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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Materno-infantil e Saúde Pública
 
Disciplina: ERM0402 - Organização e Gestão em Saúde e Enfermagem na Atenção Básica
Organization and Management in Health and Nursing in Primary Care

Créditos Aula: 7
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Objetivo geral: desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção. 
Objetivos específicos 1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde. 2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2967872 - Aline Aparecida Monroe
5395098 - Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero
1402831 - Pedro Fredemir Palha
3339222 - Ricardo Alexandre Arcêncio
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para conhecer e analisar a organização e gestão do sistema de saúde nas instâncias federal, estadual e municipal de saúde tendo a Atenção Primária à Saúde como eixo de reorganização da atenção, considerando as políticas de saúde e os grupos prioritários por elas definidos. Os cenários de ensino-aprendizagem são instâncias de organização e decisão no nível local, estadual e federal e serviços da atenção primária e de média e alta complexidade.

Conteúdo programático:
-Política Nacional de Atenção Básica
-Responsabilidades de cada esfera de governo
-Processo de Trabalho na Atenção Básica (Equipes)
-Atribuições dos profissionais na Atenção Básica
-Situação de saúde da população em nível local e ações estratégicas na Atenção Básica
-Responsabilidades da gestão da saúde no nível do município
-Planejamento e programação
-Regulação, controle e avaliação 
-Participação e Controle Social
-Indicadores de monitoramento e avaliação de gestão
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Nível macro: 
Compreender sobre a trajetória política e sócio-histórica do Sistema Único de Saúde e os seus determinantes; Apreender sobre as normativas e leis que regem este sistema tendo como pano de fundo a constituição federal; Compreender sobre as competências e responsabilidades dos diferentes entes federativos quanto ao desenvolvimento e implementação do SUS

Nível meso: 
Compreender sobre as principais vertentes da gestão dos sistemas de serviços de saúde (gestão estratégico-situacional e a normativa), ferramentas/ tecnologias para a gestão e suas interfaces com a participação social.  

Nível Micro: 
Apreensão dos territórios como unidade de intervenção das práticas em saúde e enfermagem;
Apreensão dos conceitos de territórios e de Atenção Primária à Saúde em suas interfaces com os princípios organizativos e doutrinários do SUS; 
Compreensão do conceito de coordenação como tecnologia para o cuidado; 
Definir o cuidado em enfermagem considerando as ações de enfoque individual e coletivo tendo como traçadores a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamento e reabilitação da saúde. 


Saberes Procedimentais:
- Levantar normativas e leis para subsidiar a prática do enfermeiro generalista no contexto da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde; 

- Contribuir para o aprimoramento das tecnologias existentes e ou para introdução de novas tecnologias com vistas ao aprimoramento da gestão estratégica e situacional dos sistemas de serviços de saúde;

- Aprimorar as tecnologias de coordenação do cuidado e desenvolver novas com vistas à efetividade e resolutividade das práticas de enfermagem e fortalecimento dos sistemas de serviços de saúde tendo como eixo ordenador a Atenção Primária à Saúde;

- Identificar a organização do cuidado de enfermagem integral instrumentalizado por protocolos e em nível de evidência, com segurança do trabalhador de saúde e dos usuários;

- Reflexão e percepção sobre as políticas de saúde na Atenção Básica e a interface com outros níveis de atenção;

- Identificar o processo de trabalho na Atenção Básica e as atribuições dos trabalhadores em saúde e da enfermagem;

- Identificar como os princípios e diretrizes do SUS se operacionalizam na prática assistencial;

- Compreender e manusear os sistemas de informação, significando o processo como uma base essencial para o planejamento das ações de saúde e enfermagem; 

- Significar a avaliação das ações e serviços de saúde como tecnologia necessária ao trabalho do enfermeiro, tomando a avaliação como referência para a qualidade do cuidado e satisfação do usuário e nesse sentido, o aluno deverá elaborar indicadores (quantitativos e qualitativos) que expressem a efetividade das ações de enfermagem e permitam o diagnóstico situacional e epidemiológico dos territórios. 


Saberes Atitudinais:
- Promover ações de enfermagem no âmbito do planejamento, programação, regulação, controle e avaliação;

- Participar como profissional de saúde na perspectiva do da saúde como direito de cidadania; 

- Participar de atividades que fortaleçam o trabalho em equipe e decisão por coletivos; 

- Participar de atividades que fortaleçam a humanização de atenção a saúde;

- Valorização e identidade com o trabalho do enfermeiro generalista na conjunção e desenvolvimento de ações que fortaleçam a organização e gestão dos serviços e sistemas de saúde;  

- Papel ético e social da profissão na dimensão do cuidado, coletivo e de gestão de sistemas, programas e serviços.

 
Método de Ensino:
Esta disciplina será desenvolvida por meio de momentos de dispersão, concentração, síntese e avaliação: - Dispersão momento em que o estudante, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza a coleta de dados para conhecer a realidade dos serviços de atenção básica em distintos cenários (nível local, estadual e federal), para identificar as necessidades de saúde, sistematizando os achados de modo a compor um contexto de atuação da enfermagem na gestão e organização dos serviços de saúde da atenção básica. - Concentração - em subgrupos ou grupos maiores, é realizada a discussão e síntese das situações vivenciadas na dispersão, identificando as situações problema relacionadas ao cenário de práticas, destacando aspectos da prática de enfermagem. - Síntese os subgrupos ou grupos maiores, apresentam sob forma de seminário, a organização do serviço de saúde focando os aspectos teórico-práticos relacionados com a atuação da enfermagem na gestão e organização dos serviços de saúde da atenção básica. Nesta perspectiva, compartilham com o conjunto dos outros estudantes as informações/conhecimentos sistematizados, habilidades e atitudes apreendidas no processo, com a intenção de compreender as situações-problema identificadas, bem como refletir sobre a necessidade de reconstruir a prática profissional; - Avaliação (A) ao final de cada atividade, é realizada a autoavaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador. Serão utilizadas como estratégias: visitas monitoradas a distintos serviços e instâncias da organização de sistemas e serviços de saúde, bem como a outros equipamentos sociais que conformam a rede de apoio, discussões em pequenos grupos, preparação da sistematização das situações-problema a serem apresentadas e discutidas no grupo maior no formato de seminários, consultorias com docentes, bem como técnicos dos serviços de saúde com domínio nas temáticas/áreas de conhecimento: Saúde Mental, Gestão e Planejamento em Saúde, Financiamento em Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa, que terá como referência o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência da organização e gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de Atenção Primária à Saúde de forma articulada aos demais pontos da Rede de Atenção à Saúde. Constarão da avaliação o desempenho do estudante nos grupos/subgrupos de trabalhos propostos, apresentação de seminários e/ou sistematização escrita de trabalhos elaborados pelos grupos/subgrupos e atividades de expressão cognitiva (testes, sínteses reflexivas e/ou provas após a apresentação de seminários). Ainda, serão consideradas assiduidade (frequência/horário) e participação nas atividades desenvolvidas. A avaliação do aluno será processual, portanto registrada em todo o processo de avaliação, sendo utilizado instrumento de aprendizagem já adotado na disciplina, que considera aspectos da problematização, raciocínio crítico-reflexivo, capacidade de argumentação diante das evidências e conclusão.
Critério
Serão adotados os seguintes critérios de avaliação: Desempenho do estudante nos grupos/subgrupos de trabalho propostos, levando-se em consideração a assiduidade (frequência/horário) e a participação nas atividades previstas, por meio da utilização de instrumento já adotado na disciplina (Nota de 0-10); Apresentação de Seminários (Nota de 0-10) e Sistematização escrita de trabalhos (Nota de 0-10), os quais serão elaborados pelos grupos/subgrupos, levando-se em consideração a clareza, fundamentação e posicionamento crítico-reflexivo em relação às temáticas abordadas nos materiais produzidos. A nota final será a média aritmética dos itens de avaliação propostos. Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina (art. 84, RG).
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
AKERMAN, M. Práticas de avaliação em saúde no Brasil: diálogos. In: AKERMAN, M.; FURTADO, J.P., organizadores. Práticas de avaliação em saúde no Brasil: diálogos. Porto Alegre: Rede Unida, p. 307-342, 2015. 
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BRASIL. Ministério da Saúde/GM. PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html> Acesso em: 20 de maio de 2020. 
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STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. BRASÍLIA: Unesco, Ministério da Saúde. 2002.
 

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