Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0208 - Parasitologia Humana
Human Parasitology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
GERAL: Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre parasitoses de maior importância na saúde humana e saúde pública com foco na forma de transmissão e no âmbito de atuação do profissional de Enfermagem.

ESPECÍFICOS: - Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre morfologia, reprodução, biologia, patogenia de parasitas importantes em saúde humana. 
- Oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre as mais importantes parasitoses humanas, relacionados com: formas clínicas, epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento, no âmbito de atuação do profissional de enfermagem. 
- Proporcionar ao aluno condições de avaliar e reconhecer os principais sintomas das parasitoses humanas e relacioná-las com a ação patogênica dos diversos parasitos, a partir da compreensão das principais vias de transmissão e fatores de risco nas populações humanas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
421365 - Beatriz Rossetti Ferreira
3170163 - Susana Segura Muñoz
 
Programa Resumido
Serão estudadas as principais parasitoses humanas, incluindo grupos de helmintos, protozoários e artrópodes transmissores e causadores de doenças ao homem, levando em conta: importância, agente etiológico, morfologia, reprodução, biologia, patogenia, formas clínicas, epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento; a partir de suas vias de transmissão e fatores de risco.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
UNIDADE INTRODUTÓRIA
- Introdução a parasitoses na atualidade: Relações sócio-ambientais na propagação das doenças parasitárias, situação atual das doenças parasitárias e papel do profissional de enfermagem. 
- Exame Parasitológico – Exames laboratoriais para diagnóstico de parasitoses intestinais, significado clínico dos resultados de exame parasitológico de fezes e hemograma, papel do enfermeiro na orientação do paciente.
UNIDADE I 
Doenças de veiculação hídrica: agente patogênico, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Ascaridíase, Toxoplasmose, Giardíase, Amebíase e Enterobíase

UNIDADE II 
Doenças transmitidas por penetração tecidual: agente patogênico, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Esquistossomose, Ancilostomíase e Larva migrans.

UNIDADE III
Doenças causadas ou veiculadas por artrópodes: agente patogênico, vetor, fisiopatologia, população vulnerável, sintomas, profilaxia, tratamento, papel do enfermeiro (ações de cuidado individual e coletivo). Malária, Leishmaniose, Doença de Chagas, Ectoparasitoses: Pediculose, Escabiose, Tungíase, Infestação por Carrapatos (Febre Maculosa Brasileira e Doença de Lyme Símile).

Saberes Procedimentais:
Habilidades de comunicação e expressão adequadas em diálogos com os colegas.
Manuseio de materiais diversos com segurança e respeito às normas: Microscópios, modelos anatômicos, espécimes de parasitas, material bibliográfico, vídeos, fotos, etc.


Saberes Atitudinais:
Espera-se que o aluno tenha participação ativa na formação e que no final da disciplina tenha construído um conhecimento básico sobre as parasitoses prevalentes, seus condicionantes e o papel das equipes de saúde e dos profissionais de saúde junto à população no atendimento desse tipo de doenças.

Método de Ensino:
a) Aulas expositivas dialogadas.
b) Aulas práticas em laboratório, utilizando como estratégia “Estações de Aprendizagem”.
c) Leitura de textos, vídeos, entrevistas, estudos de caso e estudos dirigidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação cognitiva.
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. 8. ed. Brasília, 2010. 444 p. acessado em: 04 de março de 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf

KUMAR, V.; ABBAS, A.K., FAUSTO, N.; MITCHELL. ROBBINS. Patologia Básica. 10. Ed. Saunders Elsevier, 2018. 952 p.

NETO, V.A.; GRYSCHEK, R.C.B.; AMATO, V.S.; TUON, F.F. Parasitologia: uma abordagem clínica. Rio de janeiro: Elsevier, 2008. 434 p.

NEVES, D. P. Parasitologia humana. 13 ed. Editora Atheneu: São Paulo, 2016. p.587p. 2016.

REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 3° ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2011. 379p.
 

Clique para consultar os requisitos para ERM0208

Clique para consultar o oferecimento para ERM0208

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP