Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0306 - Dietoterapia
Dietry Therapy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Carga Horária de Extensão: 3 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Geral: Oferecer ao aluno condições de prestar cuidados integrais de Nutrição ao indivíduo enfermo; Específicos: a) que o aluno adquira conhecimentos e habilidades para avaliar o estado nutricional do indivíduo de acordo com parâmetros antropométricos, clínicos, bioquímicos e alimentares. b) que o aluno conheça as especificidades das dietas hospitalares por via oral, enteral e parenteral e suas indicações para as situações clínicas e cirúrgicas mais prevalentes; c) que o aluno compreenda o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar auxiliando no processo do cuidado nutricional. d) que o aluno tenha habilidades para auxiliar na orientação da alta hospitalar em relação aos aspectos alimentares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52392 - Rosane Pilot Pessa
 
Programa Resumido
Avaliação do estado nutricional, alimentação adequada para o tratamento e reabilitação de doenças; as dietas hospitalares e as vias de administração: características dietéticas necessárias nas diversas situações clínicas e cirúrgicas; orientação dietética para o indivíduo enfermo.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1- Reconhecer o papel do enfermeiro no processo de assistência nutricional (avaliação, planejamento, implementação e avaliação). 2- Conhecer os métodos de Avaliação do estado nutricional na hospitalização, (antropometria, alimentação e exames bioquímicos) e saber utilizá-los no cuidado de enfermagem. 3- Conhecer as diretrizes para a prescrição das dietas hospitalares por via oral, sonda e cateter. 4- Identificar os princípios dietéticos nas diversas situações clínicas.

Saberes Procedimentais:
Ser capaz de: 1- Reconhecer a dieta hospitalar como fonte de nutrientes e seu papel na recuperação de doenças. 2- Identificar o estado nutricional das pessoas hospitalizadas utilizando os métodos antropométricos, alimentares e bioquímicos para coleta de dados. 3- Analisar a prescrição e aceitação da dieta. 4- Monitorar a evolução dos dados alimentares, antropométricos e bioquímicos das pessoas hospitalizadas.

Saberes Atitudinais:
Saber relacionar-se com profissionais da saúde e pessoas hospitalizadas e suas famílias com ética, respeito e dignidade.

Método de Ensino:
a) apresentação de casos clínicos e discussão em pequenos grupos; b) exposição dialogada; c) visita ao Serviço de Nutrição e Dietética do HC-FMRP-USP; d) atividade prática de avaliação nutricional-Antropometria; e) estudo de caso, em grupo, com paciente acompanhado no cenário de prática hospitalar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão considerados a presença na visita ao serviço de nutrição hospitalar (0,5), os exercícios de Avaliação Nutricional-Antropometria (1,0), os casos clínicos (0,5 cada), o estudo de caso (3,0) e a avaliação teórica individual (4,5). A
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
Os alunos que não alcançarem nota final de aprovação, mas que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três, poderão efetuar recuperação. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
1- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

2- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

3- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

4- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

5- CERVATO-MANCUSO, AM; ANDRADE, SC; VIEIRA, VL. Alimentação e nutrição para o cuidado multiprofissional. Barueri, SP: Editora Manole, 2021.

6- CHEMIM SEABRA DA SILVA, SM; MURA, JP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2015. 

7- CORDAS, TA, KACHANI, AT. Nutrição em Psiquiatria. 2ª ed., Barueri, SP: Editora Manole, 2021. 

8- CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 4ª ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2019. 
9-DIEZ-GARCIA, RW & CERVATO-MANCUSO, AM. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

10- DOVERA, TMDS. Nutrição aplicada ao curso de Enfermagem. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

11- ISOSAKI, M. & CARDOSO, E. Manual de Dietoterapia & Avaliação Nutricional. 2 ed., São Paulo: Atheneu, 2019.

12- MAHAN, LK; RAYMOND, JL. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia - 14ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

13- OLIVEIRA, AM; SILVA, FM. Dietoterapia nas doenças do adulto. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2018.

14- OLIVEIRA, AM; SILVA, FM; Dall'Alba, V. Dietoterapia nas doenças gastrointestinais do adulto. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2016.

15- ROSA, G. Avaliação nutricional do paciente hospitalizado: uma abordagem teórico-prática. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017

16- ROSSI, L; POLTRONIERI, F. Tratado de Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.

17- SHILLS, ME et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 11ªed. Barueri, SP : Manole, 2016.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários de serviço de saúde público, internados ou em acompanhamento em serviço de saúde.
Objetivos da atividade
Fazer uma entrevista para coletar dados sobre o estado nutricional (dados antropométricos, clínicos, bioquímicos e alimentares) e após a avaliação e análise, fazer orientações alimentares e de estilo de vida baseadas no diagnóstico clínico e nos 10 passos para uma alimentação saudável.
Descrição da atividade
Os alunos devem fazer uma entrevista para coletar dados sobre o estado nutricional (dados antropométricos, clínicos, bioquímicos e alimentares) e após a avaliação e análise, fazer orientações alimentares e de estilo de vida baseadas no diagnóstico clínico e nos 10 passos para uma alimentação saudável.
Indicadores de avaliação da atividade
Espera-se que, ao aderir às orientações alimentares, o usuário apresente melhora ou manutenção do seu estado nutricional e controle de doenças colaborando para o melhor acompanhamento pelo serviço de saúde.

Clique para consultar os requisitos para ERM0306

Clique para consultar o oferecimento para ERM0306

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP