Que o aprendiz estudante seja capaz de: de prestar assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica, a partir do desenvolvimento das etapas do Processo de Enfermagem: Avaliação Inicial de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem, à luz do Modelo Conceitual de Horta e dos Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) (NANDA-I, Inc., NOC e NIC).
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento dos atributos fundamentais: dimensões procedimentais cognitivas e afetivas para a assistência de enfermagem aos adultos e aos idosos no processo saúde-doença com condições associadas* de maior prevalência, no contexto hospitalar, utilizando as etapas do processo de enfermagem seguindo o modelo teórico das necessidades humanas básicas e utilizando os SLP, NANDA-I, Inc., NOC e NIC, para nomear os elementos da prática (diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem).
Saberes Cognitivos: 1- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com condições associadas mais prevalentes, por meio da aplicação das etapas do processo de enfermagem – Avaliação Inicial de Enfermagem* (entrevista, exame físico), Diagnóstico de Enfermagem (análise dos dados, julgamento clínico e utilização da taxonomia da NANDA-I, Inc.); Planejamento de Enfermagem, baseado na utilização dos sistemas de linguagem padronizadas (NOC e NIC), segundo as etapas propostas na Resolução N°358 do COFEn.; 2- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com alterações nas seguintes necessidades: I) Necessidades Psicobiológicas - Oxigenação; - Circulação; - Regulação neurológica, térmica, vascular, hormonal, hidrossalina, eletrolítica, imunológica e crescimento celular - Percepção olfatória, visual, auditiva, tátil, gustativa e dolorosa - Integridade cutaneomucosa - Nutrição e Hidratação - Eliminação - Sono e repouso - Exercícios e atividade física - Cuidado corporal - Abrigo - Sexualidade II) Necessidades psicossociais - Segurança - Comunicação - Interação social - Aprendizagem (educação em saúde / literacia em saúde) - Lazer e recreação - Autoestima - Autorrealização III) Necessidade psicoespiritual - Religiosa ou teológica, ética ou de filosofia de vida 3- Assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados com diagnósticos de enfermagem de maior prevalência; 4- Biossegurança aplicada à prática clínica hospitalar; precauções padrão e precauções baseadas na transmissão, (contato, gotícula, aerossol), prevenção de acidentes ocupacionais e coleta de materiais para exames microbiológicos (hemocultura e urocultura). Saberes Procedimentais: 1- Implementar assistência de enfermagem segura ao adulto e ao idoso hospitalizados, com condições associadas mais prevalentes com enfoque no desenvolvimento do raciocínio clínico e nas etapas do processo de enfermagem, mediante os pressupostos teóricos das necessidades humanas básicas de Wanda Horta: a) Coletar dados subjetivos e objetivos: entrevista e exame físico, com complementação de dados secundários da família, cuidadores, equipe da saúde, prontuários entre outras fontes; b) Analisar e sintetizar os dados coletados (raciocínio de Risner) para estabelecer os diagnósticos de enfermagem prioritários; c) Nomear os diagnósticos de enfermagem por meio da Classificação de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I; d) Planejar a assistência de enfermagem, baseada no modelo tradicional (meta, objetivos e prescrições) e também na utilização dos sistemas de linguagem padronizadas (NOC e NIC): e) Implementar o plano de cuidados de enfermagem; f) Avaliar o alcance dos resultados obtidos após a implementação do plano de cuidados de enfermagem; g) Registrar os dados clínicos, os diagnósticos, o planejamento, a implementação e a avaliação dos cuidados de enfermagem desenvolvidos de acordo com os princípios éticos, conhecimentos científicos e normas para os registros de enfermagem propostas pelo COFEn e COREn-SP. 2- Intervenções que atendam aos pacientes hospitalizados com Diagnósticos de Enfermagem e condições associadas mais prevalentes. Saberes Atitudinais: - Desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem baseada nas melhores evidências, por meio da aplicação do conhecimento técnico-científico; - Desenvolvimento de competências para a tomada de decisão em situações clínicas; - Identificação e utilização de recursos para a prática segura na assistência de enfermagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica; - Demonstração de atitudes éticas na assistência de enfermagem e utilização de linguagem clara e objetiva na comunicação com o indivíduo, família/cuidador; - Demonstração de atitude ética nas relações interpessoais com a equipe de saúde, docentes e demais estudantes; - Desenvolvimento de habilidades no uso de técnicas de comunicação para a abordagem ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica e à família/cuidador; - Compreensão do papel do enfermeiro no contexto do cuidado ao adulto e ao idoso hospitalizados em situação clínica; - Desenvolvimento de habilidades para a implementação das etapas do Processo de Enfermagem na prática clínica; - Desenvolvimento de habilidades na aplicação dos Sistemas de Linguagens Padronizadas na prática clínica de enfermagem; - Reconhecimento da importância dos registros de enfermagem e da comunicação segura nos pontos de transição do cuidado; - Demonstração de postura ética, responsável e segura no processo de ensino-aprendizagem; - Demonstração de assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente hospitalar. Método de ensino: Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, laboratórios de prática profissional com uso de simuladores de baixa, média e alta fidelidade, atividades teórico práticas em cenários hospitalares e discussão de estudos de casos clínicos.
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