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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0228 - Semiologia e Semiotécnica
Semiology and Semiotechnic

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver competências para a relação interpessoal com os pacientes, realizar exame físico e aplicar o raciocínio clínico para compreender e avaliar os problemas dos pacientes;
Desenvolver competências para a utilização dos instrumentos básicos e técnicas de avaliação de saúde do adulto e idoso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2967909 - Cristina Mara Zamarioli
3272650 - Fernanda Raphael Escobar Gimenes de Sousa
1097693 - Luciana Kusumota
3782141 - Mayra Gonçalves Menegueti
2967851 - Renata Karina Reis
2924582 - Soraia Assad Nasbine Rabeh
 
Programa Resumido
Visa a desenvolver no estudante, competências (conhecimento, habilidades e atitudes) que permitam a utilização das bases teóricas da Enfermagem e áreas afins, na avaliação clínica de enfermagem do adulto e idoso, por meio de métodos de interação, observação e mensuração e suas respectivas técnicas, de forma dinâmica e integrada, para obter dados subjetivos e objetivos, bem como introduzir o estudante no processo de raciocínio clínico necessário para identificar as necessidades humanas.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
-Bases teóricas com foco na avaliação clínica de enfermagem do adulto e idoso: (Modelo Conceitual de Wanda Horta, NANDA-I, NOC e NIC).
-Competências do enfermeiro para a comunicação com o paciente.
-Semiotécnicas para o exame clínico do adulto e idoso.
-Processo de enfermagem e suas etapas na avaliação clínica do adulto e idoso (Avaliação Inicial de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem).
-Raciocínio clínico diagnóstico: conceitos e uso do Modelo de Risner. 
-Sistemas de Linguagens Padronizadas para nomear os problemas do paciente (NANDA-I). 
-Bases para avaliação clínica e seus métodos e técnicas:
1-Interação: entrevista e uso de técnicas de interação;
2-Observação: inspeção, palpação, inspeção e ausculta
3-Mensuração - uso de escalas e instrumentos de avaliação de sinais e sintomas e indicadores clínicos.

Saberes Procedimentais:
-Utilização de técnicas comunicacionais verbais e não verbais para obtenção de dados. 
- Fundamentos da avaliação em saúde:
1. Anamnese com base nas Necessidades Humanas Básicas (incluindo as necessidades psicobiológicas, psicossociais e piscoespirituais
2. Avaliação geral do paciente
3. Raciocínio clínico, avaliação de enfermagem e registro dos achados
- Exame clínico:
1. Início do exame clínico
2. Pele, cabelo e unhas
3. Cabeça e pescoço
4. Olhos
5. Orelhas e nariz
6. Orofaringe e cavidade oral
7. Tórax
8. Sistema cardiovascular e linfático
9. Sistema vascular periférico
10. Abdome
11. Sistema geniturinário
12. Sistema musculoesquelético
13. Sistema nervoso

Saberes Atitudinais:
-Utilização de técnicas comunicacionais verbais e não verbais para obtenção de dados.
-Utilização dos métodos de interação, observação e mensuração e suas respectivas técnicas para a avaliação clínica do adulto e do idoso, dentro dos padrões legais e éticos preconizados para atuação do enfermeiro.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, estudos clínicos dirigidos, laboratórios de habilidades com uso de vídeos, uso de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, com enfoque na avaliação clínica do adulto e do idoso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atitudinal: Notas dos quizzes e participação em plantões de dúvidas/prática nos laboratórios - Cognitiva: Provas escritas (2) - Procedimental: Prova teórico-prática (1).
Critério
Os estudantes serão considerados aprovados se obtiverem nota maior ou igual a 5,0 (cinco) na média final e frequência mínima de 70% nas atividades programadas da disciplina. A média final será calculada considerando: Nota 1 - média aritmética dos quizzes, cada um valendo de 0 (zero) a 10 (dez) (Peso 2); Nota 2 - média aritmética das duas notas das provas escritas, cada uma valendo de 0 (zero) a 10 (dez) (Peso 4); Nota 3 - nota da avaliação teórico-prática, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) (Peso 4). Assim, para o estudante que obtiver notas máximas em todas as avaliações, calcular-se-á: 2,0 (nota 1) + 4,0 (nota 2) + 4,0 (nota 3) = 10 (média final) Será reprovado o estudante que obtiver média final inferior a 5,0 (cinco) e/ou frequência menor que 70%.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê processo de recuperação.
 
Bibliografia
     
AIKAWA, L.; ZORNOFF, D. C. M.; MATSUBARA, B. B. Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 83, n. 5, p. 396-399, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v83n5/22134.pdf. Acesso em 27 de fevereiro de 2019. 

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CARVALHO, E. C.; JESUS, C. A. C.; BACHION, M. M. Raciocínio clínico e estabelecimento dos diagnósticos dos resultados e das intervenções de enfermagem. In: GARCIA, T. R.; EGRY, E. Y. Integralidade da atenção no SUS e sistematização da assistência de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2010. cap 9, p.134-142.

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MOORHEAD, S.; SWANSON, E.; JOHNSON, M.; MASS, M.; (Eds). Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2022, 584p.

NANDA Internacional; HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, S. (org.). Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: Definições e classificação 2021-2023. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2021. 544p.

PORTO, C.C. Exame clínico. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 584p.

POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1392p.

STEFANELLI MG, CARVALHO EC (Orgs) A Comunicação nos Diferentes Contextos da Enfermagem,2ª Ed. Ed. Manole, 2012.

SWARTZ, MH. Tratado de Semiologia Médica. História e Exame Clínico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015, 848p.
 

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