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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0205 - Parasitologia
Parasitology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Carga Horária de Extensão: 3 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
GERAL: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre parasitoses de maior importância na saúde humana e saúde pública com foco na forma de transmissão e no âmbito de atuação do profissional de Enfermagem.

ESPECÍFICOS: - Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre morfologia, reprodução, biologia, patogenia de parasitas importantes em saúde humana. 
- Oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre as mais importantes parasitoses humanas, relacionados com: formas clínicas, epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento, no âmbito de atuação do profissional de enfermagem. 
- Proporcionar ao aluno condições de avaliar e reconhecer os principais sintomas das parasitoses humanas e relacioná-las com a ação patogênica dos diversos parasitos, a partir da compreensão das principais vias de transmissão e fatores de risco nas populações humanas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
421365 - Beatriz Rossetti Ferreira
3170163 - Susana Segura Muñoz
 
Programa Resumido
Serão estudadas as principais parasitoses humanas, incluindo grupos de helmintos, protozoários e artrópodes transmissores e causadores de doenças ao homem, levando em conta: importância, agente etiológico, morfologia, reprodução, biologia, patogenia, formas clínicas, epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento; a partir de suas vias de transmissão e fatores de risco.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
UNIDADE INTRODUTÓRIA
- Introdução a parasitoses na atualidade: Relações sócio-ambientais na propagação das doenças parasitárias, situação atual das doenças parasitárias e papel do profissional de enfermagem. 
- Exame Parasitológico – Exames laboratoriais para diagnóstico de parasitoses intestinais, significado clínico dos resultados de exame parasitológico de fezes e hemograma, papel do enfermeiro na orientação do paciente.
UNIDADE I 
Doenças de veiculação hídrica: agente patogênico, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Ascaridíase, Toxoplasmose, Giardíase, Amebíase e Enterobíase

UNIDADE II 
Doenças transmitidas por penetração tecidual: agente patogênico, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Esquistossomose, Ancilostomíase e Larva migrans.

UNIDADE III
Doenças causadas ou veiculadas por artrópodes: agente patogênico, vetor, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Malária, Leishmaniose, Doença de Chagas, Ectoparasitoses: Pediculose, Escabiose, Tungíase, Infestação por Carrapatos (Febre Maculosa Brasileira e Doença de Lyme Símile).
Saberes Procedimentais: 
Habilidades de comunicação e expressão adequadas em diálogos com os colegas.
Manuseio de materiais diversos com segurança e respeito às normas: Microscópios, modelos anatômicos, espécimes de parasitas, material bibliográfico, vídeos, fotos, etc.

Saberes Atitudinais:
Espera-se que o aluno tenha participação ativa na formação e que no final da disciplina tenha construído um conhecimento básico sobre as parasitoses prevalentes, seus condicionantes e o papel das equipes de saúde e dos profissionais de saúde junto à população no atendimento desse tipo de doenças.
 
Método de Ensino:
a) Aulas expositivas dialogadas.
b) Aulas práticas em laboratório, utilizando como estratégia “Estações de Aprendizagem”.
c) Leitura de textos, vídeos, entrevistas, estudos de caso e estudos dirigidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação cognitiva.
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. 8. ed. Brasília, 2010. 444 p. acessado em: 04 de março de 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf
KUMAR, V.; ABBAS, A.K., FAUSTO, N.; MITCHELL. ROBBINS. Patologia Básica. 10. Ed. Saunders Elsevier, 2018. 952 p.

NETO, V.A.; GRYSCHEK, R.C.B.; AMATO, V.S.; TUON, F.F. Parasitologia: uma abordagem clínica. Rio de janeiro: Elsevier, 2008. 434 p.
NEVES, D. P. Parasitologia humana. 13 ed. Editora Atheneu: São Paulo, 2016. p.587p. 2016.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 3° ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2011. 379p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pessoas da comunidade, com idade superior aos 18 anos. 
Objetivos da atividade
Dimensionar o grau de conhecimento da população sobre aspectos relevantes para a coleta de matéria fecal, para avaliação de enteroparasitoses; assim como desenvolver ações de esclarecimento para os participantes, sobre a importância da coleta de amostras na detecção de doenças parasitárias que podem desencadear sérios problemas de saúde quando não diagnosticadas. 
Descrição da atividade
O aluno realiza orientações de enfermagem dirigidas a pessoas da comunidade sobre a coleta de material para análise de enteroparasitos. São realizadas entrevistas com usuários dos serviços de saúde, ressaltando a necessidade dos exames parasitológicos, bem como a importância da coleta adequada de material para análise dos resultados e significados clínicos para sua saúde. Depois de revisadas as respostas, são dadas as orientações corretas e esclarecidas as dúvidas dos participantes da atividade.
Indicadores de avaliação da atividade
Em atividade em sala de aula, será realizada uma dinâmica de mapeamento das respostas coletadas pelos alunos, divididos em pequenos grupos, avaliando subsequentemente o papel do enfermeiro na orientação adequada do paciente, quando solicitado um exame parasitológico de matéria fecal. Os alunos deverão entregar um relatório com as respostas obtidas, complementadas de uma análise crítica da experiência vivenciada.

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