Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0221 - As Ações de Enfermagem na Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno
Nursing Actions in Promoting, Protecting and Supporting Breast Feeding

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
•	Analisar o perfil epidemiológico da amamentação no Brasil (nacional e local).
• Reconhecer a relação entre a situação de saúde materno-infantil e a prática da amamentação.
• Conhecer as políticas públicas e os programas de incentivo ao aleitamento materno implementados no Brasil.
• Compreender os aspectos socioculturais do aleitamento materno.
• Compreender os processos biológicos, fisiológicos e funcionais que envolvem a lactação e sucção.
• Conhecer o cuidado na proteção, promoção e apoio em aleitamento materno, considerando o binômio, a família e a comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
497332 - Adriana Moraes Leite
89372 - Ana Marcia Spano Nakano
1031337 - Flávia Azevedo Gomes-sponholz
2967357 - Juliana Cristina dos Santos Monteiro
4836931 - Juliana Stefanello-Marinho
 
Programa Resumido
Esta disciplina está centrada no desenvolvimento de conhecimentos para a realização de ações voltadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, um espaço de atuação do enfermeiro, que necessita de uma formação aprofundada em termos do manejo do processo de amamentação na perspectiva da integralidade do cuidado à mulher e à criança, em seu contexto social.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
• Índices nacionais e locais de AM e correlação com morbi-mortalidade infantil;
• Políticas e programas de incentivo ao aleitamento materno;
• Aleitamento materno e maternidade: enfoque histórico, social e antropológico;
• Fisiologia da lactação e sucção;
• Aspectos nutricionais do leite humano e alimentação complementar;
• Banco de Leite Humano;
• Situações clínicas em amamentação;
• Aconselhamento e educação em saúde na amamentação.

Saberes Procedimentais:
• Utilizar os conhecimentos adquiridos sobre a evolução das práticas de alimentação infantil e dos indicadores de aleitamento materno para planejar a assistência de enfermagem à mulher que amamenta, nas diferentes esferas que envolvem o cuidado;
• Utilizar os conhecimentos adquiridos sobre as Políticas Públicas e Programas Governamentais de Incentivo ao Aleitamento Materno para identificar grupos populacionais mais vulneráveis à interrupção do aleitamento materno e avaliar práticas alimentares saudáveis e não saudáveis;
• Identificar com base em comprovações e estudos científicos sobre a importância, superioridade e os benefícios do aleitamento materno sobre os leites de outra espécie;
• Identificar, durante as visitas técnicas, a alimentação da criança (aleitamento materno e alimentação complementar), tendo por referência as recomendações das políticas públicas;
• Identificar que a situações social e de saúde da mulher que amamenta esta permeadas pelos aspectos históricos e antropológicos e pela desigualdade de gênero, utilizando de técnicas de entrevista com a mulher, observação e comunicação interpessoal;
• Identificar a influência do desmame precoce nas doenças prevalentes na infância, mortalidade infantil e doenças crônicas na vida adulta;
• Aprimorar as habilidades de comunicação para realizar o aconselhamento às mães que pretendem ou estão amamentando;
• Identificar, durante as visitas técnicas, aspectos da avaliação das mamas, da produção láctea e das mamadas.


Saberes Atitudinais:
• Assiduidade e pontualidade, interesse, responsabilidade, postura, ética, relacionamento interpessoal e apresentação pessoal;
• Capacidade crítica;
• Sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo conhecimento profissional que supere o senso comum.


Método de Ensino:
Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas, leitura de textos, discussão em grupo, técnicas grupais, dramatização, entrevistas com mulheres, observação e visitas técnicas nos cenários de prática, seminários, mesa redonda com convidados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará do desempenho do estudante nas atividades em sala de aula, participação nas atividades de observação nos cenários de prática e de um relatório das atividades desenvolvidas na disciplina.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. Será reprovado o aluno que obtiver nota final inferior ou igual a 4,9 (quatro vírgula nove).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ALDEN, K.R. Nutrição e Alimentação do Recém-nascido. In: LOWDERMILK, D.L.; PERRY, S.E.; CASHION, K.; ALDEN, K.R. Saúde da mulher e Enfermagem Obstétrica. Rio de Janeiro: Elservier, 2012. p. 602-632.
ALMEIDA, J.A.G. de Amamentação: um híbrido natureza–cultura. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1999.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amar materno, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BRASIL. Ministério da Saúde- Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégias. II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas capitais Brasil e Distrito Federal/MS, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Brasília. Editora do Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 92 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 112 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos / Secretaria de Políticas de Saúde, Organização Pan Americana da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
CARVALHO, M.R.; TAVARES, L.A.M. Amamentação- Bases científicas. 3 ed. Guanabara- Medicina e saúde- Medicina, 2010.
GEDDES, D. Inside the lactating breast: the latest anatomy research. Journal of Midwifery Women’s Health, v. 52, n. 6, p. 556-563, Nov./Dec. 2007.
GIUGLIANI, E. R. J. Problemas comuns na lactação e seu manejo. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, n. 5 supl., p.147-154, 2004.
GIUGLIANI, E. R. J. et al. A prática do aleitamento materno nas capitais brasileiras e o Distrito Federal: situação atual e avanços. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 86, n. 4, p.317-324, 2010.
LAWRENCE, R.A.; LAWRENCE, R.M. Breastfeeding. A guide for the medical profession. 7th.ed. St. Louis, MO: Elsevier Mosby, 2011.
LEITE, AM; SILVA, IA; SCOCHI,CGS. Comunicação não verbal: uma contribuição para o aconselhamento em amamentação. Rev. latino-am. Enfermagem, v.12, n.2, p.258-264, mar./abr., 2004.
LEITE, AM; SILVA, IA. Reflexões sobre o aconselhamento em amamentação na perspectiva da comunicação humana. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em enfermagem, 2002, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em World Wide Web:
.

NAKANO, A.M.S. As vivências da amamentação para um grupo de mulheres: nos limites de ser o “corpo para o filho” e de ser “o corpo para si”. Cadernos de Saúde Pública, v.19, supl. 2, p.355-363, 2003.

RAMSAY, D. T. et al. Anatomy of the lactating human breast redefined with ultrasound imaging. Journal Anatomy, v. 206, p. 6, p. 525-534, Jun. 2005.
REA, M.F. Reflexões sobre a amamentação no Brasil: de como passamos a 10 meses de duração. Cad. Saúde Pública, v. 19, p. 37-45, 2003.
RIORDAN, J.; WAMBACH, K. Breastfeeding and human lactation. 4th. Ed. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers, 2010.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Infant and Young child feeding. Model chapter for textbooks for medical students and allied health professionals. Geneva: World Health Organization, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para ERM0221

Clique para consultar o oferecimento para ERM0221

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP