ue o aluno seja capaz de compreender as implicações do risco biológico para os profissionais da área da saúde e para os pacientes e reconhecer as medidas de controle e prevenção das principais infecções relacionadas à assistência à saúde e acidentes ocupacionais por meio de evidências científicas.
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento dos atributos fundamentais: dimensões procedimentais cognitivas e afetivas para reconhecimento das medidas de prevenção e controle das principais infecções relacionadas à assistência à saúde e acidentes ocupacionais nos diferentes cenários de assistência.
Saberes Cognitivos: 1. Conceito de biossegurança e implicações para a saúde dos profissionais da área da saúde e para os pacientes; 2. Epidemiologia e patogênese das principais infecções relacionadas à assistência à saúde ( infecção do sitio cirúrgico, infecção urinária relacionada ao cateter vesical de demora, infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central, pneumonia relacionada à ventilação mecânica); 3. Medidas de controle e prevenção das principais infecções relacionadas à assistência à saúde ( infecção do sitio cirúrgico, infecção urinária relacionada ao cateter vesical de demora, infecção da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central, pneumonia relacionada à ventilação mecânica); 4. Precauções padrão e precauções baseadas na transmissão (contato, gotícula, aerossol) fatores que influenciam a adesão na prática do profissional de saúde; 5. Acidentes com material biológico: medidas preventivas e medidas profiláticas pré e pós-exposição; Saberes Procedimentais: 1. Técnica de higiene de mãos com água e sabonete líquido e com álcool gel 70%. 2. Paramentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) 3. Desparamentação dos EPI Saberes Atitudinais: 1. Identificação de recursos para a prática segura no cuidado de enfermagem (precauções padrão - higiene das mãos, uso de avental, luvas, máscara e óculos de proteção e precauções baseadas nos modos de transmissão); 2. Atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente hospitalar e de forma segura; Método de Ensino: Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, discussão de artigos científicos e seminários.
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