Mostrar a importância da utilização de técnicas estatísticas na descrição e interpretação de dados de saúde, familiarizando os alunos de Enfermagem com a linguagem e a metodologia estatísticas em nível introdutório.
1. Estatística Descritiva e Indutiva; 2. Variáveis: tipos de forma de coleta; 3. Estatísticas de Saúde: Coeficientes e Índices mais utilizados em Saúde Pública; 4. Medidas de Posição ou Tendência Central; 5. Medidas de Variabilidade ou Dispersão; 6. Associação em tabelas de contingência 2 X 2. 7. Correlação e Regressão Linear; 8. Probabilidade; 9. Distribuições Discretas e Contínuas de Probabilidade.
Saberes Cognitivos:1. Estatística descritiva e estatística indutiva. Estudos populacionais: população; censo demográfico; parâmetros; e pirâmide populacional. Estudos amostrais: amostras e estimativas.2. Variáveis: definição. Tipos de variáveis: qualitativas ou quantitativas. Dados primários e dados secundários. Formas de coleta: questionários, inquéritos, instrumentos de medida (conceitos gerais de validade e fidedignidade).3. Eventos vitais: nascimentos vivos, nascimentos mortos e óbitos.4. Indicadores de saúde: coeficientes e índices mais utilizados em saúde pública: coeficiente de mortalidade geral; coeficiente de mortalidade infantil; coeficiente de mortalidade neonatal; coeficiente de mortalidade neonatal precoce; coeficiente de mortalidade neonatal tardia; coeficiente de mortalidade materna; coeficiente de mortalidade por determinada doença, coeficiente de mortalidade específico por sexo, coeficiente de mortalidade específico por idade, coeficiente de prevalência, coeficiente de incidência, proporção de idosos na população. 5. Representação tabular (distribuições de frequências).6. Representação gráfica.7. Medidas de posição ou de tendência central (média aritmética, separatrizes, moda). 8. Medidas de variabilidade ou de dispersão (variância, desvio-padrão, coeficiente de variação de Pearson). 9. Medidas de associação (Qui-quadrado) e Correlação (Coeficiente de Correlação Linear de Pearson).10. Probabilidade: principais conceitos e teoremas.11. Distribuições discretas de probabilidade: Ensaio de Bernoulli e Distribuição Binomial.12. Distribuições contínuas de probabilidade: Distribuição Normal.Saberes Procedimentais: - Resolver listas de exercícios que serão disponibilizadas pelo professor responsável versando sobre conteúdos vistos em sala de aula.- Relacionar os exercícios estatísticos e discussões em sala de aula às situações vivenciadas em atividades acadêmicas (estágios, grupos de pesquisa, entre outros). - Correlacionar os conhecimentos da Estatística ao conteúdo da Epidemiologia, Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.Saberes Atitudinais:- Desenvolvimento de raciocínio lógico.- Capacidade de adotar Método de Ensino:O desenvolvimento do curso dar-se-á com aulas expositivas e dialogadas com os alunos onde o professor ao final de cada semana distribuirá uma lista de exercícios versando sobre os assuntos nela abordados para a resolução em casa e posterior discussão em sala de aula. Sempre que possível enfatizar-se-ão questões relacionadas às situações práticas da vivência dos alunos adquirida com sua participação em estágios, grupos de pesquisa, entre outros. Dessa forma, todo o conteúdo abordado na disciplina será discutido de forma correlacionada ao conteúdo da Epidemiologia, Metodologia e outras disciplinas nas quais o conhecimento adquirido possa ser utilizado bem como aos critérios metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
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