Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0204 - Nutrição
Nutrition

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: a) oferecer ao aluno condições de prestar cuidados integrais de Nutrição ao indivíduo sadio e grupos populacionais. Específicos a) que o aluno reconheça a importância dos nutrientes, suas necessidades diárias e fontes alimentares identificando a alimentação saudável como instrumento de promoção e proteção da saúde; b) que o aluno tenha habilidades para avaliar o estado nutricional do indivíduo de acordo com parâmetros antropométricos e alimentares; c) que o aluno saiba fazer orientações nutricionais para indivíduos sadios e coletividades nas diferentes fases da vida; d) que o aluno compreenda o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar, auxiliando no processo da assistência nutricional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52392 - Rosane Pilot Pessa
 
Programa Resumido
Nutrição básica: energia, macro e micronutrientes; avaliação do estado nutricional; alimentação saudável; nutrição nas diferentes fases da vida; nutrição em saúde pública. Esta disciplina faz integração com a disciplina Integralidade do Cuidado em Saúde II oferecida no semestre a fim de fornecer subsídios para o cuidado nutricional de indivíduos e grupos populacionais e para o ensino de Nutrição nos cenários de prática.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1- Reconhecer os alimentos como fontes de nutrientes e suas funções no organismo 2- Conhecer os métodos de avaliação do estado nutricional; realizar medidas antropométricas e entrevistas para coleta de dados alimentares 3- Conhecer as diretrizes da promoção da Alimentação Saudável 4- Conhecer os princípios alimentares nas diferentes fases da vida: gestação, infância, adolescência, idade adulta e velhice 5- Conhecer as políticas e programas de alimentação e nutrição

Saberes Procedimentais:
Ser capaz de: 1- reconhecer a alimentação como fonte de nutrientes e seu papel na promoção de saúde e prevenção de doenças; 2- identificar o estado nutricional das pessoas utilizando os métodos apropriados para coleta de dados antropométricos (peso, altura, circunferências e dobras subcutâneas) e alimentares (Recordatório de 24h; Registro e Frequência Alimentar); 3- analisar a alimentação das pessoas a partir de guias alimentares e fornecer orientações nutricionais.

Saberes Atitudinais:
Saber relacionar-se com profissionais da saúde e pessoas da comunidade com ética, respeito e dignidade.

Método de Ensino:
a) exposição dialogada;
b) exercícios sobre cálculos nutricionais (antropométrica e análise da Alimentação do próprio aluno; avaliação, análise e orientação sobre a alimentação de um usuário do serviço de saúde); 
c) prática de medidas antropométricas em laboratório; 
d) entrevista com usuários do sistema de saúde; 
e) estudo de caso; 
f) dinâmica de estratégias de educação nutricional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão considerados o Exercício individual sobre avaliação antropométrica (1,0), o caso clínico (0,5), o estudo de caso (1,5), o Trabalho sobre Educação Nutricional (3,0) e a avaliação teórica individual (4,0).
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Ações, Programas e estratégias. http://dab.saude.gov.br/portaldab/index.php. 

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Fascículo 1 Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Fascículo 2 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

5- BRASIL. Ministério da Saúde. Fascículo 3 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da gestante [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/protocolo_guia_alimentar_fasciculo3.pdf

6- BRASIL. Ministério da Saúde. Fascículo 4 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de crianças de 2 a 10 anos [recurso eletrônico]/ Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/protocolo_guia_alimentar_fasciculo_4.pdf

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 


8. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. rev. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. 

9. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 

10. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 



11. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar: como ter uma alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, [s.d.]. (Guia de bolso) http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/guia_alimentar_bolso

12- BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na Atenção Básica. [recurso eletrônico] Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/marcadores_consumo_alimentar_atencao_basica.pdf

13- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

14. CERVATO-MANCUSO, AM; ANDRADE, SC; VIEIRA, VL. Alimentação e nutrição para o cuidado multiprofissional. Barueri, SP: Editora Manole, 2021.

15. CHEMIM SEABRA DA SILVA, SM; MURA, JP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 3ª ed. São Paulo: Roca, 2015.

16. CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 4ª ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2019.

17- DIEZ-GARCIA, RW & CERVATO-MANCUSO, AM. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

18. DOVERA, TMDS. Nutrição aplicada ao Curso de Enfermagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 

19- MAHAN, LK; RAYMOND, JL. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia - 14ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

20. TADDEI, JA et al. Nutrição em Saúde Pública. 2ª ed. Rio de Janeiro-RJ. Editora Rubio, 2017. 
 

Clique para consultar os requisitos para ERM0204

Clique para consultar o oferecimento para ERM0204

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP