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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0222 - Saúde e Segurança no Trabalho de Enfermagem
Health and Safety in Nursing Work

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de:
- Identificar os fatores do trabalho em saúde predisponentes a doenças relacionadas ao trabalho e acidentes do trabalho;
- Identificar e utilizar estratégias de prevenção ao adoecimento pelo trabalho e a ocorrência de acidentes do trabalho no trabalho de enfermagem.
- identificar e utilizar ações de promoção a saúde dos trabalhadores de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2220382 - Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
89409 - Maria Helena Palucci Marziale
 
Programa Resumido
A disciplina busca oferecer conhecimentos aos estudantes relacionados à saúde de quem trabalha, discutindo conceitos sobre o
trabalho decente, promoção de ambiente de trabalho seguro, identificação de riscos ocupacionais e estratégias para prevenilos, ações de promoção da Saúde dos Trabalhadores, em especial dos profissionais de enfermagem, por meio dos seguintes
tópicos: o trabalho da Enfermagem e os riscos ocupacionais a que estão expostos (biológicos, químicos, físicos e de acidentes
de trabalho),riscos psicossociais e o enfrentamento da Violência ocupacional, fatores antiergonômicos na situação do trabalho
em saúde, estratégias de prevenção de acidentes do trabalho e de doença ocupacional e doenças relacionadas ao trabalho,
promoção da qualidade de vida no trabalho.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Bases teóricas para que o estudante possa compreender a determinação do processo trabalho-saúde relacionado ao trabalho humano, por meio da identificação de formas de adoecimento pelo trabalho tendo como referência central o processo de trabalho em saúde, a prevenção de doença ocupacional e doenças relacionadas ao trabalho e a promoção da saúde do trabalhador.

Saberes Procedimentais:
Coleta de informações por meio das técnicas de observação e entrevista realizadas com trabalhadores de
enfermagem.
Contribuição na discussão e contextualização teórica em aulas expositivas e seminário.

Saberes Atitudinais:
Atitudes Individuais: maneira de falar e agir no ambiente acadêmico e profissional e comprometimento para participar das atividades de aprendizagem.
Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e interação do aluno com o professor, colegas, pósgraduandos e trabalhadores durante as atividades acadêmicas.
Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais.
Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se
disponível para colaborar.
Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso com os estudos e entregando as tarefas nos prazos estabelecidos 
Assiduidade: a frequência do aluno nas atividades previstas na disciplina.
Pontualidade: o comparecimento do aluno na hora prevista nas atividades da disciplina.
Interesse e empenho do aluno em participar das atividades e sua disposição em desenvolver se pessoal e academicamente.
Confiança: o grau de credibilidade que o aluno oferece na realização de suas atividades.

Método de Ensino:
Discussões temáticas: docentes e alunos discutem sobre temáticas específicas tratadas na disciplina;
Aulas expositivas e dialogadas, seminários e entrevistas com trabalhadores e profissionais de Enfermagem.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação deverá ser desenvolvida no processo ensino-aprendizagem e será constituída pela análise de um relatório, um seminário e pela participação dos estudantes em sala de aula. Os alunos deverão elaborar e apresentar um relatório analisando, com base em busca ativa na literatura, os conhecimentos abordados nas aulas expositivas de forma a sintetiza-los e analisá-los criticamente, devendo apresenta-los de forma escrita, individual, e oral utilizando vídeos e/ou outros recursos multimídia. Apresentar um seminário em grupo de no máximo 8 estudantes (de forma escrita e oral) sobre as estratégias preventivas aos riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem e de saúde. A nota final do estudante será calculada pela média das notas obtidas em cada uma das atividades programadas (relatórios e seminário).
Critério
A nota final do estudante será calculada pela média das notas obtidas em cada uma das atividades programadas: relatório (peso 4) e seminário (peso 6). A Média Final (MF) será assim determinada: MF = (nota do relatório × 4) + (média da nota dos dois seminários × 6) / 10 Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a cinco (5,0) e frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas. Os alunos que obtiverem nota inferior a cinco (5,0) e frequência menor que 70% serão reprovados.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde - LOS. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde/ACS, 1990. Disponível:https://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm

BRASIL. Decreto nº 7.602/2011, de 07 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2011. Disponível em: Acesso em: 21 jan. 2021. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7602.htm 
BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2728_11_11_2009.html 
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