Geral: Oferecer ao aluno condições de prestar cuidados integrais de Nutrição ao indivíduo enfermo; Específicos: a) que o aluno adquira conhecimentos e habilidades para avaliar o estado nutricional do indivíduo de acordo com parâmetros antropométricos, clínicos, bioquímicos e alimentares. b) que o aluno conheça as especificidades das dietas hospitalares por via oral, enteral e parenteral e suas indicações para as situações clínicas e cirúrgicas mais prevalentes; c) que o aluno compreenda o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar auxiliando no processo do cuidado nutricional. d) que o aluno tenha habilidades para auxiliar na orientação da alta hospitalar em relação aos aspectos alimentares.
Avaliação do estado nutricional, alimentação adequada para o tratamento e reabilitação de doenças; as dietas hospitalares e as vias de administração: características dietéticas necessárias nas diversas situações clínicas e cirúrgicas; orientação dietética para o indivíduo enfermo.
Saberes Cognitivos: 1- Reconhecer o papel do enfermeiro no processo de assistência nutricional (avaliação, planejamento, implementação e avaliação). 2- Conhecer os métodos de Avaliação do estado nutricional na hospitalização, (antropometria, alimentação e exames bioquímicos) e saber utilizá-los no cuidado de enfermagem. 3- Conhecer as diretrizes para a prescrição das dietas hospitalares por via oral, sonda e cateter. 4- Identificar os princípios dietéticos nas diversas situações clínicas. Saberes Procedimentais: Ser capaz de: 1- Reconhecer a dieta hospitalar como fonte de nutrientes e seu papel na recuperação de doenças. 2- Identificar o estado nutricional das pessoas hospitalizadas utilizando os métodos antropométricos, alimentares e bioquímicos para coleta de dados. 3- Analisar a prescrição e aceitação da dieta. 4- Monitorar a evolução dos dados alimentares, antropométricos e bioquímicos das pessoas hospitalizadas. Saberes Atitudinais: Saber relacionar-se com profissionais da saúde e pessoas hospitalizadas e suas famílias com ética, respeito e dignidade. Método de Ensino: a) apresentação de casos clínicos e discussão em pequenos grupos; b) exposição dialogada; c) visita ao Serviço de Nutrição e Dietética do HC-FMRP-USP; d) atividade prática de avaliação nutricional-Antropometria; e) estudo de caso, em grupo, com paciente acompanhado no cenário de prática hospitalar.
1- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 2- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 3- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 4- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 5- CERVATO-MANCUSO, AM; ANDRADE, SC; VIEIRA, VL. Alimentação e nutrição para o cuidado multiprofissional. Barueri, SP: Editora Manole, 2021. 6- CHEMIM SEABRA DA SILVA, SM; MURA, JP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2015. 7- CORDAS, TA, KACHANI, AT. Nutrição em Psiquiatria. 2ª ed., Barueri, SP: Editora Manole, 2021. 8- CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 4ª ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2019. 9-DIEZ-GARCIA, RW & CERVATO-MANCUSO, AM. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 10- DOVERA, TMDS. Nutrição aplicada ao curso de Enfermagem. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 11- ISOSAKI, M. & CARDOSO, E. Manual de Dietoterapia & Avaliação Nutricional. 2 ed., São Paulo: Atheneu, 2019. 12- MAHAN, LK; RAYMOND, JL. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia - 14ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 13- OLIVEIRA, AM; SILVA, FM. Dietoterapia nas doenças do adulto. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2018. 14- OLIVEIRA, AM; SILVA, FM; Dall'Alba, V. Dietoterapia nas doenças gastrointestinais do adulto. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2016. 15- ROSA, G. Avaliação nutricional do paciente hospitalizado: uma abordagem teórico-prática. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 16- ROSSI, L; POLTRONIERI, F. Tratado de Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019. 17- SHILLS, ME et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 11ªed. Barueri, SP : Manole, 2016.