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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0309 - Administração Aplicada a Enfermagem Hospitalar
Hospital Nursing Management

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de compreender o hospital como unidade produtora de serviços, inserido no sistema de saúde, reconhecendo os modelos de organização do trabalho e da assistência em enfermagem, a influência das teorias administrativas tendo como referência desempenhos relativos à sua participação na organização hospitalar, nos métodos de trabalho e nos modelos clínicos assistenciais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4906394 - Amanda Salles Margatho do Nascimento
246832 - Ana Maria Laus
400692 - Andrea Bernardes
624890 - Carmen Silvia Gabriel
2220382 - Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
1056703 - Lucieli Dias Pedreschi Chaves
1464070 - Marta Cristiane Alves Pereira
2764987 - Sílvia Helena Henriques
 
Programa Resumido
A disciplina focaliza a inserção do hospital no sistema de saúde, desenvolvendo conhecimentos acerca da organização do trabalho de enfermagem e dos modelos clínicos de atenção hospitalar.
 
 
 
Programa
Saberes Procedimentais:
1) Percepção e compreensão da inserção do hospital no SUS 
2) Promover a articulação dos princípios do SUS e hospital.
3) Compreender o acesso regulado, a política nacional de atenção hospitalar, Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
4) Reflexão acerca da aproximação da dimensão assistência e gerencial do trabalho do enfermeiro na atenção hospitalar 
5) Reflexão a cerca do modelo clínico individual de assistência e da clínica ampliada e implicações para a gestão do trabalho em saúde e enfermagem
6) Compreender as relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem.
7) Discutir a cerca da relevância das competências e instrumentos gerenciais do enfermeiro na atenção hospitalar no que tange a liderança de enfermagem, a tomada de decisão, o dimensionamento de pessoal e supervisão de enfermagem.

Saberes Procedimentais:
1) Percepção e compreensão da inserção do hospital no SUS 
2) Promover a articulação dos princípios do SUS e hospital.
3) Compreender o acesso regulado, a política nacional de atenção hospitalar, Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
4) Reflexão acerca da aproximação da dimensão assistência e gerencial do trabalho do enfermeiro na atenção hospitalar 
5) Reflexão a cerca do modelo clínico individual de assistência e da clínica ampliada e implicações para a gestão do trabalho em saúde e enfermagem
6) Compreender as relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem.
7) Discutir a cerca da relevância das competências e instrumentos gerenciais do enfermeiro na atenção hospitalar no que tange a liderança de enfermagem, a tomada de decisão, o dimensionamento de pessoal e supervisão de enfermagem.

Saberes Atitudinais:
No contexto das discussões, dinâmicas, exercícios gerenciais:
1) Caracterizar a inserção do hospital no SUS, na RAS, e discutir a cerca da articulação dos princípios do SUS com o hospital
2) Aproximar-se da dimensão assistencial e gerencial do trabalho do enfermeiro;
3) Relacionar teorias administrativas, modelos tradicionais e contemporâneos de gestão às implicações para organização do trabalho e do cuidado;
4) Identificar a inserção do Enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde no hospital discutindo aspectos das relações interpessoais, grupais e institucionais. 
5) Caracterizar as competências gerenciais do enfermeiro no âmbito do seu trabalho no hospital tais como: tomada de decisão gerencial, liderança, supervisão de enfermagem;
6) Discutir o uso de tecnologias de informação e comunicação como instrumentos do trabalho do enfermeiro;
7) Participar ativamente nas discussões, nas dinâmicas propostas e exercícios gerenciais;

Método de Ensino:
O conteúdo teórico da disciplina está distribuído em uma sequência de atividades que contempla atividades de dispersão (onde o estudante identifica a realidade da prática gerencial) e períodos de concentração (que consistem na teorização da gerência em enfermagem). Os estudantes assumem papéis de coordenador e relator de atividades, favorecendo a vivência do trabalho em grupo. Haverá também o uso de estratégias tecnológicas de ensino remoto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se realizará de forma contínua e coparticipada objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do estudante, considerando aspectos cognitivos e de desempenho nas atividades propostas em sala de aula.
Critério
Constará de duas provas escritas valendo de zero a nove cada uma delas. Além disso, haverá avaliação contínua em sala de aula levando-se em conta os critérios de assiduidade, pontualidade e participação nas atividades previstas, valendo de zero a um ponto, devendo ser somado a cada nota da prova.
Será aprovado o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 5 (cinco) nas avaliações e frequência mínima de 70% nas atividades programadas. O aluno que obtiver média aritmética inferior a cinco e superior ou igual a três será submetido à recuperação. O aluno será reprovado se obtiver média inferior a três.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido à recuperação ao término da disciplina, conforme o período estipulado no calendário escolar. A recuperação constará de uma prova escrita, valendo de zero a dez, sendo aprovado o aluno que obtiver média aritmética nota igual ou superior a cinco entre a média final da disciplina e da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BERNARDES, A.; CECÍLIO, L.C.O.; NAKAO, J.R.S.; ÉVORA, Y.D.M. Os ruídos encontrados na construção de um modelo democrático e participativo de gestão hospitalar. Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n. 4, jul/ago, 2007, p. 861-870.

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BERNARDES, A.; CUMMINGS G.; ÉVORA Y. D.; GABRIEL. C. S. Contextualização das dificuldades resultantes da implementação do Modelo de Gestão Participativa em um hospital público. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 6, p. 1142-1151, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Manual de implantação de complexos reguladores. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Cartilha do Ministério).

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BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 3.390, de 30 de dezembro de 2013. Institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo- se as diretrizes para a organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt3390_30_12_2013.html

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MOURA, A. A; BERNARDES, A. BALSANELLI, A.P.; ZANETTI, A.B. GABRIEL, C.S. Liderança e satisfação no trabalho da enfermagem: revisão integrativa. Acta paul. enferm, Ago 2017, vol.30, no.4, p.442-450. ISSN 0103-2100.

MOTTA, P.R. Gestão Contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro, Record, 2002.

PAIVA, S. M. A.; SILVEIRA, C. A.; GOMES, E. L. R.; TESSUTO, M. C.; SARTORI N. R. Teorias administrativas na saúde. Revista de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 311-316, 2010.

WESTPHAL, M.F; ALMEIDA, E.S (Org) Gestão de Serviços de Saúde. São Paulo. 2001. EDUSP.

* referências específicas sobre os temas tratados nas aulas serão oferecidas pelo docente responsável.
 

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