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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0104 - Biologia Celular, Histologia e Embriologia
Cell Biology, Histology and Embryology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Propiciar a compreensão integrada de mecanismos moleculares e celulares no desenvolvimento humano, como subsídio para a formação do enfermeiro na área de competência do cuidado integral às necessidades de saúde individuais e coletivas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1045392 - Gabriela Silva Bisson
1419005 - Milena Jorge Simões Flória
 
Programa Resumido
Conceitos e mecanismos fundamentais da organização estrutural e funcional da célula eucariota envolvidos no desenvolvimento do ser humano e suas interfaces com o cuidado em saúde. Revisão de conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Biologia com foco na biologia humana, organização celular e funções vitais básicas; DNA.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
MÓDULO 1 - BIOLOGIA CELULAR: organização do corpo humano e das células (macromoléculas: água, carboidratos, lipídeos, proteínas e ácido nucleicos); estrutura física das células (estruturas membranosas/organelas, citosol e núcleo); sistemas funcionais da célula (endocitose e síntese; respiração celular; transporte, comunicação intra/extracelular e sinalização celular; rotas secretoras e exocitose; citoesqueleto); armazenamento e transmissão da informação genética (DNA; estrutura dos cromossomos; replicação; controle da expressão gênica; transcrição e processamento do RNA; código genético e tradução); ciclo celular.
MÓDULO 2 - HISTOLOGIA: métodos de estudo histológico (cortes); histologia dos tecidos epitelial, conjuntivo (ósseo, cartilaginoso, adiposo e sanguíneo), muscular (liso, esquelético e cardíaco) e nervoso.
MÓDULO 3 - EMBRIOLOGIA: gametogênese; meiose e fecundação; desenvolvimento embrionário (1ª. a 8ª. semana/organogênese) e fetal; introdução à dismorfologia e anomalias congênitas.

Saberes Procedimentais
Realizar leituras programadas, estudos dirigidos, estudos de caso, mapa mental, representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário/fetal.

Saberes Atitudinais:
Compreender a aplicação e a integração dos aspectos fundamentais da biologia celular, da histologia e da embriologia à prática clínica do enfermeiro; desenvolver a comunicação interpessoal; aprimorar o raciocínio crítico-reflexivo; exercitar a tomada de decisão, negociação de conflitos e o enfrentamento das diferenças; aprimorar a postura proativa.

Método de Ensino:
1) Aulas expositivas dialogadas; 2) Uso da plataforma virtual e-disciplinas para interação discentes/docentes durante as etapas da disciplina (cronograma/programa de estudos; aulas ministradas, no formato pdf; orientações sobre os trabalhos a serem realizados; material de apoio -capítulos, artigos científicos e vídeos-; realização de fóruns, chats e diálogos para esclarecimento de dúvidas; devolutiva de atividades discentes; avaliações somativas e resultados das avaliações); 3) Realização de leituras programadas, estudos dirigidos, estudos de caso, mapa mental, representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário/fetal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em função de seu aproveitamento verificado em cada um dos três módulos da disciplina (1. Biologia Celular; 2. Histologia e 3. Embriologia), mediante a realização de três avaliações de aprendizado, uma ao final de cada módulo, acrescidas de pelo menos três trabalhos, decorrentes de seminários, aulas práticas, pesquisas, leituras programadas, estudos dirigidos, estudos de caso, mapa mental, representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário/fetal.
Critério
O estudante deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) em cada um dos módulos da disciplina. Os estudantes que não atingirem, em cada módulo, o desempenho mínimo esperado (nota maior ou igual a 5,0) realizarão recuperação do(s) respectivo(s) módulo(s). Neste caso, a nota final do módulo será a média aritmética entre a nota do referido módulo e de sua recuperação. Será considerado aprovado o estudante que obtiver frequência maior ou igual a 70% nas atividades programadas e média final, composta pela média aritmética dos três módulos, maior ou igual a 5,0. Cada módulo terá três trabalhos e uma avaliação, sendo: Trabalho 1) Valendo 1,00 ponto – Portfólio das aulas práticas = relatório + representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário, este último conteúdo para o módulo de Embriologia apenas; Trabalho 2) Valendo 1,5 ponto – Estudo dirigido; Trabalho 3) Valendo 0,5 ponto – Mapa mental e Avaliação valendo 7,0 pontos. As avaliações do 1º e 2º módulos serão teóricas e a avaliação do 3º módulo será avaliação prática. Nota de cada módulo = nota da avaliação (0,0 a 7,0) + nota dos trabalhos, de acordo com a natureza da disciplina (0,0 a 3,0) – Total = 0,0 a 10,0.
Norma de Recuperação
Estudantes com presença maior ou igual a 70% nas atividades programadas e que tiverem média final superior a 3,0 (três) poderão realizar a recuperação. Será aplicado o critério descrito no campo “Critério de Avaliação”, ou seja, recuperação dos módulos em que o estudante não atingiu o desempenho mínimo esperado (nota maior ou igual a 5,0), devendo o estudante obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) em cada um dos módulos da disciplina.
 
Bibliografia
     
ALBERTS. B; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed, 2011. 864 p.

ALBERTS. B; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia molecular da célula. Artmed, 2010. 1396p.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. Guanabara Koogan, 2013. 556p.

MOORE, K.L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Clínica. Editora Elsevier, 2013. 552p.

SADLER, T. W. LANGMAN-Embriologia Médica. Guanabara Koogan, 2010. 340p.
 

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