Desenvolver competências para a relação interpessoal com os pacientes, realizar exame físico e aplicar o raciocínio clínico para compreender e avaliar os problemas dos pacientes; Desenvolver competências para a utilização dos instrumentos básicos e técnicas de avaliação de saúde do adulto e idoso.
Visa a desenvolver no estudante, competências (conhecimento, habilidades e atitudes) que permitam a utilização das bases teóricas da Enfermagem e áreas afins, na avaliação clínica de enfermagem do adulto e idoso, por meio de métodos de interação, observação e mensuração e suas respectivas técnicas, de forma dinâmica e integrada, para obter dados subjetivos e objetivos, bem como introduzir o estudante no processo de raciocínio clínico necessário para identificar as necessidades humanas.
Saberes Cognitivos: -Bases teóricas com foco na avaliação clínica de enfermagem do adulto e idoso: (Modelo Conceitual de Wanda Horta, NANDA-I, NOC e NIC). -Competências do enfermeiro para a comunicação com o paciente. -Semiotécnicas para o exame clínico do adulto e idoso. -Processo de enfermagem e suas etapas na avaliação clínica do adulto e idoso (Avaliação Inicial de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem). -Raciocínio clínico diagnóstico: conceitos e uso do Modelo de Risner. -Sistemas de Linguagens Padronizadas para nomear os problemas do paciente (NANDA-I). -Bases para avaliação clínica e seus métodos e técnicas: 1-Interação: entrevista e uso de técnicas de interação; 2-Observação: inspeção, palpação, inspeção e ausculta 3-Mensuração - uso de escalas e instrumentos de avaliação de sinais e sintomas e indicadores clínicos. Saberes Procedimentais: -Utilização de técnicas comunicacionais verbais e não verbais para obtenção de dados. - Fundamentos da avaliação em saúde: 1. Anamnese com base nas Necessidades Humanas Básicas (incluindo as necessidades psicobiológicas, psicossociais e piscoespirituais 2. Avaliação geral do paciente 3. Raciocínio clínico, avaliação de enfermagem e registro dos achados - Exame clínico: 1. Início do exame clínico 2. Pele, cabelo e unhas 3. Cabeça e pescoço 4. Olhos 5. Orelhas e nariz 6. Orofaringe e cavidade oral 7. Tórax 8. Sistema cardiovascular e linfático 9. Sistema vascular periférico 10. Abdome 11. Sistema geniturinário 12. Sistema musculoesquelético 13. Sistema nervoso Saberes Atitudinais: -Utilização de técnicas comunicacionais verbais e não verbais para obtenção de dados. -Utilização dos métodos de interação, observação e mensuração e suas respectivas técnicas para a avaliação clínica do adulto e do idoso, dentro dos padrões legais e éticos preconizados para atuação do enfermeiro. Método de Ensino: Aulas expositivas dialogadas, estudos clínicos dirigidos, laboratórios de habilidades com uso de vídeos, uso de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, com enfoque na avaliação clínica do adulto e do idoso.
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