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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0233 - Enfermagem em Gerontologia
Gerontology Nursing

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: descrever os principais conceitos utilizados na área da gerontologia; descrever as alterações biológicas, psicológicas e sociais relacionadas ao processo de envelhecimento e as respectivas teorias do envelhecimento; diferenciar o processo de senescência da senilidade; aplicar o conhecimento gerontológico e geriátrico na prática da Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1097693 - Luciana Kusumota
83038 - Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues
 
Programa Resumido
Esta disciplina propicia ao aluno desenvolver conhecimentos sobre a temática "Envelhecimento e Enfermagem", com enfoque na assistência integral e individualizada aos idosos.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Etapa 1 - Transição, como teoria da Enfermagem para compreender a fase adulta para a velhice e as experiências decorrentes nessa fase.

Etapa 2 - Enfermagem em gerontologia: 
1. Envelhecimento populacional: aspectos demográficos e epidemiológicos.

2. Principais conceitos utilizados na área do envelhecimento: A Gerontologia como disciplina e ciência do Envelhecimento e suas divisões: gerontologia social, geriatria, gerontologia biomédica. Conceitos de gerontologia e geriatria, idades biológica e cronológica, idades cronológica e social, envelhecimento, velhice e velho, envelhecimento normal e envelhecimento bem sucedido, envelhecimento ativo, envelhecimento normativo, senescência e senilidade, capacidade funcional, autonomia e independência, enfermagem geriátrica e gerontológica); 

3. Políticas Públicas para o envelhecimento -  com ênfase na Política Nacional do idoso, Estatuto do Idoso e Direitos da Pessoa idosa;

4. O Envelhecimento Humano -  aspecto multidimensional:
- biológico - teorias biológicas e as principais alterações anatômicas e funcionais nos sistemas corporais: conceitos e avaliação física e funcional do idoso (atividades básicas e instrumentais da vida diária),
- psicossocial - teorias psicológicas e sociais e os conceitos e a avaliação dos aspectos cognitivo e mental do idoso (avaliação do estado cognitivo, da presença de sintomas depressivos e de ansiedade); conceitos e avaliação dos aspectos sociais (indicadores de violência intra e extra familiar) conceitos e avaliação dos aspectos ambientais (doméstico, na comunidade e instituições);

5. Fragilidade (conceito histórico do termo fragilidade na literatura nacional e internacional, evolução recente do termo, conceitos mais utilizados, critérios e instrumentos de avaliação e atuação do enfermeiro;

6. Envelhecimento humano: ações de promoção à saúde e prevenção de doenças;

7. Competências essenciais da prática de enfermagem gerontológica e geriátrica, nos diversos cenários dos serviços de saúde e sociais (Ambulatorial, Hospitalar, Instituição de Longa Permanência, Domicílio); modelos de cuidado de enfermagem ao idoso (conceitos, avaliação, diagnóstico, planejamento, intervenção e reavaliação);  

8. O idoso, a família cuidadora e o cuidador informal - perspectiva do cuidado de enfermagem no domicílio.


Saberes Procedimentais:
1. Leitura e interpretação de gráficos, tabelas e figuras relacionados à transição demográfica e epidemiológica.

2. Reflexão e discussão sobre as políticas públicas e como a enfermagem pode se apropriar deste conhecimento para implementar na prática.

3. Leitura e entendimento de textos, de conceitos, do processo natural e patológico do envelhecimento e suas relações com as competências do enfermeiro em gerontologia e geriatria.

4. Reflexão do aprendizado dos saberes das ciências básicas para reconhecer as mudanças físicas e psicossociais do envelhecimento, com objetivo de "saber fazer o cuidado de enfermagem", específico ao idoso.

5. Habilidades para observação, comunicação, interação e avaliação dos idosos nos cenários dos serviços de saúde e sociais (Ambulatorial, Hospitalar, Instituição de Longa Permanência). 


Saberes Atitudinais:
1. Desenvolvimento de atitude pró ativa para o cuidado de enfermagem aos idosos nos diversos cenários de pratica.

3. Desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão em situações de cuidado aos idosos.

4. Identificação e utilização de recursos para a prática segura no cuidado de enfermagem aos idosos.

5. Demonstração de atitudes éticas e utilização de linguagem adequada para a abordagem de idosos.

6. Relacionamento terapêutico na abordagem do idoso e da família.

7. Atitudes para estabelecer vínculos profissionais nos diversos cenários.

8. Compreensão da função do enfermeiro no planejamento e liderança do cuidado aos idosos.

9. Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo formal, ético e científico no relacionamento com a equipe da saúde, idosos, família, cuidadores entre outros.

10. Atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal nas atividades programadas.

13. Capacidade para o cuidado de enfermagem de forma sistemática, estabelecer prioridades e utilizar os recursos materiais e equipamentos disponíveis.

Método de Ensino:
Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, seminários, leitura de textos, atividades e discussão em grupos, atividade teórico práticas de observação em cenários como Hospital, Instituição de Longa Permanência para Idosos e Ambulatório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada com base no desempenho do aluno nas atividades de expressão cognitiva (2 provas escritas) nota de 0 (zero) a 10 (dez) em cada uma delas. Cada prova valerá 45% da nota final e o relatório final da visita as instituições de cuidado ao idoso, 10%, totalizando 100%.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que obtiver nota final igual ou maior que 3 (três) e menor que 5 (cinco) na avaliação, deverá ser submetido ao processo de recuperação. O aluno que não obtiver nota mínima de 3 (três) na avaliação ou frequência mínima de 70% será reprovado.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a recuperação ao término da disciplina, conforme o período estipulado no calendário escolar. A nota final será a média das notas obtidas nas duas avaliações, do período regular e a da recuperação. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
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