Que o aluno seja capaz de: associar os conceitos básicos de imunologia, tais como 1) células e moléculas que constituem o sistema imunológico, classificando-as quanto à função e ao tipo de resposta (inata ou adaptativa), 2) mecanismos que atuam nas respostas inatas, enfatizando a resposta inflamatória e a ativação do sistema do complemento, 3) estruturas e funções das moléculas/receptores que participam do reconhecimento de antígenos (receptores de reconhecimento de padrões, anticorpos, receptor da célula T, moléculas do MHC), 4) ativação da resposta imune adaptativa e mecanismos efetores de resposta imune, 5) tolerância e regulação imunológica; com as respostas imunológicas induzidas em decorrência das infecções com microrganismos, nas respostas contra tumores, nas reações de hipersensibilidades, na rejeição de transplantes e nas doenças mediadas por mecanismos imunológicos como autoimunidade e imunodeficiências; e suas implicações na assistência de enfermagem.
Estudo do sistema imunológico como um megassistema, onde a discriminação entre o que é próprio (inócuo) para o organismo e potencialmente patológico propicia o desenvolvimento de inúmeros mecanismos para a manutenção da homeostasia. Ênfase será dada (1) ao desenvolvimento da imunidade adaptativa a partir da imunidade inata, desde o reconhecimento do antígeno até a fase efetora e homeostase da resposta imunológica, (2) vacina e soroterapia e suas implicações para a saúde humana, (3) mecanismos imunológicos das doenças autoimunes, imunodeficiências e hipersensibilidades e (4) imunologia dos tumores e transplantes.
Saberes Cognitivos: - O Sistema Imunológico (SI): Propriedades gerais das respostas imunológicas; - Tecidos linfoides: primário e secundário (estrutura e função da medula óssea, timo, linfonodos, baço, SI associado a mucosa e SI cutâneo); - Hematopoiese desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas); - Estrutura e função de leucócitos: mielócitos (monócito, neutrófilo, mastócito, basófilo, eosinófilo) e linfócitos (linfócito T [CD4 e CD8], linfócito B e células NK); - Estrutura e função de eritrócitos (fisiologia da oxigenação); - Estrutura e função de plaquetas (sistema de coagulação); - Células apresentadoras de antígenos; - Recirculação linfocitária; - Imunidade inata ou natural; - Resposta inflamatória; - Imunidade específica ou adaptativa; - Imunoglobulinas: classes, estrutura, função e distribuição anatômica; - Antígenos: lineares, conformacionais, timo-dependentes e timo-independentes; - Interação antígeno - anticorpo: reconhecimento, afinidade, avidez; - Estrutura e função das moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC): ligação e apresentação de peptídeos; - Processamento e apresentação de antígenos via MHC de classe I e MHC de classe II aos linfócitos T (CD8 e CD4); - Estrutura e função do receptor de célula T (TCR); - Receptores co-estimuladores e inibidores de células T; - Ativação e resposta de linfócitos T CD4 e linfócitos T CD8; - Ativação de linfócitos B e produção de imunoglobulinas; - Fase efetora da resposta imunológica mediada por células: células apresentadoras de antígenos, células T CD4, células B e células CD8, células de memória; - Fase efetora da resposta imunológica humoral: Imunoglobulinas e sistema complemento - Tolerância central e periférica de linfócitos T; - Tolerância central e periférica de linfócitos B; - Homeostasia e regulação do SI; - Imunologia clínica: -- Imunidade aos microrganismos (bactérias [intracelulares e extracelulares], vírus, fungos e parasitas); -- Imunodeficiências congênitas e adquiridas; -- Hipersensibilidades do tipo I, II, III e IV; -- Doenças autoimunes; -- Imunologia dos transplantes; -- Imunologia dos tumores; -- Vacina e soroterapia: estratégias e desenvolvimento de vacinas, tipos e componentes vacinais (artificial, natural, ativa, passiva). Saberes Procedimentais: - Confecção de esfregaço, coloração, leitura e interpretação de hemograma; - Associação entre os conceitos básicos de imunologia com a imunologia clínica, bem como as suas implicações na assistência de enfermagem. Saberes Atitudinais: - Desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva e técnico-científica, e que o aluno seja sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem para construir relações entre as distintas áreas de conhecimento. Método de Ensino: Aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos complementares, atividade de fixação do conhecimento, atividades online e prática de laboratório de imunologia, com possibilidade de apresentação de seminários, discussões de casos e uso de tecnologias educativas digitais como aplicativos, podcasts, vídeos, jogos digitais.
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia celular e molecular. 6a. Ed. Editora Elsevier: Rio de Janeiro, 2008.JANEWAY, C.A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; SHLOMCHIK, M. Imunobiologia: o sistema imune na saúde e na doença. 7a Ed. Artmed: Porto Alegre, 2010.JÚLIO C. V., EDUARDO A. D., IVAN F. DE C., et al. Imunologia clínica na prática médica, 1. Ed. Editora. Atheneu: São Paulo, 2009.ROITT, I. M.; DELVES, P. J. Fundamentos de imunologia. 10. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,.2004.TERR, A. I; STITES, D. P.; PARSLOW, T. G. Imunologia médica. 10. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.