Geral: Oferecer ao aluno condições de prestar cuidados integrais de Nutrição ao indivíduo sadio e grupos populacionais e desenvolver habilidades didáticas sobre Nutrição; Específicos: a) que o aluno reconheça a importância dos nutrientes, suas necessidades diárias e fontes alimentares identificando a alimentação saudável como instrumento de promoção e proteção da saúde; b) que o aluno tenha habilidades para avaliar o estado nutricional do indivíduo de acordo com parâmetros antropométricos e alimentares; c) que o aluno saiba fazer orientações nutricionais para indivíduos sadios e coletividades nas diferentes fases da vida; d) que o aluno compreenda o seu papel na equipe multidisciplinar, tanto na área da saúde como na da educação, auxiliando no processo de assistência nutricional e no ensino de Nutrição.
Nutrição básica: energia, macro e micronutrientes; avaliação do estado nutricional; alimentação saudável; nutrição nas diferentes fases da vida; nutrição em saúde pública; educação nutricional. Esta disciplina faz integração com a disciplina Cuidado Integral em Saúde II oferecida no semestre a fim de fornecer subsídios para o cuidado nutricional de indivíduos e grupos populacionais e para o ensino de Nutrição nos cenários de prática.
Saberes Cognitivos: 1- Reconhecer os alimentos como fontes de nutrientes e suas funções no organismo 2- Conhecer os métodos de avaliação do estado nutricional; realizar medidas antropométricas e entrevistas para coleta de dados alimentares 3- Conhecer as diretrizes da promoção da Alimentação Saudável 4- Conhecer os princípios alimentares nas diferentes fases da vida: gestação, infância, adolescência, idade adulta e velhice 5- Conhecer as políticas e programas de alimentação e nutrição 6- Conhecer os princípios da Educação Nutricional Saberes Procedimentais: Ser capaz de: reconhecer a alimentação como fonte de nutrientes e seu papel na promoção de saúde e prevenção de doenças; identificar o estado nutricional das pessoas utilizando os métodos apropriados para coleta de dados antropométricos (peso, altura, circunferências e dobras subcutâneas) e alimentares (Recordatório de 24h; Registro e Frequência Alimentar); analisar a alimentação das pessoas a partir de guias alimentares e fornecer orientações nutricionais Utilizar a Educação Nutricional como ferramenta de orientação nutricional Saberes Atitudinais: Saber se relacionar com profissionais da saúde e pessoas da comunidade com ética, respeito e dignidade. Método de Ensino: a) exposição dialogada; b) prática de medidas antropométricas em laboratório; c) entrevista com usuários do sistema de saúde; d) estudo de caso; e) exercícios sobre cálculos nutricionais (avaliação antropométrica e análise da alimentação do próprio aluno; avaliação, análise e orientação sobre a alimentação de um usuário do serviço de saúde); f) dinâmica de estratégias de educação nutricional.
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