e será constituída pela análise de um relatório com resposta a questões de aprendizagem, relatório da apresentação de dois seminários e pela participação dos estudantes em sala de aula. Nota 1: valor de zero a dois. Atividade: Relatório escrito: o estudante deverá elaborar e apresentar, um relatório, individual por escrito, referente às questões de aprendizagem relacionadas ao conteúdo programático da aula sobre Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Nota 2: valor de zero a quatro Seminário 1- Identificação de riscos ocupacionais dos serviços de saúde e estratégias de preveni-los. Os estudantes deverão organizar, grupos de oito estudantes, e realizar a apresentação oral (com utilização de recursos áudio visuais) e escrita (texto escrito que deverá ser entregue nos dias determinados para as apresentações dos seminários). A mesma nota será atribuída a todos os membros do grupo. Nota 3: valor de zero a quatro Seminário 2- Discorrer sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e as ações de Enfermagem a eles relacionadas. Os estudantes deverão organizar, grupos de oito estudantes, e realizar a apresentação oral (com utilização de recursos áudio visuais) e escrita (texto escrito que deverá ser entregue nos dias determinados para as apresentações dos seminários). A mesma nota será atribuída a todos os membros do grupo.
Critério
A Média Final (MF) será assim determinada: MF = (Nota 1 – valor de zero a dois) + (Nota 2 , nota de zero a quatro), Nota 3, nota de zero a quatro)=10 Será aprovado o estudante que obtiver a MF maior ou igual a cinco (5,0), frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas. O estudante que obtiver média menor que três (3,0) ou frequência menor que 70% será reprovado e o estudante que obtiver média igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0) será submetido a recuperação.
Norma de Recuperação
O estudante será submetido a recuperação ao término da disciplina, conforme o período estipulado no calendário escolar. A recuperação constará de uma prova teórica escrita abrangendo todo o conteúdo da disciplina. Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a cinco (5,0).
 
Bibliografia
     
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BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. Disponível em: 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2728_11_11_2009.html

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