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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0211 - Epidemiologia
Epidemiology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1. Conceitos, Evolução histórica, o Processo Saúde-Doença. A Transição Epidemiológica e a Transição Demográfica antes e depois da pandemia de Covid-19. 2. O Método Epidemiológico. Conceito de Incidência e Prevalência, Conceitos de surto, Epidemia, Pandemia e Endemia. Método das Semelhanças, Método das Diferenças e Método da Variação Concomitante. 3. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Epidemiologia das condições crônicas não transmissíveis e Causas Externas 4. Paradigmas da abordagem da epidemiologia na saúde coletiva e contemporaneidade e as pandemias; 5. Relações entre a Clínica e a Epidemiologia. 6. Os Indicadores de Saúde Gerais e Específicos de maior utilização e importância para a Saúde Pública. 7. Fundamentos para a Leitura Crítica da Literatura Epidemiológica. 8. Introdução aos conceitos de Erros Aleatórios e Erros Sistemáticos (Confusão Seleção e Aferição) para a adequada interpretação de artigos da literatura epidemiológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3339222 - Ricardo Alexandre Arcêncio
 
Programa Resumido
Conceitos da epidemiologia e sua aplicação; o processo saúde-doença; os indicadores gerais de saúde e os fatores relacionados à "pessoa", "lugar" e "tempo" na conceitualização da epidemiologia descritiva, fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica; introdução aos conceitos de erros aleatórios e erros sistemáticos; epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis.
 
 
 
Programa
1. Conceitos, Evolução histórica, o Processo Saúde-Doença. A Transição Epidemiológica e a Transição Demográfica.
2. O Método Epidemiológico. Conceito de Incidência e Prevalência, Conceitos de surto, Epidemia, Pandemia e Endemia. Método das Semelhanças, Método das Diferenças e Método da Variação Concomitante.
3. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Epidemiologia das condições crônicas não transmissíveis e Causas Externas 
4. Paradigmas da abordagem da epidemiologia na saúde coletiva e contemporaneidade; 
5. Relações entre a Clínica e a Epidemiologia.
6. Os Indicadores de Saúde Gerais e Específicos de maior utilização e importância para a Saúde Pública.
7. Fundamentos para a Leitura Crítica da Literatura Epidemiológica. 
8. Introdução aos conceitos de Erros Aleatórios e Erros Sistemáticos (Confusão Seleção e Aferição) para a adequada interpretação de artigos da literatura epidemiológica.

Saberes Cognitivos:
1. Conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo.
2. Identificar os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica.
3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica (em grupos).

Saberes Procedimentais:
Ser capaz de reconhecer a pertinência do Método Epidemiológico na identificação do panorama atual de saúde, à luz da Transição Demográfico-Epidemiológica.

Saberes Atitudinais:
Entender a importância das atividades em grupos na identificação das ferramentas do método epidemiológico e reconhecer suas implicações para a prática profissional em saúde.

Método de Ensino:
1. O desenvolvimento da disciplina será realizado através de aulas expositivas referentes aos principais conceitos epidemiológicos, seminários e discussões de textos clássicos e recentes, publicados na literatura na área de epidemiologia.
2. Com o objetivo de desenvolver o raciocínio crítico em questões relacionadas ao uso da epidemiologia serão realizados laboratórios de atividade prática, com a leitura crítica da literatura epidemiológica (em grupos) e de resolução de exercícios teóricos sobre temas abordados nas aulas. 
3. Serão estimuladas em sala de aula discussões sobre a aplicação e importância da Epidemiologia, enquanto ciência, em momentos históricos e atuais vivenciados pela humanidade nas epidemias e pandemias, abordando seus aspectos epidemiológicos.
4. A plataforma Moodle (e-disciplinas USP) será utilizada como ferramenta para complementar as aulas presenciais, facilitando o estudo e possibilitando a interatividade entre docente, estagiários e aluno monitor com os alunos da disciplina. Nesta plataforma, também serão disponibilizados os materiais com roteiro de estudo dirigido que nortearão o aprendizado dos acadêmicos.
5. Os seminários previstos serão realizados em grupos e consistirão na apresentação da leitura crítica de estudos epidemiológicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. A avaliação da parte teórica será feita através de:
- 01 prova escrita, dos conteúdos ministrados, com notas atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez).
2. A parte prática será avaliada através da atividade abaixo discriminada, sendo atribuída nota 0 (zero) a 10 (dez). Ver cronograma.
- apresentação oral e escrita, que versará sobre leitura crítica de trabalho científico. Serão montados, junto com os alunos, os dias, horários, tempo e modo de exposição e entrega do trabalho escrito. As orientações a cada grupo, também obedecerão a um horário previamente estabelecido com os professores (veja cronograma). Será dada uma nota para a apresentação oral e outra para trabalho escrito.
A frequência será considerada como fator de assiduidade e interesse. Será considerada também a participação nas aulas, discussões, realização de exercícios individuais e em grupos (não será atribuído nota, mas será um balizamento para os professores).
O aluno que deixar de realizar prova terá nota zero. O mesmo critério será usado para os que não realizarem o trabalho de Leitura Crítica.
Terão notas separadas, as que se referem à parte teórica e à prática.
Será considerado aprovado, o aluno que obtiver a nota igual ou superior a 5 (cinco) na parte teórica e também na parte prática, sendo consideradas separadas.
A nota final será a média aritmética das notas obtidas na parte teórica e na parte prática. O aluno que obtiver média abaixo de 3 ficará reprovado.
Critério
Parte teórica: 01 prova escrita com atribuição de nota de zero a dez.
Parte prática: apresentação oral e escrita dos grupos de leitura crítica de um trabalho científico de conteúdo epidemiológico - notas de zero a dez. Serão avaliadas em separado, devendo o aluno obter nota mínima de cinco em cada parte. A nota final será a média aritmética das notas obtidas na parte teórica e prática.
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que ficarem para reavaliação (os que obtiverem nota 3 a 4,9), passarão por um entendimento com os professores, quando se montará um programa de estudos para revisão dos pontos nos quais o aluno tem mais dificuldades. Serão depois submetidos a uma nova prova que abrangerá o conteúdo do Curso e deverá ser realizada após seu término, em data a ser programada.
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação.
A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à Epidemiologia Moderna. ABRASCO. Rio de Janeiro, 1994.

BANDEIRA,  M. Texto 4: Validade interna e externa de uma pesquisa vieses. Disponível em: ww.ufsj.edu.br/portal2. 

BERQUÓ; SOUZA; GOTLIEB, Bioestatística. Ed. E.P.U. 1981. (Literatura complementar para a disciplina de Epidemiologia).

BONSENOR, I. M.; LOTUFO, P.A. Epidemiologia: Abordagem Prática. Editora Sarvier: São Paulo. 2011.

FLETCHER, R.H.; FLETCHER, S. WAGNER, E. H. Epidemiologia Clínica: Bases Científicas da Conduta Médica. 2ªEd. ARTMED, 2004.

FRONTEIRA, I. Manual de epidemiologia. - Coimbra : Almedina, 2019. 171 p. 

GORDIS, L. Epidemiology. Elsevier, 4th Edition, 2010.

MARTIZEZ, EZ. Bioestatística para cursos de graduação da área da saúde. Blucher. 1ª Ed. São Paulo, 2015. (Literatura complementar para a disciplina de Epidemiologia).

MEDRONHO R; BLOCH KV; LUIZ RR; WERNECK GL (eds.). Epidemiologia. 2ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.

PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

ROTHMAN KJ, GREENLAND S, LASH TL. Epidemiologia Moderna. Trad: Geraldo Serra. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROUQUAYROL ZM, ALMEIDA-FILHO N. Epidemiologia e Saúde. Guanabara Koogan. 2009.
 

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