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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0307 - Cuidado Integral ao Adulto e ao Idoso Hospitalizados em Situação Clínica
Comprehensive Care to adults and the elderly hospitalized in clinical situations

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Que o aprendiz estudante seja capaz de: de prestar assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica, a partir do desenvolvimento das etapas do Processo de Enfermagem: Avaliação Inicial de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem, à luz do Modelo Conceitual de Horta e dos Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) (NANDA-I, Inc., NOC e NIC).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2967909 - Cristina Mara Zamarioli
85221 - Elucir Gir
3272650 - Fernanda Raphael Escobar Gimenes de Sousa
1097693 - Luciana Kusumota
1475659 - Maria Celia Barcellos Dalri
3782141 - Mayra Gonçalves Menegueti
2967851 - Renata Karina Reis
2924582 - Soraia Assad Nasbine Rabeh
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento dos atributos fundamentais: dimensões procedimentais cognitivas e afetivas para a assistência de enfermagem aos adultos e aos idosos no processo saúde-doença com condições associadas* de maior prevalência, no contexto hospitalar, utilizando as etapas do processo de enfermagem seguindo o modelo teórico das necessidades humanas básicas e utilizando os SLP, NANDA-I, Inc., NOC e NIC, para nomear os elementos da prática (diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem).
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com condições associadas mais prevalentes, por meio da aplicação das etapas do processo de enfermagem – Avaliação Inicial de Enfermagem* (entrevista, exame físico), Diagnóstico de Enfermagem (análise dos dados, julgamento clínico e utilização da taxonomia da NANDA-I, Inc.); Planejamento de Enfermagem, baseado na utilização dos sistemas de linguagem padronizadas (NOC e NIC), segundo as etapas propostas na Resolução N°358 do COFEn.;
2- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com alterações nas seguintes necessidades:
I) Necessidades Psicobiológicas
- Oxigenação;
- Circulação;
- Regulação neurológica, térmica, vascular, hormonal, hidrossalina, eletrolítica, imunológica e crescimento celular 
- Percepção olfatória, visual, auditiva, tátil, gustativa e dolorosa 
- Integridade cutaneomucosa
- Nutrição e Hidratação
- Eliminação 
- Sono e repouso
- Exercícios e atividade física
- Cuidado corporal
- Abrigo
- Sexualidade 
II) Necessidades psicossociais
- Segurança
- Comunicação
- Interação social
- Aprendizagem (educação em saúde / literacia em saúde)
- Lazer e recreação
- Autoestima
- Autorrealização
III) Necessidade psicoespiritual
- Religiosa ou teológica, ética ou de filosofia de vida
3- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com diagnósticos de enfermagem de maior prevalência;
4- Biossegurança aplicada à prática clínica hospitalar; precauções padrão e precauções baseadas na transmissão, (contato, gotícula, aerossol), prevenção de acidentes ocupacionais e coleta de materiais para exames microbiológicos (hemocultura e urocultura).

Saberes Procedimentais:
1- Implementar assistência de enfermagem segura ao adulto e ao idoso hospitalizados, com condições associadas mais prevalentes com enfoque no desenvolvimento do raciocínio clínico e nas etapas do processo de enfermagem, mediante os pressupostos teóricos das necessidades humanas básicas de Wanda Horta:
a) Coletar dados subjetivos e objetivos: entrevista e exame físico, com complementação de dados secundários da família, cuidadores, equipe da saúde, prontuários entre outras fontes;
b) Analisar e sintetizar os dados coletados (raciocínio de Risner) para estabelecer os diagnósticos de enfermagem prioritários;
c) Nomear os diagnósticos de enfermagem por meio da Classificação de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I;
d) Planejar a assistência de enfermagem, baseada no modelo tradicional (meta, objetivos e prescrições) e também na utilização dos sistemas de linguagem padronizadas (NOC e NIC):
e) Implementar o plano de cuidados de enfermagem;
f) Avaliar o alcance dos resultados obtidos após a implementação do plano de cuidados de enfermagem;
g) Registrar os dados clínicos, os diagnósticos, o planejamento, a implementação e a avaliação dos cuidados de enfermagem desenvolvidos de acordo com os princípios éticos, conhecimentos científicos e normas para os registros de enfermagem propostas pelo COFEn e COREn-SP. 
2- Intervenções que atendam aos pacientes hospitalizados com Diagnósticos de Enfermagem e condições associadas mais prevalentes.
Saberes Atitudinais:
- Desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem baseada nas melhores evidências, por meio da aplicação do conhecimento técnico-científico;
- Desenvolvimento de competências para a tomada de decisão em situações clínicas;
- Identificação e utilização de recursos para a prática segura na assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica;
- Demonstração de atitudes éticas na assistência de enfermagem e utilização de linguagem clara e objetiva na comunicação com o indivíduo, família/cuidador;
- Demonstração de atitude ética nas relações interpessoais com a equipe de saúde, docentes e demais estudantes;
- Desenvolvimento de habilidades no uso de técnicas de comunicação para a abordagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica e à família/cuidador;
- Compreensão do papel do enfermeiro no contexto do cuidado ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica;
- Desenvolvimento de habilidades para a implementação das etapas do Processo de Enfermagem na prática clínica;
- Desenvolvimento de habilidades na aplicação dos Sistemas de Linguagens Padronizadas na prática clínica de enfermagem;
- Reconhecimento da importância dos registros de enfermagem e da comunicação segura nos pontos de transição do cuidado;
- Demonstração de postura ética, responsável e segura no processo de ensino-aprendizagem;
- Demonstração de assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente hospitalar.
Método de ensino: 
Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, laboratórios de prática profissional com uso de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, atividades teórico práticas em cenários hospitalares e discussão de estudos de casos clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do estudante será formativa e somativa, considerando os aspectos: cognitivo (factual e conceitual), procedimental e afetivo, no desempenho das seguintes atividades: - avaliação cognitiva (prova escrita). - avaliação teórico-prática no cenário de prática clínica hospitalar. - estudos de casos clínicos.
Critério
Nota 1: Avaliação cognitiva 1, consiste em uma prova escrita, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos (peso 2). Nota 2: Atividade teórico-prática no cenário de prática clínica hospitalar, 1 (uma) nota, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos (peso 5). Nota 3: Avaliação cognitiva 2, consiste na apresentação escrita de estudo de caso, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): (peso 3). A nota final, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez), será obtida por meio da média ponderada composta pelas notas 1, 2 e 3, de acordo com os respectivos pesos. Será aprovado o estudante que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) e frequência mínima de 70% nas atividades programadas da disciplina. Será reprovado o estudante que obtiver nota final inferior a 5,0 (cinco) e frequência menor que 70%.
Norma de Recuperação
Não está prevista outra avaliação além das descritas anteriormente.
 
Bibliografia
     
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