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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0223 - Telenfermagem
Telenursing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: conhecer os avanços tecnológicos da informática e telecomunicação, com vistas a sua utilização na assistência de enfermagem e educação em saúde.
 
 
 
Programa Resumido
Frente aos avanços impostos pela informática e pelos recursos de telecomunicação disponíveis atualmente, se faz necessária a adaptação de profissionais a essa realidade. A Telemedicina é a oferta dos serviços de saúde por telecomunicação remota. Inclui consulta interativa e serviços de diagnóstico. A Telenfermagem está caminhando ao lado dela com suas aplicações educacionais, assistenciais, gerenciais e científicas. A proposta desta disciplina é colocar o aluno em contato com o que há de mais atual no uso da telenfermagem em diferentes situações e contextos da assistência e da formação e desenvolvimento de recursos humanos em enfermagem e saúde.
 
 
 
Programa
• Introdução aos conceitos de Telemedicina e Telenfermagem, 
• Apresentação de exemplos de aplicações,
• Apresentação de tecnologias da informação relacionadas e
• Discussão da infra-estrutura e aspectos operacionais envolvidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Entrega e apresentação de relatório contendo projeto de utilização da telenfermagem e suas tecnologias.
Critério
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 nas avaliações e freqüência de 70% nas atividades programadas. O aluno que obtiver nota inferior a 5,0 e/ou freqüência menor que 70% nas atividades programadas será reprovado.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Mendes IAC, Costa AL, Godoy S, Trevizan MA, Seixas CA, Nogueira MS, Hayashida M. Grupo de pesquisa, difusão de conhecimento e EAD: um caso da enfermagem. In: Terra JCC, organizador. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier; p.285-293.
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3. Godoy S, Nogueira MS, Hayashida M, Mendes IAC. Administração de injetáveis intramuscular na região ventroglútea: avaliação após treinamento por videoconferência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza-CE, v. 4, n. 2, p. 86-92, 2003.
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6. Where We Are in Telemedicine/Telehealth, and Where We Go from Here. Editorial. Telemedicine Journal and E-Health, vol 7, n. 4, 2001. Acessível em: http://www.unifesp.br/dis/set/disciplina/materialdeapoio/WhereWeAreinTelemedicine.pdf
7. SIT, W H J ; CHUNG, Joanne Wai Yee ; CHOW, M C M ; WONG, K S T . Experiences of online learning: Student's perspectives. Nurse Education Today, UK, 2004.
8. YIP, Y B ; WONG, T K S ; CHUNG, Joanne Wai Yee ; KO, S K K ; SIT, J W H ; CHAN, T M F . Cardiovascular disease: Application of a composite risk index from Telehealth System in a district community. Public Health Nursing, UK, v. 21, n. 6, p. 524-532, 2004.

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MENDES, I.A.C et al. Telenursing: Current Scenario and Challenges for Brazilian Nursing. In: Sajeesh Kumar; Helen Snooks. (Org.). Telenursing. Nova Iorque: SpringerLink, 2011, v. 1, p. 17-27.
REZENDE, et al. Ética e telessaúde: reflexões para uma prática segura. Rev Panam Salud Publica, 28(1), 2010.
 

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