Que o aluno seja capaz de: descrever os principais conceitos utilizados na área da gerontologia; descrever as alterações biológicas, psicológicas e sociais relacionadas ao processo de envelhecimento e as respectivas teorias do envelhecimento; diferenciar o processo de senescência da senilidade; aplicar o conhecimento gerontológico e geriátrico na prática da Enfermagem.
Esta disciplina propicia ao aluno desenvolver conhecimentos sobre a temática "Envelhecimento e Enfermagem", com enfoque na assistência integral e individualizada aos idosos.
Saberes Cognitivos: Etapa 1 - Transição, como teoria da Enfermagem para compreender a fase adulta para a velhice e as experiências decorrentes nessa fase. Etapa 2 - Enfermagem em gerontologia: 1. Envelhecimento populacional: aspectos demográficos e epidemiológicos. 2. Principais conceitos utilizados na área do envelhecimento: A Gerontologia como disciplina e ciência do Envelhecimento e suas divisões: gerontologia social, geriatria, gerontologia biomédica. Conceitos de gerontologia e geriatria, idades biológica e cronológica, idades cronológica e social, envelhecimento, velhice e velho, envelhecimento normal e envelhecimento bem sucedido, envelhecimento ativo, envelhecimento normativo, senescência e senilidade, capacidade funcional, autonomia e independência, enfermagem geriátrica e gerontológica); 3. Políticas Públicas para o envelhecimento - com ênfase na Política Nacional do idoso, Estatuto do Idoso e Direitos da Pessoa idosa; 4. O Envelhecimento Humano - aspecto multidimensional: - biológico - teorias biológicas e as principais alterações anatômicas e funcionais nos sistemas corporais: conceitos e avaliação física e funcional do idoso (atividades básicas e instrumentais da vida diária), - psicossocial - teorias psicológicas e sociais e os conceitos e a avaliação dos aspectos cognitivo e mental do idoso (avaliação do estado cognitivo, da presença de sintomas depressivos e de ansiedade); conceitos e avaliação dos aspectos sociais (indicadores de violência intra e extra familiar) conceitos e avaliação dos aspectos ambientais (doméstico, na comunidade e instituições); 5. Fragilidade (conceito histórico do termo fragilidade na literatura nacional e internacional, evolução recente do termo, conceitos mais utilizados, critérios e instrumentos de avaliação e atuação do enfermeiro; 6. Envelhecimento humano: ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; 7. Competências essenciais da prática de enfermagem gerontológica e geriátrica, nos diversos cenários dos serviços de saúde e sociais (Ambulatorial, Hospitalar, Instituição de Longa Permanência, Domicílio); modelos de cuidado de enfermagem ao idoso (conceitos, avaliação, diagnóstico, planejamento, intervenção e reavaliação); 8. O idoso, a família cuidadora e o cuidador informal - perspectiva do cuidado de enfermagem no domicílio. Saberes Procedimentais: 1. Leitura e interpretação de gráficos, tabelas e figuras relacionados à transição demográfica e epidemiológica. 2. Reflexão e discussão sobre as políticas públicas e como a enfermagem pode se apropriar deste conhecimento para implementar na prática. 3. Leitura e entendimento de textos, de conceitos, do processo natural e patológico do envelhecimento e suas relações com as competências do enfermeiro em gerontologia e geriatria. 4. Reflexão do aprendizado dos saberes das ciências básicas para reconhecer as mudanças físicas e psicossociais do envelhecimento, com objetivo de "saber fazer o cuidado de enfermagem", específico ao idoso. 5. Habilidades para observação, comunicação, interação e avaliação dos idosos nos cenários dos serviços de saúde e sociais (Ambulatorial, Hospitalar, Instituição de Longa Permanência). Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de atitude pró ativa para o cuidado de enfermagem aos idosos nos diversos cenários de pratica. 3. Desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão em situações de cuidado aos idosos. 4. Identificação e utilização de recursos para a prática segura no cuidado de enfermagem aos idosos. 5. Demonstração de atitudes éticas e utilização de linguagem adequada para a abordagem de idosos. 6. Relacionamento terapêutico na abordagem do idoso e da família. 7. Atitudes para estabelecer vínculos profissionais nos diversos cenários. 8. Compreensão da função do enfermeiro no planejamento e liderança do cuidado aos idosos. 9. Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo formal, ético e científico no relacionamento com a equipe da saúde, idosos, família, cuidadores entre outros. 10. Atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal nas atividades programadas. 13. Capacidade para o cuidado de enfermagem de forma sistemática, estabelecer prioridades e utilizar os recursos materiais e equipamentos disponíveis. Método de Ensino: Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, seminários, leitura de textos, atividades e discussão em grupos, atividade teórico práticas de observação em cenários como Hospital, Instituição de Longa Permanência para Idosos e Ambulatório.
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