Propiciar a compreensão integrada de mecanismos moleculares e celulares no desenvolvimento humano, como subsídio para a formação do enfermeiro na área de competência do cuidado integral às necessidades de saúde individuais e coletivas.
Conceitos e mecanismos fundamentais da organização estrutural e funcional da célula eucariota envolvidos no desenvolvimento do ser humano e suas interfaces com o cuidado em saúde. Revisão de conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Biologia com foco na biologia humana, organização celular e funções vitais básicas; DNA.
Saberes Cognitivos: MÓDULO 1 - BIOLOGIA CELULAR: organização do corpo humano e das células (macromoléculas: água, carboidratos, lipídeos, proteínas e ácido nucleicos); estrutura física das células (estruturas membranosas/organelas, citosol e núcleo); sistemas funcionais da célula (endocitose e síntese; respiração celular; transporte, comunicação intra/extracelular e sinalização celular; rotas secretoras e exocitose; citoesqueleto); armazenamento e transmissão da informação genética (DNA; estrutura dos cromossomos; replicação; controle da expressão gênica; transcrição e processamento do RNA; código genético e tradução); ciclo celular. MÓDULO 2 - HISTOLOGIA: métodos de estudo histológico (cortes); histologia dos tecidos epitelial, conjuntivo (ósseo, cartilaginoso, adiposo e sanguíneo), muscular (liso, esquelético e cardíaco) e nervoso. MÓDULO 3 - EMBRIOLOGIA: gametogênese; meiose e fecundação; desenvolvimento embrionário (1ª. a 8ª. semana/organogênese) e fetal; introdução à dismorfologia e anomalias congênitas. Saberes Procedimentais Realizar leituras programadas, estudos dirigidos, estudos de caso, mapa mental, representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário/fetal. Saberes Atitudinais: Compreender a aplicação e a integração dos aspectos fundamentais da biologia celular, da histologia e da embriologia à prática clínica do enfermeiro; desenvolver a comunicação interpessoal; aprimorar o raciocínio crítico-reflexivo; exercitar a tomada de decisão, negociação de conflitos e o enfrentamento das diferenças; aprimorar a postura proativa. Método de Ensino: 1) Aulas expositivas dialogadas; 2) Uso da plataforma virtual e-disciplinas para interação discentes/docentes durante as etapas da disciplina (cronograma/programa de estudos; aulas ministradas, no formato pdf; orientações sobre os trabalhos a serem realizados; material de apoio -capítulos, artigos científicos e vídeos-; realização de fóruns, chats e diálogos para esclarecimento de dúvidas; devolutiva de atividades discentes; avaliações somativas e resultados das avaliações); 3) Realização de leituras programadas, estudos dirigidos, estudos de caso, mapa mental, representação artística de lâminas e das fases do desenvolvimento embrionário/fetal.
ALBERTS. B; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed, 2011. 864 p.ALBERTS. B; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia molecular da célula. Artmed, 2010. 1396p.JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. Guanabara Koogan, 2013. 556p.MOORE, K.L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Clínica. Editora Elsevier, 2013. 552p.SADLER, T. W. LANGMAN-Embriologia Médica. Guanabara Koogan, 2010. 340p.