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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0304 - Cuidado Integral à Mulher
Comprehensive Care to women

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psico-biológicas e sócio-culturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1031337 - Flávia Azevedo Gomes-sponholz
2967357 - Juliana Cristina dos Santos Monteiro
4836931 - Juliana Stefanello-Marinho
1225611 - Marislei Sanches Panobianco
9200080 - Mônica Maria de Jesus Silva
2027831 - Thais de Oliveira Gozzo
 
Programa Resumido
- Cuidado integral à mulher nas distintas fases do ciclo vital, enfermagem obstétrica, enfermagem ginecológica.
- Assistência integral à saúde da mulher.
- Enfermagem Obstétrica: cuidado integral à mulher no ciclo gravídico-puerperal em diversos cenários da prática em saúde.
Cenários: Centro de Referência da Saúde da Mulher - MATER: ambulatório de pré-natal, consultórios de admissão e observação, centro obstétrico (pré-parto e sala de parto), unidade de alojamento conjunto.
Enfermagem Ginecológica: cuidado integral à mulher com problemas ginecológicos e na prevenção e reabilitação do câncer ginecológico e mamário.
Cenários: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP - Unidade de internação de Ginecologia e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas - REMA, na EERP/USP.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Cuidado integral de enfermagem à mulher no processo saúde-doença, por meio da aplicação do processo de enfermagem. 
a) Reconhecimento da anátomo-fisiologia do aparelho genital feminino. 
b) Reconhecimento dos aparelhos de suspensão e sustentação. 
c) Reconhecimento dos riscos de ocorrência de distopias genitais, miomas e incontinência urinária (IUE).
d) Conhecimento dos métodos de prevenção, controle e tratamento. 
e) Aspectos fundamentais da epidemiologia, sinais e sintomas, exames diagnósticos e tratamento do câncer de colo de útero, endométrio, ovário e vulva. 
f) Políticas públicas para a prevenção e controle do câncer de colo de útero (vacina contra o HPV, coleta de citologia oncótica, SISCAN). 
g) Repercussões físicas, emocionais, psicossociais e espirituais (reabilitação). 
h) Aspectos fundamentais da epidemiologia, sinais e sintomas, exames diagnósticos e tratamentos do câncer de mama. 
i) Políticas públicas para a detecção precoce e controle do câncer de mama (documento do consenso, SISCAN). 
j) Repercussões físicas, emocionais, psicossociais e espirituais (reabilitação, controle e manejo do linfedema). 

Cuidado integral de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-clínico, por meio da aplicação do processo de enfermagem. 
1) Início da gravidez: 
a. Diagnóstico da gestação. 
b. Identificar as modificações gerais e locais no organismo materno (todos os sistemas). 
c. Identificar modificações psicoemocionais na gestante e a adaptação à maternidade/paternidade. 
d. Conhecer as alterações fisiológicas e patológicas da adaptação do organismo materno à gravidez. 
e. Conhecer o manejo dos desconfortos mais frequentes na gravidez.  
f. Conhecer os agravos prevalentes à saúde da gestante: Diabetes Mellitus Gestacional, Síndromes hipertensivas (hipertensão arterial sistêmica, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, HELLP), hemorragias obstétricas (gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional, aborto, descolamento prematuro de placenta, placenta prévia, rotura uterina).

2) Pré-natal: 
a. Conhecer o Programa de Humanização do Pré-natal. 
b. Conhecer a Rede Cegonha – Rede de Atenção à Saúde (RAS) no ciclo gravídico-puerperal.

3) Assistência Pré-natal: 
a. Conhecer o calendário de consultas. 
b. Desenvolver a consulta de pré-natal de baixo risco obstétrico (anamnese, exame físico, conduta). 
c. Padronização de procedimentos e condutas (conhecer o padrão de normalidade dos exames laboratoriais e de imagem preconizados na assistência pré-natal e diferencia-los da mulher não grávida). 

4) Trabalho de parto e parto. Ter o conhecimento básico de: 
a. Fisiologia do parto (mecanismos de parto, períodos clínicos do parto, relações útero-fetais, fatores do parto). 
b. Aspectos psicológicos e culturais do parto e nascimento. 
c. Indicadores do início do trabalho de parto. 
d. Progressão normal do parto. 
e. Medidas para avaliar o bem-estar materno e fetal durante o parto. 
f. Medidas de conforto e alívio de dor durante o trabalho de parto e parto. 
g. Indicadores de complicações no parto. 

5) Puerpério:
a. Conhece as políticas públicas de cuidado à puérpera. 
b. Fenômenos fisiológicos regressivos do puerpério (sistema reprodutor, sistema endócrino, sistema urinário, sistema gastrointestinal, sistema cardiovascular, sistema neurológico, sistema musculoesquelético, sistema tegumentar, sistema imune). 
c. Construção do papel materno (e paterno). 
d. Agravos prevalentes à saúde da puérpera: hemorragia e infecção. 
e. Conhecer as alterações psíquicas na saúde da puérpera: Blues puerperal, depressão pós-parto e psicose puerperal. 
f. Cuidado de enfermagem da família durante o pós-parto (orientações para alta hospitalar, alta segura, autocuidado, cuidado com o recém-nascido, atividade sexual e contracepção, acompanhamento pós-alta). 
g. Estabelecer a sistematização da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico puerperal. 

6) Aleitamento materno:
a. Situação e prevalência de aleitamento materno. 
b. Revisão de anatomia e fisiologia mamária. 
c. Anatomia e fisiologia da lactação (anatomia da mama lactente, lactogênese, reflexo de ejeção do leite, singularidade do leite humano). 
d. Benefícios do Aleitamento Materno. 
e. Programas e Políticas de promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno. 
f. Manejo do Aleitamento Materno (posicionamento, pega da mama, sucção do recém nascido, frequência das mamadas (livre demanda), indicadores de eficácia do aleitamento materno). 
g. Cuidados com as mamas. 
h. Avaliação e cuidado do trauma mamilar, ingurgitamento mamário, mastite. 
i. Legislação de proteção à maternidade. 
j. Retirada e armazenamento do leite humano.

Saberes Procedimentais:
Cuidado de enfermagem à mulher hospitalizada com problemas ginecológicos
i. Atender e orientar a mulher quanto aos sinais e sintomas das distopias genitais, miomatose uterina e IUE.
ii. Orientar métodos não-farmacológicos de alívio dos sintomas da IUE.
Prestar cuidado de enfermagem à mulher submetida à cirurgia para tratamento das distopias, miomatose uterina ou IUE (manejo de complicações pós-operatórias, alta hospitalar, reabilitação pós-operatória, planejamento da assistência de enfermagem).

Cuidado de enfermagem à mulher hospitalizada e em reabilitação do câncer ginecológico.
i. Identificar fatores de risco entre as mulheres atendidas.
ii. Simular em laboratório de prática a realização da coleta de citologia oncótica.
iii. Realizar educação em saúde com as mulheres atendidas acerca dos fatores de risco e da realização da citologia.
iv. Prestar cuidado de enfermagem à mulher com câncer ginecológico em situação de internação para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, bem como orientação para a alta hospitalar.

Prestar cuidado de enfermagem à mulher com câncer ginecológico em cuidados paliativos.

Cuidado de enfermagem à mulher hospitalizada e em reabilitação do câncer de mama
i. Identificar fatores de risco entre as mulheres atendidas.
ii. simular em laboratório de prática a realização de exame clínico das mamas.
iii. realizar educação em saúde com as mulheres atendidas acerca dos fatores de risco e da realização da mamografia e do exame clínico das mamas de acordo com a faixa etária.
iv. prestar cuidado de enfermagem à mulher com câncer de mama em situação de internação para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, bem como orientação para a alta hospitalar.
v. prestar cuidado de enfermagem à mulher com câncer de mama em cuidados paliativos.

Cuidado integral de enfermagem à mulher durante a gestação
Realizar consulta de enfermagem da gestante:
- anamnese geral e obstétrica.
- exame físico geral e específico.
- avaliar resultado de exames e tomar condutas e ou realizar orientações pertinentes.
Realizar educação em saúde com gestantes adultas e adolescentes.
Incentivar e apoiar o aleitamento materno.
Estimular a participação do companheiro na assistência pré-natal.
Utilizar medidas não farmacológicas para o manejo dos desconfortos na gravidez e preparar a mulher para o trabalho de parto e parto normal.

Cuidado integral de enfermagem à mulher durante o trabalho de parto e parto
Realizar consulta de enfermagem da parturiente:
- anamnese obstétrica e controlar os sinais vitais maternos durante o trabalho de parto e parto.
- exame físico e obstétrico.
- Avaliar a dinâmica uterina.
Acompanhar a evolução do trabalho de parto.
- Fornecer apoio psicológico para a mulher e sua família.
- Oferecer dieta líquida e medidas de conforto adequadas durante o trabalho de parto
- Fornecer cuidados para eliminações vesico-intestinais.
- Identificar prontamente padrões anormais na evolução do parto e identificar encaminhamentos apropriados e oportunos.
- Dar suporte no processo fisiológico durante o trabalho de parto e parto.

Cuidado integral de enfermagem à mulher durante o puerpério
Realizar consulta de enfermagem da puérpera:
- anamnese geral e obstétrica.
- exame físico à puérpera, identificando as características involutivas fisiológicas e desvios de normalidade com suas prováveis causas.
- identificar as necessidades globais da puérpera, decorrentes da condição específica em que se encontram.
Realizar o planejamento e prescrição das ações de enfermagem ao binômio mãe e filho:
- orientar a puérpera quanto às contrações uterinas fisiológicas, involução uterina, características do lóquios, alimentação, higiene, eliminações.
- desenvolver atividades educativas sob a forma de grupos de sala de espera, com abordagem de temáticas ligadas à saúde reprodutiva (direitos reprodutivos, planejamento familiar, direitos trabalhistas da gestante/puérpera, aleitamento materno).
- orientar e assistir à puérpera em relação ao autocuidado no pós-parto e aos cuidados com o recém-nascido.
Elaborar o plano de alta hospitalar, incluindo a participação da família, considerando os aspectos culturais sobre as crenças do período pós-parto.
Avaliar a autoimagem da puérpera e suas repercussões.

Cuidado integral de enfermagem à mulher durante o puerpério, com ênfase no aleitamento materno. 
Realizar o exame físico à puérpera, com ênfase na avaliação das mamas e da mamada.
- Orientar e apoiar a puérpera quanto à uma mamada eficaz.
- Identificar as intercorrências mamárias e propor tratamento e avaliação.
- Realizar atividades educativas de promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno. 
- Fornecer orientações e assistência à puérpera e família em relação ao aleitamento materno após a alta hospitalar.
- Considerar aspectos culturais sobre o aleitamento materno.

Saberes Atitudinais:
Relacionamento terapêutico com o paciente e familiar.
Trabalho em equipe.
Relacionamento interpessoal com a equipe de saúde, supervisores e colegas.
Atitude ética e bioética em saúde da mulher.
Assiduidade e pontualidade, interesse, responsabilidade, postura e apresentação pessoal.
Capacidade crítica para tomada de decisão.
Sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo atitude profissional que supere o senso comum.

Método de Ensino:
Para o desenvolvimento desta disciplina serão utilizadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: 
- Uso da plataforma e-aulas e e-disciplinas USP para a interação entre discentes e docentes durante todas as etapas da disciplina;
- Aula expositiva dialogada; 
- Sala de aula invertida;
- Estudo de caso clínico; 
- Seminário; 
- Laboratório de Prática Profissional (LPP); 
- Atividade prática no mundo do trabalho; 
- Elaboração e execução de atividade educativa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do estudante constará da média aritmética das notas 1 e 2, sendo: Nota 1: Prova escrita - valor de zero a 10. Nota 2: média das notas obtidas nas atividades teórico-práticas em cada um dos contextos (consultórios de admissão e observação/centro obstétrico; unidade de alojamento conjunto; unidade de internação de Ginecologia) - valor de zero a 10.
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Não está prevista 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
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YOSHIMOCHI, L. T. B.; SANTOS, M. A.; LOYOLA, E. A. C.; MAGALHÃES, P. A. P.; PANOBIANCO, M. S. The experience of the partners of women with breast cancer. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, v. 52, p. e03366, 2018.
 

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