1. Conceitos, Evolução histórica, o Processo Saúde-Doença. A Transição Epidemiológica e a Transição Demográfica antes e depois da pandemia de Covid-19. 2. O Método Epidemiológico. Conceito de Incidência e Prevalência, Conceitos de surto, Epidemia, Pandemia e Endemia. Método das Semelhanças, Método das Diferenças e Método da Variação Concomitante. 3. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Epidemiologia das condições crônicas não transmissíveis e Causas Externas 4. Paradigmas da abordagem da epidemiologia na saúde coletiva e contemporaneidade e as pandemias; 5. Relações entre a Clínica e a Epidemiologia. 6. Os Indicadores de Saúde Gerais e Específicos de maior utilização e importância para a Saúde Pública. 7. Fundamentos para a Leitura Crítica da Literatura Epidemiológica. 8. Introdução aos conceitos de Erros Aleatórios e Erros Sistemáticos (Confusão Seleção e Aferição) para a adequada interpretação de artigos da literatura epidemiológica.
Conceitos da epidemiologia e sua aplicação; o processo saúde-doença; os indicadores gerais de saúde e os fatores relacionados à "pessoa", "lugar" e "tempo" na conceitualização da epidemiologia descritiva, fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica; introdução aos conceitos de erros aleatórios e erros sistemáticos; epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis.
1. Conceitos, Evolução histórica, o Processo Saúde-Doença. A Transição Epidemiológica e a Transição Demográfica. 2. O Método Epidemiológico. Conceito de Incidência e Prevalência, Conceitos de surto, Epidemia, Pandemia e Endemia. Método das Semelhanças, Método das Diferenças e Método da Variação Concomitante. 3. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Epidemiologia das condições crônicas não transmissíveis e Causas Externas 4. Paradigmas da abordagem da epidemiologia na saúde coletiva e contemporaneidade; 5. Relações entre a Clínica e a Epidemiologia. 6. Os Indicadores de Saúde Gerais e Específicos de maior utilização e importância para a Saúde Pública. 7. Fundamentos para a Leitura Crítica da Literatura Epidemiológica. 8. Introdução aos conceitos de Erros Aleatórios e Erros Sistemáticos (Confusão Seleção e Aferição) para a adequada interpretação de artigos da literatura epidemiológica. Saberes Cognitivos: 1. Conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo. 2. Identificar os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica. 3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica (em grupos). Saberes Procedimentais: Ser capaz de reconhecer a pertinência do Método Epidemiológico na identificação do panorama atual de saúde, à luz da Transição Demográfico-Epidemiológica. Saberes Atitudinais: Entender a importância das atividades em grupos na identificação das ferramentas do método epidemiológico e reconhecer suas implicações para a prática profissional em saúde. Método de Ensino: 1. O desenvolvimento da disciplina será realizado através de aulas expositivas referentes aos principais conceitos epidemiológicos, seminários e discussões de textos clássicos e recentes, publicados na literatura na área de epidemiologia. 2. Com o objetivo de desenvolver o raciocínio crítico em questões relacionadas ao uso da epidemiologia serão realizados laboratórios de atividade prática, com a leitura crítica da literatura epidemiológica (em grupos) e de resolução de exercícios teóricos sobre temas abordados nas aulas. 3. Serão estimuladas em sala de aula discussões sobre a aplicação e importância da Epidemiologia, enquanto ciência, em momentos históricos e atuais vivenciados pela humanidade nas epidemias e pandemias, abordando seus aspectos epidemiológicos. 4. A plataforma Moodle (e-disciplinas USP) será utilizada como ferramenta para complementar as aulas presenciais, facilitando o estudo e possibilitando a interatividade entre docente, estagiários e aluno monitor com os alunos da disciplina. Nesta plataforma, também serão disponibilizados os materiais com roteiro de estudo dirigido que nortearão o aprendizado dos acadêmicos. 5. Os seminários previstos serão realizados em grupos e consistirão na apresentação da leitura crítica de estudos epidemiológicos.
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à Epidemiologia Moderna. ABRASCO. Rio de Janeiro, 1994. BANDEIRA, M. Texto 4: Validade interna e externa de uma pesquisa vieses. Disponível em: ww.ufsj.edu.br/portal2. BERQUÓ; SOUZA; GOTLIEB, Bioestatística. Ed. E.P.U. 1981. (Literatura complementar para a disciplina de Epidemiologia). BONSENOR, I. M.; LOTUFO, P.A. Epidemiologia: Abordagem Prática. Editora Sarvier: São Paulo. 2011. FLETCHER, R.H.; FLETCHER, S. WAGNER, E. H. Epidemiologia Clínica: Bases Científicas da Conduta Médica. 2ªEd. ARTMED, 2004. FRONTEIRA, I. Manual de epidemiologia. - Coimbra : Almedina, 2019. 171 p. GORDIS, L. Epidemiology. Elsevier, 4th Edition, 2010. MARTIZEZ, EZ. Bioestatística para cursos de graduação da área da saúde. Blucher. 1ª Ed. São Paulo, 2015. (Literatura complementar para a disciplina de Epidemiologia). MEDRONHO R; BLOCH KV; LUIZ RR; WERNECK GL (eds.). Epidemiologia. 2ª Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. PEREIRA, M. G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. ROTHMAN KJ, GREENLAND S, LASH TL. Epidemiologia Moderna. Trad: Geraldo Serra. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. ROUQUAYROL ZM, ALMEIDA-FILHO N. Epidemiologia e Saúde. Guanabara Koogan. 2009.