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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0115 - Estatísticas de Saúde
Health Statistics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Compreender a utilização de método padronizado para obtenção de informações e produção de resultados válidos e fidedignos com a utilização de conceitos fundamentais de estatísticas de saúde na interpretação de dados de saúde e, em especial, na Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086491 - Claudia Benedita dos Santos
 
Programa Resumido
Levantamento de dados. Classificação Internacional de Doenças (CID); Dados populacionais; Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC); Sistema de Informação de Mortalidade (SIM); Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP); Indicadores de Saúde -  Proporções e Coeficientes mais utilizados em Saúde e, em especial na Enfermagem.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos
1.	Introdução – Levantamento de dados
1.1	Tipos de levantamento
1.2	Níveis de mensuração 
2.	Classificação Internacional de Doenças (CID)
2.1	Histórico
2.2	Revisões – 7ª a 10ª
2.3	Classificações suplementares
2.4	CID 10 – Aspectos técnicos
3.	População
3.1	Censo – Principais características
3.2	Estimativas de população
4.	Nascidos Vivos
4.1	Variáveis associadas à mãe
4.2	Variáveis associadas à gestação
4.3	Variáveis associadas à criança
5.	Mortalidade I
5.1	Causa externa vs natureza da lesão
5.2	Causas mal definidas
5.3	Causa básica de óbito
5.4	Modelo da Declaração de Óbito
5.5	Regras de seleção da causa básica
5.6	As três bases de uma estatística de saúde
5.7	Abrangência dos dados
5.8	Consistência da informação
5.9	Novos municípios
5.10	Causa única ou múltipla
5.11	A importância de conhecer a CID
6.	Mortalidade II
6.1	Sistema Informação de Mortalidade (SIM)
6.2	Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC)
6.3	Números absolutos
6.4	Percentuais – casos ignorados
6.5	Coeficientes (gerais e específicos)
6.6	Mortalidade perinatal
6.7	Mortalidade congênita
6.8	Mortalidade materna
6.9	Natalidade
6.10 Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP)
6.10.1 Limites
6.10.2 Coeficientes
6.10.3 Comparações com indicadores tradicionais de saúde
7.	Conceitos Básicos de Estatística Vital
7.1	Sexo – Razão de masculinidade
7.2	Idade – Razão de dependência/faixas etárias/idades atrativas/data de nascimento vs idade
7.3	Estado civil/religião/localização
7.4	Nacionalidade vs naturalidade
7.5	Escolaridade/ocupação/profissão
7.6	Renda
7.7	Qualidade/fidedignidade dos dados

Saberes Procedimentais
- Resolver exercícios práticos versando sobre conteúdos abordados em sala de aula.
- Relacionar os exercícios práticos e discussões em sala de aula às situações vivenciadas em atividades acadêmicas (estágios, grupos de pesquisa, entre outros). 
- Discutir sobre a aplicação dos conhecimentos da disciplina aos conteúdos da Bioestatística, Epidemiologia, Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso e disciplinas do currículo de Enfermagem que demandem o conhecimento adquirido.

Saberes Atitudinais
- Desenvolvimento de raciocínio lógico.
- Capacidade de adotar critérios quantitativos para resolução de problemas de saúde.
- Capacidade de discernimento entre várias situações de saúde e diferentes formas de resolução.
- Capacidade de resumir e interpretar dados quantitativos objetivando sua utilização em diversas situações na saúde.
- Capacidade de entender resultados numéricos e extrapolá-los para situações práticas na saúde.
- Respeito, compromisso e responsabilidade com a pesquisa.
- Observância aos aspectos éticos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas.
- Desenvolvimento de letramento estatístico e epidemiológico.

Método de Ensino
Aulas expositivas e de exercícios práticos com resolução comentada com os estudantes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão atribuídas notas entre 0,0 (zero) a 10 (dez) em trabalho proposto pelo docente responsável. Este trabalho deverá ser desenvolvido ao longo da disciplina e versará sobre o conteúdo programático, com levantamento de dados junto ao DATASUS.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver frequência mínima de 70% nas aulas e nota mínima 5,0 (cinco) no trabalho proposto pelo docente responsável.
Norma de Recuperação
Não há previsão de recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à Epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 296p.
CID 7ª. Classificação Internacional de Doenças. 7ª Revisão. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 1955.
CID 8ª. Classificação Internacional de Doenças. 8ª Revisão. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 1965. 
CID 9ª. Classificação Internacional de Doenças. 9ª Revisão. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 1975. 
CID 10ª. Classificação Internacional de Doenças. 10ª Revisão. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 1989.
IEZZI, G. Fundamentos da Matemática Elementar. 9. ed. São Paulo. Editora Atual, 2013. 410p.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 333p.
LAURENTI, R. Análise da informação em saúde: 1893-1993, cem anos da Classificação Internacional de Doenças. Revista de Saúde Pública, v. 25, n. 6, p: 407-17, 1991.
LAURENTI, R. et al. Estatísticas de Saúde. 2. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2005. 214p. 
LEVINE, D.M. et al. Estatística - Teoria e Aplicações. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 752p.
LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em Enfermagem-métodos, avaliação crítica e utilização, 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 330p. 
MARTINEZ, E. Z. Bioestatística para os Cursos de Graduação da Área da Saúde. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2023. 345p.
MARTINS, G.A.; DOMINGUES, O. Estatística Geral e Aplicada. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 680p.
MEDRONHO, R.A. et al. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 790p. 
MORETTIN, P.A.; BUSSAB, W.O. Estatística Básica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 568p.
PEREIRA, M.G. Epidemiologia: Teoria e Prática.1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. 598 p.  
TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 318p.
 

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