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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enfermagem Geral e Especializada
 
Disciplina: ERG0410 - Organização e Gestão em Saúde e Enfermagem na Atenção Hospitalar
Organization and Management in Health and Nursing in Hospital Care

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: 
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência da organização e gestão do cuidado, com ênfase nos serviços hospitalares, contextualizados aos demais níveis de atenção, gerenciando a Unidade de Internação e o cuidado de enfermagem, articulando demandas de saúde, políticas de recursos humanos em enfermagem e instrumentos gerenciais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4906394 - Amanda Salles Margatho do Nascimento
246832 - Ana Maria Laus
400692 - Andrea Bernardes
624890 - Carmen Silvia Gabriel
2220382 - Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
1056703 - Lucieli Dias Pedreschi Chaves
1464070 - Marta Cristiane Alves Pereira
2764987 - Sílvia Helena Henriques
 
Programa Resumido
Esta disciplina analisa a atenção à saúde em nível hospitalar e procura instrumentalizar o estudante para assumir a função gerencial do cuidado de enfermagem e da Unidade de Internação, reconhecendo-se como agente deste processo, coordenando o trabalho da equipe de enfermagem. Busca desenvolver conhecimentos/competências relativos a planejamento, tomada de decisão, recursos humanos, supervisão, recursos materiais, informatização, relações de trabalho, com vistas à promoção da qualidade e da humanização do cuidado na perspectiva da clínica ampliada.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Pressupostos do Gerenciamento do cuidado de enfermagem
--A articulação da gerência e do cuidado de enfermagem considerando contextos e demandas de saúde.
--Supervisão e Liderança em Enfermagem
--Avaliação do Cuidado
- Gerenciamento da unidade de internação
--Planejamento Estratégico Situacional
--Recursos Materiais
--Relações no Trabalho e Ética 
--Qualidade na Prestação de Serviços de Saúde
--Informatização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
- Gerenciamento de pessoas
--Políticas de Recursos Humanos e tendências da força de trabalho em enfermagem
--Dimensionamento do pessoal de enfermagem
--Recrutamento e seleção
--Distribuição do pessoal para o trabalho de enfermagem (escala de férias, mensal e diária)
--Educação Permanente

Saberes Procedimentais:
- Articulação do cuidado e da gerência em enfermagem;
- Estabelecimento de ações gerenciais a partir de necessidades assistenciais individuais; 
- Conhecimento dos pacientes internados na clínica com identificação e intervenção nas necessidades de saúde;
- Utilização de instrumentos gerenciais para identificar a complexidade assistencial dos pacientes;
- Aprimoramento de habilidades para o desenvolvimento de intervenções de enfermagem;
- Desenvolvimento de habilidades para realização de internação e alta hospitalar;
- Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo ético e científico no relacionamento com a equipe da saúde, clientes e família;
- Desenvolvimento de registros de enfermagem;
- Reflexão acerca do papel do enfermeiro no gerenciamento de uma unidade de internação e a relação com as Redes de Atenção à Saúde.
Desenvolvimento de habilidades para utilização das ferramentas gerenciais: supervisão, liderança, planejamento e avaliação do cuidado;
- Desenvolvimento de habilidade para gerenciar recursos materiais e físicos
- Organização e coordenação da passagem de plantão.
- Reflexão acerca do papel do enfermeiro no gerenciamento de uma unidade de internação e a relação com os demais setores do hospital;
- Planejamento de ações assistenciais e gerenciais;
  - Trabalhar com as prioridades;
 - Compreensão sobre a atuação e articulação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde;
- Reconhecimento das necessidades da unidade e equipe no que tange às pessoas/equipe;
- Identificação e propostas de intervenção nos problemas da equipe de enfermagem hospitalar relacionados ao trabalho;
- Identificação das necessidades e desenvolvimento de propostas de atividades educativas com base nos pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde;
- Utilização de instrumentos gerenciais para realização de dimensionamento quanti-qualitativo, recrutamento e seleção do pessoal de enfermagem na atenção hospitalar;
- Desenvolvimento de atividades relacionadas ao dimensionamento de pessoal tais como: escala mensal e diária de distribuição de pessoal de enfermagem.

Saberes Atitudinais:
- Desenvolvimento de atitude pró ativa para o gerenciamento do cuidado de enfermagem;
- Inserção e integração do estudante no grupo de trabalho;
- Demonstração de atitudes éticas no gerenciamento do cuidado de enfermagem;
- Relacionamento terapêutico na abordagem com o cliente e família e equipe;
- Compreensão da função do enfermeiro no planejamento e liderança do cuidado ao cliente;
- Atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal de acordo com o ambiente hospitalar e com normas de segurança;
- Capacidade para o gerenciamento do cuidado de enfermagem de forma sistemática, estabelecendo prioridades e utilizando os recursos materiais e equipamentos disponíveis;
- Desenvolvimento de iniciativa e capacidade de tomar decisões com base nas prioridades de assistência;
- Atuação com foco na qualidade e segurança da prestação de serviços de saúde, de acordo com as políticas emanadas pelos Ministérios da Saúde e Educação;
- Atuação com foco na utilização de informação e informatização de serviços de saúde.

Método de Ensino:
A disciplina utiliza o referencial pedagógico crítico-reflexivo e a integração ensino-serviço, utilizando a metodologia da problematização (ação/reflexão/ação), incluindo a inserção na prática hospitalar, a organização da experiência vivida (reflexão com teorização) e nova ação no cenário da prática. São utilizadas estratégias para articular as discussões de organização e gestão em saúde e enfermagem na atenção hospitalar, articuladas aos demais níveis da Rede de Atenção à Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada de forma contínua e coparticipada. O aluno será avaliado quanto à sua atuação no cenário de prática, levando-se em conta os aspectos de assiduidade, pontualidade e desempenho nas atividades previstas = nota 1 (peso 2). O aluno será avaliado, ainda, por meio de duas atividades as quais comporão a nota 2 (peso 1): 1) desenvolvimento de exercício de dimensionamento de pessoal, escala mensal e análise de problemas gerenciais identificados na unidade de internação; 2) elaboração de um texto crítico-reflexivo acerca de um caso gerencial contemplando os conhecimentos teóricos abordados na disciplina.
Critério
As notas variarão de 0 a 10,0 (zero a dez) e será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco). A sua nota final será a média aritmética das notas 1 e 2. Para aprovação será considerada frequência mínima de 70% às atividades programadas. O aluno será reprovado se obtiver nota inferior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
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* referências específicas sobre os temas tratados nas aulas serão oferecidas pelo docente responsável.
 

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