1) Discutir as situações da rotina profissional, considerando os aspectos relacionados aos direitos humanos nos serviços de saúde; 2) Conhecer e compreender as formas de comunicação, técnicas de entrevista e estruturação da narrativa, exercendo escuta qualificada; 3) Identificar as principais transformações orgânicas e suas correlações clínicas, reconhecendo as particularidades biopsicossociais relacionadas a identidade de gênero e orientação sexual; 4) Compreender os fenômenos biopsicossociais e as correlações clínicas envolvidas na saúde sexual e reprodutiva do ser humano; 5) Orientar acerca do atendimento a uma pessoa com agravo de saúde (doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis), especificamente a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), conhecer sinais de alerta, acionar a rede de atendimento à saúde e conhecer o fluxo da informação e os recursos de saúde que estão à disposição.
Comunicação Intrapessoal e Interpessoal; Comunicação não-violenta; Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Programa de combate à violência e à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBT) e de promoção da cidadania homossexual.
Saberes Cognitivos: 1) Contexto histórico das relações assistenciais, contexto cultural (Individualismo, Hedonismo e Utilitarismo), fundamentação e princípios da bioética aplicados aos direitos sexuais e reprodutivos; 2) Políticas e estratégias para promoção de saúde na perspectiva de identidade de gênero e orientação sexual; 3) Atenção integral na perspectiva de saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Saberes Procedimentais: 1) Técnicas de entrevista, acolhimento e escuta qualificada. Saberes Atitudinais: 1) Apresentação pessoal: em relação aos aspectos físicos e atitudes do aluno no ambiente acadêmico, maneira do aluno vestir-se e arrumar-se para atividades teórico praticas em laboratório de prática simulada, de acordo com as recomendações da disciplina. 2) Atitudes individuais: impressão causada pelo aluno devido a sua maneira de falar, sentar-se e agir no ambiente, maturidade para ouvir sugestões para o seu aprimoramento, bem como sua disposição para atividades. 3) Relacionamento humano e profissional: aspectos éticos do relacionamento interpessoal e dos direitos sexuais e reprodutivos, comunicação e a interação do aluno com os professores, colegas e outros profissionais durante as atividades. 4) Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se escrita e verbalmente, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais. 5) Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar e organizar o ambiente. 6) Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso. 7) Assiduidade: frequência do aluno nas atividades em sala de aula e laboratórios de prática simulada. 8) Pontualidade: comparecimento do aluno na hora prevista nas aulas e laboratórios de prática simulada. 9) Interesse: empenho do aluno em participar das atividades e sua disposição em desenvolver-se pessoal e academicamente. 10) Confiança: grau de credibilidade que o aluno oferece na realização de suas atividades. Método de Ensino: Aulas expositivas dialogadas, atividades teórico-práticas em laboratórios de prática simulada, uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, atividades individuais e em grupo.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e de promoção da cidadania homossexual. [Internet]. Brasília: MS; 2004 [acessado 31 maio 2015]. Disponível: http://goo.gl/0rklEL BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Transexualidade e Travestilidade na Saúde. Brasília: MS; 2015. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. Brasília: MS; 2011. NERY, C. R. Comunicação Intrapessoal & Interpessoal - teoria e prática da comunicação formal e informal entre pessoas e organizações. Curitiba-Pr: Juruá, 2018 ROSENBERG, M. B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.