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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0207 - Patologia Geral Aplicada à Enfermagem
General Pathology Applied to Nursing

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a compreensão dos processos patológicos gerais, de forma que o aluno possa familiarizar-se com imagens e termos da própria patologia. Apresentar o conceito de enfermidade, considerando a fisiopatologia das lesões e os mecanismos de defesa do organismo frente à agressão. Oferecer conhecimentos relativos às patologias mais prevalentes na população na perspectiva da Atenção Primária à Saúde. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
421365 - Beatriz Rossetti Ferreira
 
Programa Resumido
Introdução à patologia; lesão e adaptação celular; processo de envelhecimento e morte celular; processo inflamatório agudo, crônico e sistêmico; reparo tecidual e cicatrização; distúrbios do crescimento e da diferenciação celular ; neoplasias, câncer e metástase; alterações circulatórias hidrodinâmicas e hemodinâmicas  (aterosclerose e infarto do miocárdio).
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

UNIDADE I: Introdução à Patologia- Mapa conceitual Fisiopatologia - Fisiopatologia: patogênese (etiologia e mecanismo das doenças). UNIDADE II: Lesão e Adaptação - Etiologia das lesões. - Principais respostas adaptativas. - Mecanismos de lesão celular. - Consequências das lesões. UNIDADE III: Morte celular, tecidual e orgânica - Necrose. - Apoptose. UNIDADE IV: Processo Inflamatório - Inflamação aguda, sistêmica e crônica, reparo tecidual e cicatrização. UNIDADE V: Distúrbios do crescimento e da diferenciação - Mapa conceitual dos mecanismos genômicos do câncer. - Carcinogênese. - Teoria da iniciação-promoção-progressão. - Carcinógenos. - Características das neoplasias. - Propagação do câncer. - Nomenclatura do câncer. - Genética e genômica do processo carcinogênico. UNIDADE VI: Distúrbios circulatórios e hemodinâmicos - Edemas, congestão, hiperemia, coagulação. - Trombose, aterosclerose e infarto do miocárdio.

Saberes Procedimentais:

O aluno trabalhará a construção de uma correta e equilibrada relação entre os termos apreendidos. Isto é, assimilará a concordância entre cada termo específico em uma determinada entidade patológica comum a distintas doenças, de forma a permitir a articulação do conhecimento com à prática de enfermagem.

Saberes Atitudinais:

Compreensão da aplicação e integração das entidades patológicas comuns a distintas doenças à prática de enfermagem; desenvolvimento de comunicação interpessoal; trabalhar a tomada de decisão, negociação de conflitos e o enfrentamento das diferenças durante os trabalhos em grupo. O aluno deverá posicionar-se perante o que apreende. Ser detentor dos fatos e saber como resolver problemas, isto é, desenvolver uma postura perante às patologias mais prevalentes na população na perspectiva do Programa de Saúde da Família.


Método de Ensino:
Serão ministradas aulas expositivo-dialogadas, complementadas com estudos dirigidos, preparação de painel, leitura de artigos científicos, apresentação de vídeos sob a supervisão dos docentes responsáveis, visando uma maior aproximação do aluno com a realidade prática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações por escrito, painel de patologia e entrega de trabalhos. A média final será calculada por média ponderada, associando pesos específicos à cada tipo de atividade avaliativa. Mais especificamente: Avaliação do Aprendizado (Prova) - individual (ao final da disciplina) = peso 6 Atividades de fixação entregues durante o semestre – feito em grupos = peso 1,5 Painel da Patologia - grupos = peso 2,5 Resumos de conteúdo entregues pré-aula: 1 ponto extra sobre a nota da prova Ex: Nota na avaliação (Prova) = 6,0 (Prova) x 6 = 36 Nota no Painel de Patologia = 8,0 x 2,5 = 20 Nota nas atividades de fixação = 9,0 x 1,5 = 13,5 Somatório de todas as notas/10 = nota final --> 36 + 20 + 13,5 = 69,5/10 =6,95 Se houver a entrega dos resumos pré-aula, que são opcionais, haverá o acréscimo de até 1 ponto sobre a nota da avaliação final (Prova). Assim, caso o aluno do exemplo tenha feito tudo: (6,0 + 1 x 6) + (8,0 x 2,5) + (9,0 x 1,5)/10 = 7,55 No caso do aluno não entregar nenhum dos resumos pré-aula ficará com a nota final = 6,95. A entrega da avaliação do aprendizado (Prova) é OBRIGATÓRIA. Frequência mínima obrigatória: 70%, que será computada pelo tempo de participação em aula virtual (google meet) e pela entrega das atividades de fixação, quando houver.
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
KUMAR, V.; ABBAS, A.K., FAUSTO, N.; MITCHELL. ROBBINS. Patologia Básica. 10. Ed. Saunders Elsevier, 2018. 952 p.

BRASILEIRO, Filho G.: Bogliolo: Patologia. 8. Ed. Guanabara Koogan, 2011. 1524 p.
 

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