Contribuir para a compreensão dos processos patológicos gerais, de forma que o aluno possa familiarizar-se com imagens e termos da própria patologia. Apresentar o conceito de enfermidade, considerando a fisiopatologia das lesões e os mecanismos de defesa do organismo frente à agressão. Oferecer conhecimentos relativos às patologias mais prevalentes na população na perspectiva da Atenção Primária à Saúde.
Introdução à patologia; lesão e adaptação celular; processo de envelhecimento e morte celular; processo inflamatório agudo, crônico e sistêmico; reparo tecidual e cicatrização; distúrbios do crescimento e da diferenciação celular ; neoplasias, câncer e metástase; alterações circulatórias hidrodinâmicas e hemodinâmicas (aterosclerose e infarto do miocárdio).
Saberes Cognitivos: UNIDADE I: Introdução à Patologia- Mapa conceitual Fisiopatologia - Fisiopatologia: patogênese (etiologia e mecanismo das doenças). UNIDADE II: Lesão e Adaptação - Etiologia das lesões. - Principais respostas adaptativas. - Mecanismos de lesão celular. - Consequências das lesões. UNIDADE III: Morte celular, tecidual e orgânica - Necrose. - Apoptose. UNIDADE IV: Processo Inflamatório - Inflamação aguda, sistêmica e crônica, reparo tecidual e cicatrização. UNIDADE V: Distúrbios do crescimento e da diferenciação - Mapa conceitual dos mecanismos genômicos do câncer. - Carcinogênese. - Teoria da iniciação-promoção-progressão. - Carcinógenos. - Características das neoplasias. - Propagação do câncer. - Nomenclatura do câncer. - Genética e genômica do processo carcinogênico. UNIDADE VI: Distúrbios circulatórios e hemodinâmicos - Edemas, congestão, hiperemia, coagulação. - Trombose, aterosclerose e infarto do miocárdio. Saberes Procedimentais: O aluno trabalhará a construção de uma correta e equilibrada relação entre os termos apreendidos. Isto é, assimilará a concordância entre cada termo específico em uma determinada entidade patológica comum a distintas doenças, de forma a permitir a articulação do conhecimento com à prática de enfermagem. Saberes Atitudinais: Compreensão da aplicação e integração das entidades patológicas comuns a distintas doenças à prática de enfermagem; desenvolvimento de comunicação interpessoal; trabalhar a tomada de decisão, negociação de conflitos e o enfrentamento das diferenças durante os trabalhos em grupo. O aluno deverá posicionar-se perante o que apreende. Ser detentor dos fatos e saber como resolver problemas, isto é, desenvolver uma postura perante às patologias mais prevalentes na população na perspectiva do Programa de Saúde da Família. Método de Ensino: Serão ministradas aulas expositivo-dialogadas, complementadas com estudos dirigidos, preparação de painel, leitura de artigos científicos, apresentação de vídeos sob a supervisão dos docentes responsáveis, visando uma maior aproximação do aluno com a realidade prática.
KUMAR, V.; ABBAS, A.K., FAUSTO, N.; MITCHELL. ROBBINS. Patologia Básica. 10. Ed. Saunders Elsevier, 2018. 952 p. BRASILEIRO, Filho G.: Bogliolo: Patologia. 8. Ed. Guanabara Koogan, 2011. 1524 p.