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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0113 - Processo Saúde-doença: Modelos de Interpretação e Intervenção
Health-disease process: Interpretation and Intervention Models

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
- Compreender os conceitos de saúde, saúde pública, atenção primária.
- Compreender a determinação social do processo saúde-doença.
- Compreender os modelos de intervenção do processo saúde-doença numa perspectiva histórica.
- Compreender os modelos de intervenção em saúde e os modos de cuidar em saúde e em enfermagem que foram sendo construídos historicamente a partir das concepções do processo saúde-doença-cuidado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5136369 - Angelina Lettiere Viana
2014642 - Silvia Matumoto
 
Programa Resumido
Esta disciplina introduz os conceitos de saúde e saúde pública, enfocando os modelos de interpretação do processo saúde-doença: unicausal, multicausal, determinação social do processo saúde-doença, que se constituíram historicamente. Ainda, são apresentados os modelos de intervenção que se remetem a cada modelo de interpretação do processo saúde-doença. A determinação social do processo saúde-doença-cuidado é enfocada com ênfase de forma a compreender os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) e o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, assim como a compreensão da saúde como direito de cidadania.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1) Conceito de saúde e doença segundo uma perspectiva histórica.
2) Modelo unicausal de interpretação do processo saúde-doença, seus fundamentos e distintas configurações: concepção miasmática, mágico-religiosa, contato, contágio, bacteriológica.
3) Modelo de multicausalidade com foco específico no modelo da História Natural da Doença (HND): concepção de Homem como um ser biológico, concepção de equilíbrio dinâmico no processo saúde-doença; relação dinâmica entre hospedeiro, agente e ambiente.
4) Articulação do modelo de multicausalidade e os níveis de prevenção segundo a visão da Medicina Preventiva (com foco específico no modelo da  História Natural da Doença).
- Nível de prevenção primário - promoção à saúde e prevenção de doenças/agravos.
-Nível de prevenção secundário – diagnóstico precoce e tratamento adequado/oportuno.
- Nível de Prevenção Terciário – reabilitação.
5) Modelo da Determinação social do processo saúde–doença.
- Conceitos de produção e reprodução social – saúde como produto dos processos de produção e reprodução.
- Homem como ser social, com as interfaces bio-psico, social, econômica, cultural
- Concepção de homem como ser social distinto da concepção de homem como ser biológico.
- Ambiente social-econômico-cultural-econômico diverso do ambiente natural (flora, fauna, clima, etc) da HND.
6) Atenção Primária em Saúde: conceito, interpretações, princípios e atributos.
- Conceito de Atenção Básica como similar ao de APS no contexto brasileiro.
- Conceito de ABS presente na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) considerando a saúde como direito.
- Conceito de Subjetividade presente na PNAB de forma a trazer a ideia de singularidade dos usuários.
7) Sistema Único de Saúde: Princípios organizativos e diretivos.

Saberes Procedimentais:
1) Reconhecer as distintas interpretações dos conceitos de saúde e doença.
2) Reconhecer como estes conceitos foram se conformando na história e como determinam as ações de saúde em momentos históricos distintos.
3) Reconhecer como se configura o modelo de interpretação unicausal, e as diferenças entre as concepções miasmáticas, mágico-religiosa, contato, contagio e bacteriológica.
4) Articular os conceitos decorrentes do modelo unicausal e as intervenções propostas para a prestação do cuidado em saúde e as práticas de enfermagem.
5) Reconhecer como se configura o modelo de interpretação da HND, modelo multicausal.
6) Articular os conceitos decorrentes deste modelo e as intervenções propostas para a prestação do cuidado em saúde.
7) Aplicar o modelo para a interpretação de uma doença com alta morbidade (no momento de oferecimento da disciplina). 
8) Reconhecer como se configura o modelo de interpretação da HND articulado ao modelo de intervenção dos níveis de prevenção (primária, secundária e terciária).
9) Articular os conceitos decorrentes deste modelo de interpretação do processo saúde-doença e as intervenções propostas para a prestação do cuidado em saúde.
10) Aplicar o modelo para a interpretação de uma doença com alta morbidade (no  
      momento de oferecimento da disciplina).
11) Reconhecer o significado de homem como ser social e as diferenças considerando o homem como ser biológico.
12) Reconhecer a utilização do conceito de subjetividade no atendimento em saúde e   
      enfermagem.
13) Reconhecer as diferentes interpretações de APS (porta de entrada, organização de serviços e sistemas, sistema e como direito). 
14)  Aplicar os princípios da APS em situações problema em sala de aula.
15) Reconhecer a saúde como direito fundamental e direito de cidadania como base  
       para o conceito de APS renovada.
16) Reconhecer a utilização do conceito de subjetividade no atendimento em saúde e  
      enfermagem.
17) Reconhecer os princípios organizativos e diretivos do SUS, e os fundamentos que 
      lhe dão sustentação (saúde como direito, APS renovada, direito de cidadania). 
18) Exercitar a partir da realidade do município de Ribeirão Preto, o reconhecimento da 
       organização dos sistema de saúde, com ênfase nas estruturas de saúde do SUS.

Saberes Atitudinais:
1) Manter uma postura receptiva a possibilidade de diferentes olhares sob o mesmo tema ao diferenciar as interpretações do que é saúde e o que é doença.
2) Analisar criticamente as diferentes teorias unicausais e relacionar como elementos destas concepções se fazem presentes no dia a dia do atendimento em saúde. 
3) Manter escuta atenta e não preconceituosa quando em contato com usuários que manifestam estas compreensões de saúde e doença.
4) Relacionar criticamente como os elementos da concepção multicausal se fazem presente no dia a dia do atendimento em saúde e de enfermagem, distinguindo os níveis de prevenção e níveis de atendimento.
5) Analisar criticamente o modelo de determinação do processo saúde-doença e de como este se faz presente na prática dos serviços de saúde.
6) Refletir sobre sua (como aluno) própria condição de ser social e dos processos de produção e reprodução social  em que se encontra inserido.
7) Analisar criticamente como elementos da concepção do modelo da determinação social do processo saúde-doença se fazem presentes no dia a dia do atendimento em saúde e de enfermagem.
8) Analisar criticamente acerca das interpretações de APS e como cada uma destas se conforma na prática dos serviços de saúde.
9) Articular os conceitos e atributos da APS à vivência nos serviços de saúde em que o aluno passa a ter contato.
10) Analisar criticamente e de forma menos preconceituosa as características pessoais e familiares dos usuários e que lhes conferem singularidade no atendimento em saúde e enfermagem.
11) Relacionar como elementos da concepção de APS, segundo a perspectiva da saúde 
      como direito, se fazem presente no dia a dia do atendimento em saúde e de 
      enfermagem.
12) Analisar   criticamente   as   concepções sobre o SUS (dos alunos, dos usuários, dos
      professores) e a aplicação de seus princípios. 

Método de Ensino:
Realização de seminários, estudos em grupo, atividades em sala de aula, discussão de textos e exercícios. Aulas teóricas dialogadas. Os alunos deverão elaborar seminários a serem planejados e apresentados em sala de aula, com a supervisão do docente responsável, visando uma maior aproximação do aluno com a realidade prática do tema abordado. Serão utilizados recursos audiovisuais diversificados para cada tema abordado e técnicas de dinâmica de grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da disciplina se dará através da: participação dos alunos nos grupos de trabalho com a apresentação de relatório grupal e individual; participação dos alunos nas atividades programadas com a apresentação de relatório individual; participação dos alunos nas atividades programadas em sala de aula; prova individual ao final da disciplina.
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
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STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002 727p. Capítulos:1; 7; 8; 9; 10 e 11. https://www.nescon.medicina.ufmg.br/ biblioteca/imagem/0253.pdf 

THORWALD, J. O século dos cirurgiões. CuImprenta Curitiba: Hemus Editora, 2002. p. 223 246 (Mãos sujas).
 

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