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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0126 - Cuidado de Enfermagem à Pessoa com Diabetes Mellitus
Nursing Care to people with Diabetes Mellitus

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: conhecer a epidemiologia do diabetes mellitus no mundo e no Brasil. Definir o conceito de diabetes mellitus e sua classificação. Conhecer os tipos de medicamentoso e não medicamentoso na perspectiva multidisciplinar - Identificar as complicações agudas e crônicas do diabetes mellitus. Conhecer a tecnologia disponível para a educação, controle e tratamento em diabetes mellitus. Propor intervenções de enfermagem na atenção as pessoas com diabetes mellitus.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
439076 - Carla Regina de Souza Teixeira
 
Programa Resumido
O progressivo aumento da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, em particular do diabetes mellitus, exige dos enfermeiros a busca de intervenções e estratégias para a prevenção, o tratamento e controle da doença. Desta forma, esta disciplina justifica-se pela importância que o diagnóstico precoce, tratamento imediato e educação das pessoas com diabetes mellitus para melhoria da qualidade de vida e redução dos custos dos cuidados à saúde.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
UNIDADE I Conceito, classificação, aspectos epidemiológicos e fisiopatológicos do diabetes mellitus. 
UNIDADE II A equipe multidisciplinar na atenção a pessoa com diabetes mellitus: Tratamento medicamentoso;- Planejamento alimentar; - Atividade física; - Aspectos psicológicos. 
UNIDADE III Cuidado de enfermagem nas complicações agudas e crônicas do diabetes mellitus
UNIDADE IV Intervenções de enfermagem na atenção as pessoas com diabetes mellitus:- Antidiabéticos orais, insulinoterapia, monitorização da glicemia, e prevenção do pé diabético. 
Saberes Procedimentais:
- Administração de insulina por via subcutânea máxima, posição do paciente;
- Monitorização da glicemia capilar;
- Exame dos pés.

Saberes Atitudinais:
- Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso;
- Assiduidade - a frequência do aluno nas atividades em sala de aula;
- Pontualidade - o comparecimento do aluno na hora prevista nas aulas;
- Interesse - o empenho do aluno em participar das atividades e sua disposição em desenvolver-se pessoal e academicamente;
- Confiança - o grau de credibilidade que o aluno oferece na realização de suas atividades;

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas e demonstrações teórico-práticas.
Leituras programadas e discussão em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho nas atividades programadas e prova escrita (valor de 0 a 10).
Critério
O aluno será aprovado se obtiver a nota igual ou superior a 5,0 e 70% de frequência nas atividades programadas.
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
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KARINO ME, PACE AE. Risco para complicações em pés de trabalhadores portadores de diabetes mellitus. Ciência, Cuidado & Saúde, v. 11, p. 183-190, 2012.

MARTINS IS, BERALDO AA, PASSERI SM, FREITAS MCF, PACE AE. Causas referidas para o desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes mellitus. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso), v. 25, p. 218-224, 2012.

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SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: tratamento e acompanhamento. São Paulo: SBD, 2017-2018.

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ZANETTI ML, TORQUATO MTCG, RODRIGUES FFL. Promoção da saúde com enfoque no cuidado de pessoas em uso de insulina. In: Maria de Jesus Castro Sousa Harada; Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira; Dirce Laplaca Viana. (Org.). Promoção da saúde: fundamentos e prática. 1ed. São Paulo: Yendis, 2012, v. 1, p. 438-458.
 

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