Objetivo geralDesenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção.Objetivos específicos:1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde.2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para conhecer e analisar a organização e gestão do sistema de saúde nas instâncias federal, estadual e municipal de saúde tendo a Atenção Primária à Saúde como eixo de reorganização da atenção, considerando as políticas de saúde e os grupos prioritários por elas definidos. Os cenários de ensino-aprendizagem são instâncias de organização e decisão no nível local, estadual e federal e serviços da atenção primária e de média e alta complexidade.Conteúdo programático:• Política Nacional de Atenção Básica.• As responsabilidades de cada esfera de governo.• Processo de Trabalho na Atenção Básica (Equipes).• Atribuições dos profissionais na Atenção Básica.• Situação de saúde da população em nível local e Ações estratégicas na Atenção Básica.• Responsabilidades da gestão da saúde no nível do município.• Planejamento e programação.• Regulação, controle e avaliação.• Participação e Controle Social.• Indicadores de Monitoramento e avaliação de gestão.
Saberes Cognitivos:Nível macro: Compreender sobre a trajetória política e sócio-histórica do Sistema Único de Saúde e os seus determinantes; Apreender sobre as normativas e leis que regem este sistema tendo como pano de fundo a constituição federal; Compreender sobre as competências e responsabilidades dos diferentes entes federativos quanto ao desenvolvimento e implementação do SUS. Nível meso: Compreender sobre as principais vertentes da gestão dos sistemas de serviços de saúde (gestão estratégico-situacional e a normativa), ferramentas/ tecnologias para a gestão e suas interfaces com a participação social. Nível micro: Apreensão dos territórios como unidade de intervenção das práticas em saúde e enfermagem.Apreensão dos conceitos de territórios e de Atenção Primária à Saúde em suas interfaces com os princípios organizativos e doutrinários do SUS.Compreensão do conceito de coordenação como tecnologia para o cuidado.Definir o cuidado em enfermagem considerando as ações de enfoque individual e coletivo tendo como traçadores a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamento e reabilitação da saúde. Saberes Procedimentais:- Levantar normativas e leis para subsidiar a prática do enfermeiro generalista no contexto da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde.- Contribuir para o aprimoramento das tecnologias existentes e ou para introdução de novas tecnologias com vistas ao aprimoramento da gestão estratégica e situacional dos sistemas de serviços de saúde.- Aprimorar as tecnologias de coordenação do cuidado e desenvolver novas com vistas à efetividade e resolutividade das práticas de enfermagem e fortalecimento dos sistemas de serviços de saúde tendo como eixo ordenador a Atenção Primária à Saúde.- Identificar a organização do cuidado de enfermagem integral instrumentalizado por protocolos e em nível de evidência, com segurança do trabalhador de saúde e dos usuários.- Reflexão e percepção sobre as políticas de saúde na Atenção Básica e a interface com outros níveis de atenção.- Identificar o processo de trabalho na Atenção Básica e as atribuições dos trabalhadores em saúde e da enfermagem.- Identificar como os princípios e diretrizes do SUS se operacionalizam na prática assistencial.- Compreender e manusear os sistemas de informação, significando o processo como uma base essencial para o planejamento das ações de saúde e enfermagem.- Significar a avaliação das ações e serviços de saúde como tecnologia necessária ao trabalho do enfermeiro, tomando a avaliação como referência para a qualidade do cuidado e satisfação do usuário e nesse sentido, o aluno deverá elaborar indicadores (quantitativos e qualitativos) que expressem a efetividade das ações de enfermagem e permitam o diagnóstico situacional e epidemiológico dos territórios. Saberes Atitudinais:- Promover ações de enfermagem no âmbito do planejamento, programação, regulação, controle e avaliação.- Participar como profissional de saúde na perspectiva do da saúde como direito de cidadania.- Participar de atividades que fortaleçam o trabalho em equipe e decisão por coletivos.- Participar de atividades que fortaleçam a humanização de atenção a saúde.- Valorização e identidade com o trabalho do enfermeiro generalista na conjunção e desenvolvimento de ações que fortaleçam a organização e gestão dos serviços e sistemas de saúde.- Papel ético e social da profissão na dimensão do cuidado, coletivo e de gestão de sistemas, programas e serviços.Método de Ensino:Esta disciplina será desenvolvida por meio de momentos de dispersão, concentração, síntese e avaliação:- Dispersão – momento em que o estudante, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza a coleta de dados para conhecer a realidade dos serviços de atenção básica em distintos cenários (nível local, estadual e federal), para identificar as necessidades de saúde, sistematizando os achados de modo a compor um contexto de atuação da enfermagem na gestão e organização dos serviços de saúde da atenção básica.- Concentração - em subgrupos ou grupos maiores, é realizada a discussão e síntese dos situações vivenciadas na dispersão, identificando as situações problema relacionadas ao cenário de práticas, destacando aspectos da prática de enfermagem. - Síntese – os subgrupos ou grupos maiores, apresentam sob forma de seminário, a organização do serviço de saúde focando os aspectos teórico-práticos relacionados com a atuação da enfermagem na gestão e organização dos serviços de saúde da atenção básica. Nesta perspectiva, compartilham com o conjunto dos outros estudantes as informações/conhecimentos sistematizados, habilidades e atitudes apreendidas no processo, com a intenção de compreender as situações-problema identificadas, bem como refletir sobre a necessidade de reconstruir a prática profissional.- Avaliação (A) – ao final de cada atividade, é realizada a auto-avaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador.Serão utilizadas como estratégias: visitas monitoradas a distintos serviços e instâncias da organização de sistemas e serviços de saúde, bem como a outros equipamentos sociais que conformam a rede de apoio, discussões em pequenos grupos, preparação da sistematização das situações-problema a serem apresentadas e discutidas no grupo maior no formato de seminários., consultorias com docentes, bem como técnicos dos serviços de saúde com domínio nas temáticas/áreas de conhecimento: Saúde Mental, Gestão e Planejamento em Saúde, Financiamento em Saúde.
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