Que o aluno seja capaz de: - Identificar os fatores do trabalho em saúde predisponentes a doenças relacionadas ao trabalho e acidentes do trabalho; - Identificar e utilizar estratégias de prevenção ao adoecimento pelo trabalho e a ocorrência de acidentes do trabalho no trabalho de enfermagem. - identificar e utilizar ações de promoção a saúde dos trabalhadores de enfermagem.
A disciplina busca oferecer conhecimentos aos estudantes relacionados à saúde de quem trabalha, discutindo conceitos sobre o trabalho decente, promoção de ambiente de trabalho seguro, identificação de riscos ocupacionais e estratégias para prevenilos, ações de promoção da Saúde dos Trabalhadores, em especial dos profissionais de enfermagem, por meio dos seguintes tópicos: o trabalho da Enfermagem e os riscos ocupacionais a que estão expostos (biológicos, químicos, físicos e de acidentes de trabalho),riscos psicossociais e o enfrentamento da Violência ocupacional, fatores antiergonômicos na situação do trabalho em saúde, estratégias de prevenção de acidentes do trabalho e de doença ocupacional e doenças relacionadas ao trabalho, promoção da qualidade de vida no trabalho.
Saberes Cognitivos: Bases teóricas para que o estudante possa compreender a determinação do processo trabalho-saúde relacionado ao trabalho humano, por meio da identificação de formas de adoecimento pelo trabalho tendo como referência central o processo de trabalho em saúde, a prevenção de doença ocupacional e doenças relacionadas ao trabalho e a promoção da saúde do trabalhador. Saberes Procedimentais: Coleta de informações por meio das técnicas de observação e entrevista realizadas com trabalhadores de enfermagem. Contribuição na discussão e contextualização teórica em aulas expositivas e seminário. Saberes Atitudinais: Atitudes Individuais: maneira de falar e agir no ambiente acadêmico e profissional e comprometimento para participar das atividades de aprendizagem. Relacionamento Humano e Profissional: comunicação e interação do aluno com o professor, colegas, pósgraduandos e trabalhadores durante as atividades acadêmicas. Comunicação: capacidade do aluno em comunicar-se, transmitindo corretamente as informações em linguagem científica clara e objetiva e/ou caligrafia legível, respeitando as regras ortográficas e gramaticais. Cooperação: capacidade do aluno em colocar os interesses grupais acima dos individuais, mostrando-se disponível para colaborar. Responsabilidade: seriedade do aluno no desenvolvimento de suas atividades mostrando seu compromisso com os estudos e entregando as tarefas nos prazos estabelecidos Assiduidade: a frequência do aluno nas atividades previstas na disciplina. Pontualidade: o comparecimento do aluno na hora prevista nas atividades da disciplina. Interesse e empenho do aluno em participar das atividades e sua disposição em desenvolver se pessoal e academicamente. Confiança: o grau de credibilidade que o aluno oferece na realização de suas atividades. Método de Ensino: Discussões temáticas: docentes e alunos discutem sobre temáticas específicas tratadas na disciplina; Aulas expositivas e dialogadas, seminários e entrevistas com trabalhadores e profissionais de Enfermagem.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde - LOS. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde/ACS, 1990. Disponível:https://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm BRASIL. Decreto nº 7.602/2011, de 07 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2011. Disponível em: Acesso em: 21 jan. 2021. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7602.htm BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2728_11_11_2009.html DOMINGUES, J. G. et al. Doenças crônicas não transmissíveis em profissionais de enfermagem de um hospital filantrópico no Sul do Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 28, n. 2, e2018298, 2019. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222019000200311&lng=en&nrm=iso. access on 08 Mar. 2021. Epub July 04, 2019. https://doi.org/10.5123/s1679-49742019000200011. LEACHI, H. F. L. et al. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e desenvolvimento de doenças respiratórias e cardiovasculares em trabalhadores. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 73, n. 3, e20180965, 2020 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020000300301&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar. 2021. Epub Apr 22, 2020. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0965. PORTO, J. S.; MARZIALE, M. H. P. Construção e validação de vídeo educativo para adesão às precauções-padrão por profissionais de enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 29, e20180413, 2020 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100357&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar. 2021. Epub Dec 07, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0413. RIBEIRO, R. P. et al. Estresse ocupacional entre trabalhadores de saúde de um hospital universitário. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39, e65127, 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 14472018000100421&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar. 2021. Epub July 23, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2018.65127. ROCHA, F. L. R. et al. Burnout syndrome in university professors and academic staff members: psychometric properties of the Copenhagen Burnout Inventory-Brazilian version. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 33, 11, 2020. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722020000100211&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar. 2021. Epub July 15, 2020. http://dx.doi.org/10.1186/s41155-020-00151-y. SILVA, D. F. O. et al. Prevalência de ansiedade em profissionais da saúde em tempos de COVID-19: revisão sistemática com metanálise. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 693-710, Feb. 2021. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200693&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar.2021. Epub Feb 12, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.38732020. VIEIRA-MEYER, A. P. G. F. et al. Violência e vulnerabilidade no território do agente comunitário de saúde: implicações no enfrentamento da COVID-19. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 657-668, Feb. 2021 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200657&lng=en&nrm=iso access on 08 Mar. 2021. Epub Feb 12, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.29922020.