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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0340 - Organização e Gestão em Saúde e Enfermagem na Atenção Hospitalar I
Organization and Management in Health and Nursing in Hospital Care I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de compreender o hospital como unidade produtora de serviços, inserido no sistema de saúde, reconhecendo os modelos de organização do trabalho e da assistência em enfermagem, a influência das teorias administrativas tendo como referência desempenhos relativos à sua participação na organização hospitalar, nos métodos de trabalho e nos modelos clínicos assistenciais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
246832 - Ana Maria Laus
400692 - Andrea Bernardes
624890 - Carmen Silvia Gabriel
2220382 - Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
1056703 - Lucieli Dias Pedreschi Chaves
1464070 - Marta Cristiane Alves Pereira
2764987 - Sílvia Helena Henriques
 
Programa Resumido
A disciplina focaliza a inserção do hospital no sistema de saúde, desenvolvendo conhecimentos acerca da organização do trabalho de enfermagem e dos modelos clínicos de atenção hospitalar.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1) Hospital como unidade produtora de saúde.
2) Inserção do hospital no Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e repercussão para o trabalho do enfermeiro; 
3) O trabalho gerencial do enfermeiro;
4) Modelos tradicionais e contemporâneos de gestão e implicações para organização do trabalho e do cuidado: 
5) Relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem: O processo de liderança, liderança transformacional, habilidades essenciais para o exercício da liderança, gestão de conflitos.
6) O trabalho em equipe multiprofissional de saúde e equipe de enfermagem, considerando aspectos que envolvem a interprofissionalidade no contexto do hospital.
7) Tecnologia da informação e comunicação nos processos de trabalho do enfermeiro 
8) Tomada de decisão gerencial do enfermeiro no hospital 
9) Dimensionamento de profissionais de enfermagem em serviços de saúde
10) Supervisão em enfermagem

Saberes Procedimentais:
1) Percepção e compreensão da inserção do hospital no SUS 
2) Promover a articulação dos princípios do SUS e hospital.
3) Compreender o acesso regulado, a política nacional de atenção hospitalar, Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
4) Reflexão acerca da aproximação da dimensão assistência e gerencial do trabalho do enfermeiro na atenção hospitalar 
5)  Reflexão acerca do modelo clínico individual de assistência e da clínica ampliada e implicações para a gestão do trabalho em saúde e enfermagem
6) Compreender as relações interpessoais, grupais e institucionais no âmbito do gerenciamento em enfermagem.
7) Discutir acerca da relevância das competências e instrumentos gerenciais do enfermeiro na atenção hospitalar no que tange a liderança de enfermagem, a tomada de decisão, o dimensionamento de pessoal e supervisão de enfermagem.

Saberes Atitudinais:
No contexto das discussões, dinâmicas, exercícios gerenciais:
1) Caracterizar a inserção do hospital no SUS, na RAS, e discutir acerca da articulação dos princípios do SUS com o hospital
2) Aproximar-se da dimensão assistencial e gerencial do trabalho do enfermeiro;
3) Relacionar teorias administrativas, modelos tradicionais e contemporâneos de gestão às implicações para organização do trabalho e do cuidado;
4) Identificar a inserção do Enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde no hospital discutindo aspectos das relações interpessoais, grupais e institucionais. 
5) Caracterizar as competências gerenciais do enfermeiro no âmbito do seu trabalho no hospital tais como: tomada de decisão gerencial, liderança, supervisão de enfermagem;
6) Discutir o uso de tecnologias de informação e comunicação como instrumentos do trabalho do enfermeiro;
7) Participar ativamente nas discussões, nas dinâmicas propostas e exercícios gerenciais;

Método de Ensino:
Será utilizada a pedagogia da problematização como estratégia de ensino-aprendizagem. O conteúdo teórico da disciplina está distribuído em uma sequência de atividades que contempla atividades de dispersão (onde o estudante identifica a realidade da prática gerencial) e períodos de concentração (que consistem na teorização da gerência em enfermagem). Os estudantes assumem papéis de coordenador e relator de atividades, favorecendo a vivência do trabalho em grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se realizará de forma contínua e coparticipada objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do estudante, considerando aspectos cognitivos e de desempenho nas atividades propostas em sala de aula.
Constará de duas provas escritas valendo de zero a nove cada uma delas. Além disso, haverá avaliação contínua em sala de aula levando-se em conta os critérios de assiduidade, pontualidade e participação nas atividades previstas, valendo de zero a um ponto, devendo ser somado a cada nota da prova.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 5 (cinco) nas avaliações e frequência mínima de 70% nas atividades programadas. O aluno que obtiver média aritmética inferior a cinco e superior ou igual a três será submetido à recuperação. O aluno será reprovado se obtiver média inferior a três.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido à recuperação ao término da disciplina, conforme o período estipulado no calendário escolar. A recuperação constará de uma prova escrita, valendo de zero a dez, sendo aprovado o aluno que obtiver média aritmética nota igual ou superior a cinco entre a média final da disciplina e da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
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* referências específicas sobre os temas tratados nas aulas serão oferecidas pelo docente responsável.
 

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