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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0206 - Enfermagem em Genética e Genômica
Genetics/Genomics Nursing

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Contribuir com a formação do enfermeiro na área de competência do cuidado integral às necessidades individuais e coletivas, assim como na gestão do cuidado de famílias que possam apresentar condições genéticas ou predisposição para tal, tendo como referencial as Competências Essenciais de Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1419005 - Milena Jorge Simões Flória
 
Programa Resumido
Integração da genética e da genômica à prática de enfermagem, sob a perspectiva da família e do cuidado de saúde baseado em genômica.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Integrando a genética e a genômica à prática de enfermagem. 
- Genética e genômica no processo saúde-doença.
- Competências Essenciais de Enfermagem e Diretrizes Curriculares para Genética e Genômica e o Cuidado de Saúde Baseado em Genômica.
- Diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no Sistema Único de Saúde - SUS.
- Genoma Humano: estrutura e funcionamento dos genes e cromossomos.
- Variação genética e cuidado de saúde baseado em genômica.
- Doenças geneticamente determinadas: cromossomopatias, anomalias congênitas, erros inatos do metabolismo e deficiência intelectual.
- Padrões de herança das doenças geneticamente determinadas.
- Oncogenômica: genética molecular do câncer, aconselhamento genético oncológico, síndromes neoplásicas hereditárias.

Saberes Procedimentais:
- Realizar trabalhos relacionados à coleta e registro da história familiar por meio de softwares; estudo de casos interativos ("Genética e genômica no seu cotidiano"; "Projeto Genética e Genômica na Família");
- Realizar Leituras programadas (Competências Essenciais de Enfermagem e Diretrizes Curriculares para Genética e Genômica; artigos científicos).

Saberes Atitudinais:
- compreender a aplicação e a integração da genética e da genômica à prática de enfermagem;
- conscientizar-se sobre como as próprias atitudes e valores relacionam-se a questões genéticas e genômicas e como podem afetar o cuidado prestado aos clientes;
- desenvolver a comunicação interpessoal;
- propor intervenções apropriadas às necessidades de saúde dos clientes;
- demonstrar comportamento ético ao ministrar o cuidado de saúde baseado em genômica;
- trabalhar a tomada de decisão, negociação de conflitos e o enfrentamento das diferenças;
- desenvolver postura proativa no cuidado a famílias portadoras de condições genéticas ou com predisposição para tal.

Método de Ensino:
- Aulas expositivas dialogadas; 
- Uso da plataforma virtual e-Disciplinas para interação entre discentes/docente durante todas as etapas da disciplina (Postagem de: mensagem de boas-vindas à disciplina; programa da disciplina; aulas ministradas no formato pdf; orientações sobre os trabalhos a serem realizados; material de apoio-capítulos, artigos científicos, vídeos. Espaço virtual para realização de fóruns, chats e diálogo para esclarecimento de dúvidas; devolutiva de atividades discentes; avaliações somativas e notas);
- Trabalhos relacionados à coleta e registro da história familiar por meio de softwares; estudo de casos interativos ("Genética e genômica no seu cotidiano"; "Projeto Genética e Genômica na Família");
- Síntese de Leituras programadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em função de seu aproveitamento verificado em avaliações de aprendizado escritas e trabalhos decorrentes de aulas teóricas, seminários, aulas práticas, pesquisas, trabalhos de campo, leituras programadas, trabalhos especiais desenvolvidos na disciplina. Será realizada uma 1a. avaliação do aprendizado escrita, após a primeira parte da disciplina, com valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) ("Nota 1"). Serão realizados quatro trabalhos, cujas notas somadas totalizam 10,0 (dez) ("Nota 2"). Após o cálculo da média aritmética entre as "Notas 1 e 2", o estudante que obtiver nota igual ou maior que 7,0 (sete) (demonstrando que se apropriou de pelo menos 70% dos saberes propostos pela disciplina) poderá optar por fazer ou não a 2a. avaliação do aprendizado escrita, compreendida pelo programa da disciplina. Aqueles cuja média aritmética entre as "Notas 1 e 2" for inferior a 7,0 (sete) (indicando que não atingiram o desempenho mínimo esperado, até então), obrigatoriamente deverão realizar a 2a. avaliação de aprendizado, por meio da qual será obtida a "Nota 3".
Critério
A "Nota Final da Disciplina" será calculada da seguinte forma: a) para aqueles que não optarem por realizar a 2a. avaliação de aprendizado escrita, a "Nota Final da Disciplina" será calculada mediante a média aritmética entre a "Nota 1" e a "Nota 2"; b) para aqueles que necessitarem realizar a 2a. avaliação de aprendizado escrita, a "Nota Final da Disciplina" será calculada mediante a média aritmética da "Nota 1", da "Nota 2" e da "Nota 3". Para a aprovação do aluno serão considerados dois requisitos: frequência igual ou maior a 70% nas atividades programadas e a "Nota Final da Disciplina" com valor igual ou maior a 5,0 (cinco). O aluno que obtiver "Nota Final da Disciplina" menor do que 3,0 (três) e/ou que tiver frequência abaixo de 70% estará reprovado, sem direito a recuperação.
Norma de Recuperação
O aluno que obtiver nota de 3,0 a 4,9 fará uma recuperação dos conteúdos da disciplina com atividades teóricas programadas pelo professor no final do período, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A nota final após a recuperação será obtida através da média aritmética entre a nota obtida durante o semestre e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou maior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética humana. 3. ed Porto Alegre: Artmed, 2013. 775 p.

BRASIL. Portaria MS/GM nº 199, de 30 de janeiro de 2014. Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 12 fev. 2014. Seção I, p. 44.

FLÓRIA-SANTOS, M.; NASCIMENTO, L.C. Perspectivas históricas do Projeto Genoma e a evolução da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, p. 358-361, 2006.

FLÓRIA-SANTOS, M.; NASCIMENTO, L. C.; PEREIRA-DA-SILVA, G.; FERREIRA, B.R.; LOPES-JUNIOR, L. C.; PINTO, P. S. Desordens genéticas: o papel do enfermeiro. Proenf Saúde do Adulto. v.6, p.71-110, 2011.

FLÓRIA-SANTOS, M.; SANTOS, E.M.M. O Papel da Enfermagem na Genética do Câncer. In: FERREIRA, C.G.; ROCHA, J.C.C. (Org.). Oncologia Molecular. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2004, p. 357-363.

G3C-Interactive Unfolding Case Study. Disponível em: http://www.g-3-c.org/en.

INTERNATIONAL SOCIETY OF NURSES IN GENETICS. Statement on the Scope and Standards of Genetics Clinical Nursing Practice.Washington, DC: American Nurses Association. 2007. Disponível em: http://www.isong.org/support/scope.cfm.
 
JENKINS, J. F.; LEA, D. H. Nursing care in the genomic era: a case-based approach. Sudbury: Jones and Bartlett Publishers, 2005. 411 p.

JORDE, L. B.; CAREY, J. C.; BAMSHAD, M. J.; WHITE, R. L. Genética Médica. Elsevier, 2010. 368 p.

NUSSBAUM, R. L.; McINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson Genética médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 526 p.

RUBIN, E.; KILLEN, A. A. Doenças Genéticas e do Desenvolvimento. In: Rubin Patologia: bases clinicopatológicas da medicina. 4a. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2006, cap. 6, p. 223-286.

VIEIRA, T.; GIUGLIANI, R. Manual de Genética Médica para Atenção Primária à Saúde. Ed. Artmed, 2013. 104p.
 

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