O objetivo da disciplina é compreender conceitos sociológicos introdutórios e, a partir disso, analisar as diversas formas pelas quais eles informam, modelam e explicam os fenômenos concernentes ao processo saúde-doença na sociedade contemporânea. Desse modo, a disciplina permite desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem a compreensão da pessoa, família ou comunidade, foco do processo de cuidar em enfermagem, a partir do entendimento de sua posição social como sujeito num mundo estruturado de forma desigual e, sobretudo, como esse sujeito produz cotidianamente estratégias para lidar as fortalezas e as limitações que se colocam no fluxo de sua vida e de suas relações sociais. Ao fazer isso, a disciplina contribui para o/a estudante desenvolver um olhar reflexivo sobre si mesmo e sobre seu exercício como enfermeiro/a em formação.
Conceitos sociológicos introdutórios e análises das diversas formas pelas quais categorias sociológicas informam, modelam e explicam os fenômenos concernentes ao processo saúde-doença na sociedade contemporânea.
A disciplina está organizada em dois momentos: o primeiro, destinado à abordagem de conceitos introdutórios da sociologia; e o segundo, voltado às análises sociológicas que tomam o processo saúde-doença e a profissão de Enfermagem como objetos. 1. A sociologia como uma ciência social: a modernidade. 2. A sociologia como uma ciência social: o que é sociologia? 3. Introdução à sociologia de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. 4. O indivíduo na sociedade: instituições sociais. 5. A sociedade no indivíduo: processo de socialização. 6. Estratificação social, desigualdade e classes sociais. 7. Pobreza, exclusão e Estado de bem-estar social. 8. A sociologia da saúde no Brasil e o modelo biomédico. 9. A saúde como processo social. 10. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”. 11. O hospital como organização social. 12. Estigma e doença. 13. Marcadores sociais da diferença e o cuidado em saúde: gênero, raça e sexualidade. Saberes Cognitivos: A sociologia como uma ciência social: a modernidade. A sociologia como uma ciência social: o que é sociologia? Introdução à sociologia de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. O indivíduo na sociedade: instituições sociais. A sociedade no indivíduo: processo de socialização. Estratificação social, desigualdade e classes sociais. Pobreza, exclusão e Estado de bem-estar social. A sociologia da saúde e o modelo biomédico. A saúde como processo social. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”. O hospital como organização social. Estigma e doença. Marcadores sociais da diferença e o cuidado em saúde: gênero, raça e sexualidade. Saberes Procedimentais: 1. Realiza atividades e discussões que lhe possibilita o exercício da reflexão, da autorreflexão e do raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem. 2. Exercita a empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 3. Utiliza os saberes cognitivos socializados na disciplina para o aprimoramento das suas habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 4. Faz intervenções nas discussões em sala de aula levando em consideração aspectos macrossociais que informam e modelam situações microssociais (interações sociais, comportamentos, normas institucionais, etc.). 5. Apresenta argumentos para discutir questões relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem que consideram os determinantes sociais desses fenômenos e práticas. 6. Relaciona-se em sala de aula adotando posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas. Saberes Atitudinais: 1. Pratica a reflexão, a autorreflexão e o raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem. 2. Adota posturas de empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 3. Aprimora as habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente. 4. Demonstra interesse nas narrativas das pessoas (usuários, profissionais, familiares, etc.) com vista à compreensão de sua história e contexto de vida. 5. Demonstra interesse em compreender os aspectos macrossociais que se expressam nas questões e nas práticas relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem. 6. Demonstra posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas (usuários, profissionais, familiares, colegas de turma, docentes, etc.). 7. Demonstra capacidade de negociar com o usuário e sua rede de apoio social em situações de produção de cuidados de enfermagem, considerando os determinantes sociais. Método de ensino: Aulas expositivas, seminários, leituras dirigidas, trabalhos em pequenos grupos, discussões de vídeos, documentários e filmes, role playing, júris simulados, produção de trabalhos escritos e outras estratégias de ensino-aprendizagem centradas no estudante.
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