Que o aluno seja capaz de compreender o hospital como unidade produtora de serviços, inserido no sistema de saúde, reconhecendo os modelos de organização do trabalho e da assistência em enfermagem, a influência das teorias administrativas tendo como referência desempenhos relativos à sua participação na organização hospitalar, nos métodos de trabalho e nos modelos clínicos assistenciais.
A disciplina focaliza a inserção do hospital no sistema de saúde, desenvolvendo conhecimentos acerca da organização do trabalho de enfermagem e dos modelos clínicos de atenção hospitalar.
Saberes Procedimentais: 1) Percepção e compreensão da inserção do hospital no SUS 2) Promover a articulação dos princípios do SUS e hospital. 3) Compreender o acesso regulado, a política nacional de atenção hospitalar, Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais. 4) Reflexão acerca da aproximação da dimensão assistência e gerencial do trabalho do enfermeiro na atenção hospitalar 5) Reflexão a cerca do modelo clínico individual de assistência e da clínica ampliada e implicações para a gestão do trabalho em saúde e enfermagem 6) Compreender as relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem. 7) Discutir a cerca da relevância das competências e instrumentos gerenciais do enfermeiro na atenção hospitalar no que tange a liderança de enfermagem, a tomada de decisão, o dimensionamento de pessoal e supervisão de enfermagem. Saberes Procedimentais: 1) Percepção e compreensão da inserção do hospital no SUS 2) Promover a articulação dos princípios do SUS e hospital. 3) Compreender o acesso regulado, a política nacional de atenção hospitalar, Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais. 4) Reflexão acerca da aproximação da dimensão assistência e gerencial do trabalho do enfermeiro na atenção hospitalar 5) Reflexão a cerca do modelo clínico individual de assistência e da clínica ampliada e implicações para a gestão do trabalho em saúde e enfermagem 6) Compreender as relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem. 7) Discutir a cerca da relevância das competências e instrumentos gerenciais do enfermeiro na atenção hospitalar no que tange a liderança de enfermagem, a tomada de decisão, o dimensionamento de pessoal e supervisão de enfermagem. Saberes Atitudinais: No contexto das discussões, dinâmicas, exercícios gerenciais: 1) Caracterizar a inserção do hospital no SUS, na RAS, e discutir a cerca da articulação dos princípios do SUS com o hospital 2) Aproximar-se da dimensão assistencial e gerencial do trabalho do enfermeiro; 3) Relacionar teorias administrativas, modelos tradicionais e contemporâneos de gestão às implicações para organização do trabalho e do cuidado; 4) Identificar a inserção do Enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde no hospital discutindo aspectos das relações interpessoais, grupais e institucionais. 5) Caracterizar as competências gerenciais do enfermeiro no âmbito do seu trabalho no hospital tais como: tomada de decisão gerencial, liderança, supervisão de enfermagem; 6) Discutir o uso de tecnologias de informação e comunicação como instrumentos do trabalho do enfermeiro; 7) Participar ativamente nas discussões, nas dinâmicas propostas e exercícios gerenciais; Método de Ensino: O conteúdo teórico da disciplina está distribuído em uma sequência de atividades que contempla atividades de dispersão (onde o estudante identifica a realidade da prática gerencial) e períodos de concentração (que consistem na teorização da gerência em enfermagem). Os estudantes assumem papéis de coordenador e relator de atividades, favorecendo a vivência do trabalho em grupo. Haverá também o uso de estratégias tecnológicas de ensino remoto.
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