Que o aluno seja capaz de: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência da organização e gestão do cuidado, com ênfase nos serviços hospitalares, contextualizados aos demais níveis de atenção, gerenciando a Unidade de Internação e o cuidado de enfermagem, articulando demandas de saúde, políticas de recursos humanos em enfermagem e instrumentos gerenciais.
Esta disciplina analisa a atenção à saúde em nível hospitalar e procura instrumentalizar o estudante para assumir a função gerencial do cuidado de enfermagem e da Unidade de Internação, reconhecendo-se como agente deste processo, coordenando o trabalho da equipe de enfermagem. Busca desenvolver conhecimentos/competências relativos a planejamento, tomada de decisão, recursos humanos, supervisão, recursos materiais, informatização, relações de trabalho, com vistas à promoção da qualidade e da humanização do cuidado na perspectiva da clínica ampliada.
Saberes Cognitivos: - Pressupostos do Gerenciamento do cuidado de enfermagem --A articulação da gerência e do cuidado de enfermagem considerando contextos e demandas de saúde. --Supervisão e Liderança em Enfermagem --Avaliação do Cuidado - Gerenciamento da unidade de internação --Planejamento Estratégico Situacional --Recursos Materiais --Relações no Trabalho e Ética --Qualidade na Prestação de Serviços de Saúde --Informatização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem - Gerenciamento de pessoas --Políticas de Recursos Humanos e tendências da força de trabalho em enfermagem --Dimensionamento do pessoal de enfermagem --Recrutamento e seleção --Distribuição do pessoal para o trabalho de enfermagem (escala de férias, mensal e diária) --Educação Permanente Saberes Procedimentais: - Articulação do cuidado e da gerência em enfermagem; - Estabelecimento de ações gerenciais a partir de necessidades assistenciais individuais; - Conhecimento dos pacientes internados na clínica com identificação e intervenção nas necessidades de saúde; - Utilização de instrumentos gerenciais para identificar a complexidade assistencial dos pacientes; - Aprimoramento de habilidades para o desenvolvimento de intervenções de enfermagem; - Desenvolvimento de habilidades para realização de internação e alta hospitalar; - Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo ético e científico no relacionamento com a equipe da saúde, clientes e família; - Desenvolvimento de registros de enfermagem; - Reflexão acerca do papel do enfermeiro no gerenciamento de uma unidade de internação e a relação com as Redes de Atenção à Saúde. Desenvolvimento de habilidades para utilização das ferramentas gerenciais: supervisão, liderança, planejamento e avaliação do cuidado; - Desenvolvimento de habilidade para gerenciar recursos materiais e físicos - Organização e coordenação da passagem de plantão. - Reflexão acerca do papel do enfermeiro no gerenciamento de uma unidade de internação e a relação com os demais setores do hospital; - Planejamento de ações assistenciais e gerenciais; - Trabalhar com as prioridades; - Compreensão sobre a atuação e articulação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde; - Reconhecimento das necessidades da unidade e equipe no que tange às pessoas/equipe; - Identificação e propostas de intervenção nos problemas da equipe de enfermagem hospitalar relacionados ao trabalho; - Identificação das necessidades e desenvolvimento de propostas de atividades educativas com base nos pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde; - Utilização de instrumentos gerenciais para realização de dimensionamento quanti-qualitativo, recrutamento e seleção do pessoal de enfermagem na atenção hospitalar; - Desenvolvimento de atividades relacionadas ao dimensionamento de pessoal tais como: escala mensal e diária de distribuição de pessoal de enfermagem. Saberes Atitudinais: - Desenvolvimento de atitude pró ativa para o gerenciamento do cuidado de enfermagem; - Inserção e integração do estudante no grupo de trabalho; - Demonstração de atitudes éticas no gerenciamento do cuidado de enfermagem; - Relacionamento terapêutico na abordagem com o cliente e família e equipe; - Compreensão da função do enfermeiro no planejamento e liderança do cuidado ao cliente; - Atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal de acordo com o ambiente hospitalar e com normas de segurança; - Capacidade para o gerenciamento do cuidado de enfermagem de forma sistemática, estabelecendo prioridades e utilizando os recursos materiais e equipamentos disponíveis; - Desenvolvimento de iniciativa e capacidade de tomar decisões com base nas prioridades de assistência; - Atuação com foco na qualidade e segurança da prestação de serviços de saúde, de acordo com as políticas emanadas pelos Ministérios da Saúde e Educação; - Atuação com foco na utilização de informação e informatização de serviços de saúde. Método de Ensino: A disciplina utiliza o referencial pedagógico crítico-reflexivo e a integração ensino-serviço, utilizando a metodologia da problematização (ação/reflexão/ação), incluindo a inserção na prática hospitalar, a organização da experiência vivida (reflexão com teorização) e nova ação no cenário da prática. São utilizadas estratégias para articular as discussões de organização e gestão em saúde e enfermagem na atenção hospitalar, articuladas aos demais níveis da Rede de Atenção à Saúde.
ALMEIDA, M.L. et al. Instrumentos gerenciais utilizados na tomada de decisão do enfermeiro no contexto hospitalar. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 20 (Esp), p.131-7, 2011. BARBOSA, LR.; Melo, MRAC. Relações entre qualidade da assistência de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, Jun 2008, vol. 61, no.3, p.366-370. BERNARDES A., CECÍLIO L.C.O., ÉVORA Y.D.M., GABRIEL C.S., CARVALHO M.B. Modelo de gestão colegiada e descentralizada em hospital público: a ótica da equipe de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011; 19(4):1003-1010. BERNARDES A., CUMMINGS G., ÉVORA Y.D.M., GABRIEL C.S. Framing the difficulties resulting from implementing a Participatory Management Model in a public hospital. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2012; 20(6): 1142-1151. CARVALHO, J.F.S.; CHAVES, L.D.P . Supervisão de Enfermagem no contexto hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, p. 508-520, 2011. CARVALHO M.C., ROCHA F.L.R., MARZIALE M.H.P., GABRIEL C.S., BERNARDES A. Valores e práticas de trabalho que caracterizam a cultura organizacional de um hospital público. Texto Contexto Enferm 2013; 22(3): 746-53. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n3/v22n3a22.pdf CASTILHO, V.; GONÇALVES, V.L.M. Gerenciamento de recursos materiais. In: KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. 2 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. cap. 12. p. 155-167. CAMELO, S.H.H; SILVA, V.L.S.; LAUS, A.M.; CHAVES, L.D.P. . Perfil profissional de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino. Cienc. enferm., Concepción, v. 19, n. 3, p. 51-62, 2013 . CHAVES, L. D. P; LAUS, AM, CAMELO, SH.H. Ações gerenciais e assistenciais do enfermeiro em unidade de terapia intensiva. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jul/sep;14(3):671-8. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v14/n3/v14n3a25.htm CHAVES, L.D.P. et al. Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 70, n. 5, p. 1106-1111, out. 2017. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Ed. Compacta. 3 ed., São Paulo, Ed. Campus Elsevier, 2004. COREn - Decisão COREn-SP/DIR/008/99 Normatiza a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. COREN_SP. São Paulo, n.26, Jan./Fev., 2000. EL HETTI, L. B.; BERNARDES A.; GABRIEL, C. S.; FORTUNA, C. M.; MAZIERO, V. G. Educação permanente/continuada como estratégias de gestão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n.4, p. 973-982, 2013. FRANÇOLIN L, GABRIEL CS, BERNARDES A, SILVA AEBC, BRITO MFP, MACHADO JP. Gerenciamento da segurança do paciente sob a ótica dos enfermeiros. Revista da Escola de Enfermagem USP. 2015;49(2):275–281. GABRIEL, CS; RAMOS, D; BOLDRINI, A; KEMPFER, SS; BERNARDES, A; ROCHA, FLR. Usage of quality indicators in hospital nursing services in Brazil. Journal of Hospital Administration, v. 2, p. 91-99, 2013. GABRIEL, C.S.; BOGARIN, D.F.; MIKAEL, S.; CUMMINGS, G.; BERNARDES, A.; GUTIERREZ, L.; CALDANA, G. Perspectiva de las enfermeras brasileñas sobre el impacto de la Acreditación Hospitalaria. Enfermeria Global. p381-394, nº49 enero 2018. HAYASHIDA, k. Y. et al. A tomada de decisão da equipe de enfermagem após revitalização do modelo compartilhado de gestão. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 23, n.2, p. 286-93, Abr-Jun, 2014. KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em enfermagem. 2ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. MARIN, H.F. Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. J. Health Inform, v.2, n.1, p. 20-4, 2010. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/4/52. Acesso em: 27 set 2015. MENEGUETI, M. G.; NICOLUSSI, A. C.; SCARPARO, A. F.; CAMPOS, L. F.; CHAVES, LDP; LAUS, A. M. Dimensionamento de pessoal de enfermagem nos serviços hospitalares: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, p. 551-563, 2013. MOURA, A.A.; BERNARDES, A.; BALSANELLI, A.P.; ZANETTI, A.B.; GABRIEL, C.S. Liderança e satisfação no trabalho da enfermagem: revisão integrativa. Acta paul. enferm., Ago 2017, vol.30, no.4, p. 442-450. ISSN 0103-2100. MUNARI D.B., BEZERRA A.L.Q., CHAVES L.D.P., ROCHA B.S., RIBEIRO L.C.M. Importância da formação e desafios para o desenvolvimento de lideranças em enfermagem. In: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA, organizadores. PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 5. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2015.p. 9-42. (Sistema de Educação Continuada a Distância, v. 1). PERES, H.H.C.P.; MARIN, H. F. . Informática em Enfermagem e Telenfermagem:desafios e avanços na formação e no cuidado. Journal of Health Informatics, v. 4, p. I-II-II, 2012. ROCHA, F. L. R.; MARZIALE, M. H. P.; CARVALHO, M. C.; ID, S. F. C.; CAMPOS, M. C. T. Organizational culture of a Brazilian public hospital. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso), v. 48, p. 308-314, 2014. SABBATINI, R.M.E. Tendências e perspectivas para os sistemas de informação na saúde. Ministério da Saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2014, p. 507-522. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/por_que_gesiti_gestao_sistemas.pdf. Acesso em: 27 set 2015. SOUZA, M.K.B.; MELO, C. M. M. Atuação de Enfermeiras nas Macrofunções Gestoras em Saúde. Revista Enfermagem UERJ, v. 17, p. 198-202, 2009. * referências específicas sobre os temas tratados nas aulas serão oferecidas pelo docente responsável.