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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0203 - Fisiologia
Physiology

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de:
Conhecer e descrever a fisiologia humana básica.
Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano.
Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas.
Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
460219 - Evelin Capellari Cárnio
 
Programa Resumido
Nessa disciplina serão abordados conceitos básicos que permeiam a compreensão dos diferentes sistemas do corpo humano, promovendo o entendimento dos meios propedêuticos necessários para o desenvolvimento de competências para as intervenções de enfermagem.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

Saberes Essenciais
1. INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA: Morfologia funcional da célula, transporte através da membrana, comunicação intercelular, homeostase.
2. FISIOLOGIA DAS CÉLULAS NERVOSAS E MUSCULARES: Excitação e condução de impulso, bases iônicas da excitação e da condução, tipos e funções das fibras nervosas, músculo esquelético, fenômenos elétricos e fluxos iônicos, respostas contráteis, propriedades dos músculos esqueléticos no organismo normal, transmissão sináptica e juncional, eventos elétricos nos neurônios pós-sinápticos, transmissão química da atividade sináptica, principais sistemas neurotransmissores, transmissão neuromuscular, geração dos impulsos nos órgãos sensoriais, órgãos e receptores sensoriais. 
3. FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: Reflexos, sensibilidade cutânea profunda e visceral, propriocepção, visão e mecanismo de formação de imagem, mecanismo fotorreceptor, audição e equilíbrio, olfato, paladar, comportamento de vigília, sono e atividade elétrica cerebral, tálamo e córtex cerebral, sistema nervoso autônomo, regulação central da função visceral (bulbo e hipotálamo).
4. SISTEMA CARDIOVASCULAR: Origem e propagação da excitação cardíaca, características do músculo cardíaco, eletrocardiograma, o coração como bomba e órgão endócrino, eventos do ciclo cardíaco, circulação arterial e arteriolar, controle neural e humoral da pressão arterial, mecanismos reguladores cardiovasculares, substâncias secretadas pelo endotélio. 
5. SISTEMA RENAL: Anatomia funcional dos rins, circulação renal, filtração glomerular, transporte através dos túbulos, sistema renina angiotensina-aldosterona, ações do hormônio anti-diurético, regulação da excreção de Na+, regulação da excreção de K+, regulação da excreção de H+ e mecanismos de reabsorção de HCO3-. 
6. SISTEMA RESPIRATÓRIO: Propriedade dos gases, mecânica da respiração, troca de gases nos pulmões, circulação pulmonar, transporte de oxigênio, controle neural da respiração, controle químico da respiração, hipóxia, alteração durante exercícios físicos. Conceito e divisão, morfologia das vias aéreas superiores e inferiores, estudos da morfologia dos órgãos que compõe o sistema respiratório.
7. SISTEMA DIGESTÓRIO: carbohidratos, proteínas e ácidos nucleicos, hormônios gastrointestinais, boca e esôfago, estômago, lipídeos, absorção de água e eletrólitos, absorção de vitaminas e sais minerais, parte exócrina do pâncreas, fígado e sistema biliar, intestino delgado e cólon.
8. SISTEMA ENDÓCRINO, METABOLISMO: Metabolismo de energia, metabolismo intermediário, metabolismo dos carbohidratos, metabolismo da proteína, metabolismo da gordura, síntese e secreção dos hormônios tireoideanos, transporte e metabolismo dos hormônios tireoideanos, efeitos dos hormônios tireoideanos, regulação da secreção dos hormônios tireoideanos, o pâncreas endócrino, estrutura celular das ilhotas de Langerhans, biossíntese e secreção de insulina, efeitos da insulina, mecanismo de ação, regulação da secreção de insulina, glucagon, somatostatina, hipoglicemia e hiperglicemia, a medula e o córtex supra- renal, estrutura e função dos hormônios medulares e corticais, regulação da secreção dos hormônios da medula adrenal, regulação da secreção dos hormônios do córtex supra-renal, regulação da secreção dos glicocorticoides, regulação da secreção dos mineralocorticoides, o papel dos mineralocorticoides na regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, morfologia funcional da hipófise, hormônio do crescimento, ocitocina e vasopressina.
9. SISTEMA REPRODUTOR: O sistema reprodutor masculino, estrutura, gametogênese e ejaculação, função endócrina dos testículos, controle da função testicular, síntese secreção e mecanismo de ação da testosterona, o sistema reprodutor feminino, ciclo menstrual, hormônios ovarianos, controle da função ovariana, gravidez e lactação.

Saberes Complementares:
1. Entender os processos evolutivos e adaptativos dos seres vivos.
2. Entender a plasticidade sináptica.
3. Entender os aspectos microbiológicos, fisiológicos e estruturais dos neurônios e seu desenvolvimento e interação.
4. Entender a inter-relação do coração, pulmões e rins no controle de volume e hidroeletrolítico do organismo.
5. Entender as bases fisiológicas para serem utilizadas no entendimento da fisiopatologia das diferentes doenças.

Saberes Procedimentais:

As práticas das disciplinas de fisiologia humana são realizadas no laboratório de Fisiologia Humana, que conta com equipamentos específicos para o desenvolvimento de técnicas e experimentos relacionados aos conhecimentos já trabalhados na aula teórica. Os alunos seguem um roteiro, previamente disponibilizado, cujas etapas são seguidas passo-a-passo, posteriormente serão elencadas questões para discussão e elaboração do relatório. 

Saberes Atitudinais:
- Saber comportar-se adequadamente nos laboratórios de aula prática.
- Respeito aos colegas e aos professores.
- Desenvolvimento de postura profissional.

Método de Ensino:
Utilização de aulas teóricas, teórico-práticas, seminários e discussão de casos clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As avaliações teóricas terão peso 2 e constarão de seis provas, com valor de 0 (zero) a 10 (dez) cada uma, as quais abordarão os distintos conteúdos:
Prova Teórica 1: Sistemas Nervoso e Sensorial;
Prova Teórica 2: Sistema Urinário;
Prova Teórica 3: Sistema Cardiovascular;
Prova Teórica 4: Sistema Respiratório;
Prova Teórica 5:Sistema Digestório;
Prova Teórica 6: Sistema Endócrino.
Além disso, os alunos receberão notas referentes aos relatórios de aulas práticas e seminários, ambos com peso 1.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média aritmética final maior ou igual a 5 (cinco) nas 6 (seis) provas teóricas e respectivos relatórios e seminários e frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas. O estudante com nota inferior a 3 (três) na média final das 6 (seis) provas teóricas e/ou frequência menor que 70% estará automaticamente reprovado, sem direito à recuperação. O aluno com média maior ou igual a 3 (três) e menor que 5 (cinco) na média final das 6 (seis) provas teóricas, será submetido à recuperação.
Norma de Recuperação
Será realizada uma prova teórica referente a todo o conteúdo programático da disciplina. Será considerado aprovado o aluno que obter nota maior ou igual a 5 (cinco) nesta avaliação.
 
Bibliografia
     
AIRES, M.M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2ª ed. 2008
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Tradução da 11ª ed, 2006.
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 6ª ed., 2008.
WEST; J.B. Fisiologia Respiratória Moderna, São Paulo: Manole, 6ª ed., 2005.
SHERWOOD, L. Fisiologia Humana: das células aos sistemas. Tradução da 7ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
 

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