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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0116 - Diversidade e Zero Discriminação no Atendimento em Saúde
Diversity and Zero Discrimination in Health Care

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1) Discutir as situações da rotina profissional, considerando os aspectos relacionados aos direitos humanos nos serviços de saúde;
2) Conhecer e compreender as formas de comunicação, técnicas de entrevista e estruturação da narrativa, exercendo escuta qualificada;
3) Identificar as principais transformações orgânicas e suas correlações clínicas, reconhecendo as particularidades biopsicossociais relacionadas a identidade de gênero e orientação sexual;
4) Compreender os fenômenos biopsicossociais e as correlações clínicas envolvidas na saúde sexual e reprodutiva do ser humano;
5) Orientar acerca do atendimento a uma pessoa com agravo de saúde (doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis), especificamente a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), conhecer sinais de alerta, acionar a rede de atendimento à saúde e conhecer o fluxo da informação e os recursos de saúde que estão à disposição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
235281 - Ana Paula Morais Fernandes
1992927 - Simone de Godoy Costa
 
Programa Resumido
Comunicação Intrapessoal e Interpessoal; Comunicação não-violenta; Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Programa de combate à violência e à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBT) e de promoção da cidadania homossexual.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1)	Contexto histórico das relações assistenciais, contexto cultural (Individualismo, Hedonismo e Utilitarismo), fundamentação e princípios da bioética aplicados aos direitos sexuais e reprodutivos;
2)	Políticas e estratégias para promoção de saúde na perspectiva de identidade de gênero e orientação sexual;
3)	Atenção integral na perspectiva de saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.


Saberes Procedimentais:
1)	Técnicas de entrevista, acolhimento e escuta qualificada.


Saberes Atitudinais:
1) Apresentação pessoal: em relação aos aspectos físicos e atitudes do aluno no ambiente acadêmico, maneira do aluno vestir-se e arrumar-se para atividades teórico praticas em laboratório de prática simulada, de acordo com as recomendações da disciplina. 
2) Atitudes individuais: impressão causada pelo aluno devido a sua maneira de falar, sentar-se e agir no ambiente, maturidade para ouvir sugestões para o seu aprimoramento, bem como sua disposição para atividades. 
3) Relacionamento humano e profissional: aspectos éticos do relacionamento interpessoal e dos direitos sexuais e reprodutivos, comunicação e a interação do aluno com os professores, colegas e outros profissionais durante as atividades.
4) Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se escrita e verbalmente, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais.
5) Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar e organizar o ambiente. 
6) Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso. 
7) Assiduidade: frequência do aluno nas atividades em sala de aula e laboratórios de prática simulada.
8) Pontualidade: comparecimento do aluno na hora prevista nas aulas e laboratórios de prática simulada. 
9) Interesse: empenho do aluno em participar das atividades e sua disposição em desenvolver-se pessoal e academicamente. 
10) Confiança: grau de credibilidade que o aluno oferece na realização de suas atividades.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, atividades teórico-práticas em laboratórios de prática simulada, uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, atividades individuais e em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será contínua com: - discussões em grupo de temas relacionados ao atendimento clínico de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e; - participação em cenários simulados nos laboratórios de prática profissional da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.
Critério
- Nas discussões em sala de aula, os alunos deverão participar ativamente e contribuir com a resolução dos casos de atendimentos clínicos, valor de 0 (zero) a 1 (um). - Após a resolução e discussões dos casos de atendimentos clínicos propostos em aula, cada aluno entregará em ambiente virtual de aprendizagem, um relatório individual com sua análise crítica sobre um caso, com valor de 0 (zero) a 4 (quatro); - Após a participação no cenário simulado, cada aluno participará em ambiente virtual de aprendizagem, de um fórum para análise das contribuições do cenário simulado à prática clínica, com valor de 0 (zero) a 5 (cinco). A nota final será composta pela somatória das três notas. Será aprovado o aluno que obtiver média final 5,0 (cinco) e, frequência mínima de 70% às aulas. O estudante que não apresentar frequência mínima será considerado reprovado.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e de promoção da cidadania homossexual. [Internet]. Brasília: MS; 2004 [acessado 31 maio 2015]. Disponível: http://goo.gl/0rklEL 

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Transexualidade e Travestilidade na Saúde. Brasília: MS; 2015. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. Brasília: MS; 2011.

NERY, C. R. Comunicação Intrapessoal & Interpessoal - teoria e prática da comunicação formal e informal entre pessoas e organizações. Curitiba-Pr: Juruá, 2018

ROSENBERG, M. B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
 

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