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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0113 - Introdução à Enfermagem Nuclear
Introduction to Nuclear Nursing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, espera-se que os alunos estejam aptos a integrar os conhecimentos adquiridos na prática clínica, contribuindo para o estabelecimento e aprimoramento da Enfermagem Nuclear no cenário da saúde.
Os objetivos específicos incluem:
- Proporcionar compreensão dos princípios fundamentais da Enfermagem Nuclear, abrangendo conceitos essenciais, histórico e evolução da prática no contexto da enfermagem.
- Introduzir os alunos às diversas tecnologias nucleares utilizadas na área da saúde, enfocando especialmente aquelas relacionadas à enfermagem, como os princípios do uso das radiações para o diagnóstico e terapia, instrumentação dos equipamentos, e de proteção radiológica. 
- Abordar aspectos éticos e de colaboração interdisciplinar, além de conceitos      normativos de segurança envolvidos na prática da Enfermagem Nuclear.
- Conhecer o fluxo de trabalho da enfermagem nuclear, incluindo: administração de radiofármacos, cuidados com pacientes em procedimentos com equipamentos híbridos (raios gama e raios X), com a sonda gama (gamma probe) intraoperatória e o uso de ultrassom e venoscópio na obtenção de acesso venoso difícil.
- Conhecer os principais exames de medicina nuclear em neurologia, cardiologia e oncologia.
- Fomentar a compreensão da Enfermagem Nuclear como parte integrante de uma equipe multidisciplinar no cuidado centrado no paciente, enfatizando a segurança ocupacional e a importância da comunicação efetiva, empatia e suporte ao paciente durante procedimentos nucleares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3272650 - Fernanda Raphael Escobar Gimenes de Sousa
2185925 - Lauro Wichert Ana
 
Programa Resumido
A disciplina proporcionará ao estudante o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) em Enfermagem Nuclear combinadas nas dimensões cognitivas, interpessoais, técnicas e éticas para a realização do cuidado seguro, por meio do trabalho colaborativo. Os cenários de ensino-aprendizagem são: Centro de simulação de práticas de enfermagem da EERP-USP e Serviço de Medicina Nuclear do HCFMRP-USP.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Módulo 1: Fundamentos da Enfermagem Nuclear
-  Introdução à enfermagem nuclear: conceitos básicos e evolução histórica.
- Legislação.
- Papel da enfermagem na prática nuclear.
Módulo 2: Tecnologias Nucleares em Saúde
- Cintilografia, terapia nuclear e procedimentos diagnósticos.
- Equipamentos utilizados pela Enfermagem Nuclear.
- Ultrassom e venoscópio na obtenção do acesso venoso difícil.
Módulo 3: Ética e Segurança em Enfermagem Nuclear
- Normativas éticas relacionadas à prática nuclear.
- Medidas de segurança e controle de radiação.
Módulo 4: Colaboração Interdisciplinar
- Compreensão das funções e responsabilidades na equipe da medicina nuclear.
- Importância da comunicação efetiva entre profissionais.
Módulo 5: Aplicação Prática e Habilidades Técnicas
- Administração de radiofármacos e cuidados com pacientes em procedimentos nucleares.
Módulo 6: Avaliação e Interpretação de Resultados
- Análise crítica da qualidade dos resultados de exames de medicina nuclear.
- Tomada de decisões clínicas baseada nas necessidades, solução de problemas e estudo de casos em medicina nuclear.
Módulo 7: Enfermagem Nuclear e Cuidado Centrado no Paciente
-  Abordagem centrada no paciente durante procedimentos de medicina nuclear.
- Comunicação, empatia e suporte ao paciente.

Saberes Procedimentais:
- Demonstrar habilidade de administração de radiofármacos de maneira segura, seguindo os protocolos estabelecidos e garantindo a integridade do paciente.
- Operar e manejar equipamentos especializados utilizados na Enfermagem Nuclear, incluindo sondas gama, ultrassom portátil/ultra portátil, venoscópios, equipamentos de biometria, e outros dispositivos relacionados.
- Fornecer cuidados específicos durante procedimentos diagnósticos e terapêuticos, assegurando o conforto e a segurança do paciente antes, durante e após o processo.
- Participar ativamente em simulações práticas que reproduzam situações clínicas reais, aprimorando as habilidades necessárias para lidar com eventos inesperados e situações complexas.
- Analisar criticamente os resultados de exames cintilográficos e correlacionando-os com o estado de saúde do paciente para contribuir efetivamente no processo diagnóstico.
- Desenvolver habilidades de comunicação eficaz dentro da equipe da medicina nuclear, assegurando uma colaboração interdisciplinar harmoniosa.
- Implementar medidas de segurança radiológica, minimizando os riscos para o paciente, para a equipe e para o ambiente.
- Demonstrar empatia e sensibilidade com os pacientes, proporcionando suporte emocional e esclarecendo dúvidas para reduzir a ansiedade.
- Desenvolver a capacidade de se adaptar a desafios contemporâneos, como novas tecnologias e mudanças nas políticas de saúde, mantendo-se atualizado e contribuindo proativamente para a resolução de problemas.

Saberes Atitudinais:
- Cultivar postura ética e responsável no exercício da Enfermagem Nuclear, demonstrando integridade, respeito pelos pacientes e colegas, e aderência estrita aos princípios éticos da profissão.
- Implementar e promover práticas seguras durante procedimentos cintilográficos, garantindo a proteção do paciente, da equipe e do ambiente.
- Desenvolver empatia e compreensão em relação aos pacientes, reconhecendo a importância do suporte emocional para promover o bem-estar e o conforto.
- Fomentar uma atitude colaborativa e respeitosa na interação com outros profissionais de saúde, reconhecendo a importância da colaboração interdisciplinar para o sucesso dos procedimentos cintilográficos.
- Desenvolver habilidades de comunicação clara e eficaz com a equipe e os pacientes, promovendo uma compreensão mútua e contribuindo para a eficiência nos procedimentos.
- Cultivar a adaptabilidade e resiliência diante de situações desafiadoras, ao trabalho sobre pressão demonstrando calma, eficiência e capacidade de lidar com imprevistos e ajustar-se a mudanças nas práticas e tecnologias.
- Assumir responsabilidade profissional pela administração de radiofármacos, pela segurança do paciente e pela qualidade dos cuidados prestados durante os procedimentos nucleares.
- Demonstrar atitude proativa em relação à aprendizagem contínua, buscando atualização constante sobre avanços na Enfermagem Nuclear, novas tecnologias e melhores práticas.
-Cultivar uma atitude inovadora e aberta, procurando contribuir para o avanço da Enfermagem Nuclear, seja através de participação em pesquisa, implementação de melhores práticas ou sugestões para aprimoramento dos procedimentos.

Método de Ensino:
A metodologia de ensino integrará      atividades teóricas e      práticas em laboratórios simulados e imersões no hospital, proporcionando aos alunos uma experiência abrangente e aplicada na área da enfermagem nuclear.

Aulas Teóricas: 
Conteúdo Conceitual Básico: Apresentação dos fundamentos teóricos da Enfermagem Nuclear por meio de aulas expositivas e dialogadas, utilizando recursos audiovisuais.      
Discussões em Grupo: Participação ativa dos alunos em discussões de grupo, troca de ideias e aplicação prática dos conceitos teóricos.
Estudos de Caso: Estudos de caso para contextualizar os conhecimentos teóricos e incentivar a resolução de problemas práticos.

Atividades Práticas em Laboratórios Simulados:
Administração de Radiofármacos: Simulações práticas para desenvolver as habilidades de administração segura de radiofármacos, utilizando simuladores (baixa, média e alta fidelidade) e equipamentos específicos.
Manejo de Equipamentos Especializados: Treinamento prático no uso de equipamentos como sondas gama, detectores de radiação (Geiger), ultrassom portátil, venoscópio e outros dispositivos, permitindo que os alunos se familiarizem com o manuseio adequado.
Cuidados com Pacientes em Procedimentos Cintilográficos: Simulações de situações clínicas, enfatizando a interação com pacientes durante procedimentos nucleares e o fornecimento de cuidados adequados.

Imersão no Cenário da Prática:
Observação em Ambiente Clínico: Visita a instituição de saúde que utiliza tecnologias nucleares, permitindo aos alunos observar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real.
Participação Ativa em Procedimentos Nucleares: Participação ativa em procedimentos nucleares sob supervisão docente, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas em laboratórios simulados.
Colaboração com Profissionais de Saúde Nuclear: Interação direta com profissionais da área, possibilitando aos alunos compreenderem os diferentes papéis na equipe de medicina nuclear e fortalecendo a colaboração interdisciplinar.

Observação: as imersões serão realizadas no Serviço de Medicina Nuclear do HCFMRP-USP, mediante anuência do laboratório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Parte-se do pressuposto de que a avaliação é um método de aquisição e processamento de evidências necessárias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Desse modo, a avaliação será realizada em processo contínuo, contemplando as seguintes etapas: 1) Avaliação diagnóstica: utilizada para identificar os interesses e necessidades dos estudantes em relação ao objeto de estudo da disciplina. Haverá apresentação oral sucinta dos estudantes, contemplando nome, curso ao qual pertence, conhecimento prévio sobre o tema e expectativas em relação à disciplina. 2) Avaliação formativa: realizada ao longo da disciplina com os objetivos de identificar as principais lacunas na aprendizagem e de organizar o ensino para as etapas posteriores. Essa avaliação será desenvolvida por meio de observação, discussões e debates em grupo, relatórios, breve avaliação oral ao final de cada encontro e participação nas atividades programadas. Sempre que necessário, para melhor direcionamento do processo de ensino-aprendizagem, serão sugeridas leituras complementares e/ou esclarecimento de eventuais dúvidas. 3) Avaliação somativa: O estudante será avaliado por meio de atividade de expressão cognitiva do pré-teste (nota 1) e atividade de expressão cognitiva do pós-teste (nota 2). A avaliação também será realizada por meio de discussões de casos clínicos (nota 3).
Critério
A avaliação do(a) estudante constará de três notas: Nota 1: atividade de expressão cognitiva do pré-teste, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 1. Nota 2: atividade de expressão cognitiva do pós-teste, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 2. Nota 3: participação em discussões de casos clínicos, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 3. A nota final constará da somatória das notas 1, 2 e 3, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez). Será aprovado(a) o(a) estudante que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) e frequência mínima de 70% nas atividades programadas da disciplina. Será reprovado(a) o(a) estudante que obtiver nota final inferior a 5,0 (cinco) e frequência menor que 70%.
Norma de Recuperação
Não está prevista outra avaliação além das descritas anteriormente.
 
Bibliografia
     
AMORIM, B. J.; MESQUITA, C. T. Guideline para citilografia de perfusão miocárdica de repouso e estresse. São Paulo: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear; 2015. Disponível em: https://sbmn.org.br//wp-content/uploads/2018/08/Guideline-de-Cintilografia-de-Perfus%C3%A3o-Mioc%C3%A1rdica.pdf [acesso em 09 fev 2024]. 

AMORIM, B. J.; CERCI, J. Guideline para PET/CT FDG-18F. São Paulo: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear; 2015. Disponível em: https://sbmn.org.br//wp-content/uploads/2018/08/Guideline-PET-CT-FDG-18F.pdf [acesso em 09 fev 2024]. 

BRASIL. Resolução Nº 38, de 4 de junho de 2008. Dispõe sobre a instalação e o funcionamento de Serviços de Medicina Nuclear "in vivo". Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2008/res0038_04_06_2008_rep.html 

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Decisão 0065/2021: Cofen reconhece especialidade de Enfermagem Nuclear. Brasília: COFEn, 2021. Disponível em: https://www.coren-ro.org.br/wp-content/uploads/2021/04/DEC.-0065-2021-Enf-nuclear.pdf 

______. Resolução COFEN 679/2021. Aprova a normatização da realização de Ultrassonografia à beira do leito e no ambiente pré-hospitalar por Enfermeiro. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-679-2021/ [acesso 27 nov 2023] 

______. RESOLUÇÃO COFEN-211/1998. Dispõe sobre a atuação dos profissionais de Enfermagem que trabalham com radiação ionizante. Brasília: COFEn, 1998. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2111998/ 

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Parecer COREN-SP Nº 016/2022. Atuação da equipe de enfermagem em unidade de medicina nuclear. São Paulo: COREn, 2022. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/PARECER_016_2022_Atuacao_Enfermagem_Medicina_Nuclear.pdf 

MASTROCOLA, L. E.; AMORIM, B. J.; VITOLA, J.V.; BRANDÃO, S. C. S.; GROSSMAN, G. B.; LIMA, R. S. L. et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Cardiologia Nuclear – 2020. Arq Bras Cardiol. v. 114, n. 2, p. 325-429, 2020. doi: https://doi.org/10.36660/abc.20200087 

RIGOLON, M. Y.; WICHERT-ANA, L.; AMORIM, B. J. Guideline para cintilografia de perfusão cerebral. São Paulo: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear; 2019. Disponível em: https://sbmn.org.br//wp-content/uploads/2020/03/1584456757_0_Guideline_SPECT-cerebral_FINAL-2.pdf [acesso 09 fev 2024] 

SANTOS, L. M. DOS et al. Influência de tecnologias para avaliação/visualização vascular no cateterismo intravenoso periférico: Revisão integrativa. Escola Anna Nery, v. 24, n. 3, p. e20190355, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0355 

SILBERSTEIN, E.B.; ALAVI, A.; BALON, H.R.; CLARKE, S.E.; DIVGI, C.; GELFAND, M.J.; et al. The SNMMI practice guideline for therapy of thyroid disease with 131I 3.0. J Nucl Med. v. 53, n. 10, p. 1633-51, 2012. doi: 10.2967/jnumed.112.105148.

TRAN, Q. K.; FLANAGAN, K.; FAIRCHILD, M.; YARDI, I.; POURMAND, A. Nurses and Efficacy of Ultrasound-Guided Versus Traditional Venous Access: A Systemic Review and Meta-Analysis. J Emerg Nurs. v. 48, n. 2, p. 145-158.e1, 2022. doi: 10.1016/j.jen.2021.12.003

VAN LOON, F. H. J.; BUISE, M. P.; CLAASSEN, J. J. F.; DIERICK-VAN DAELE, A. T. M.; BOUWMAN, A. R. A. Comparison of ultrasound guidance with palpation and direct visualisation for peripheral vein cannulation in adult patients: a systematic review and meta-analysis. Br J Anaesth. v. 121, n. 2, p. 358-366, 2018. doi: 10.1016/j.bja.2018.04.047 
 

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