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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0103 - Sociologia
Sociology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é compreender conceitos sociológicos introdutórios e, a partir disso, analisar as diversas formas pelas quais eles informam, modelam e explicam os fenômenos concernentes ao processo saúde-doença na sociedade contemporânea. Desse modo, a disciplina permite desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem a compreensão da pessoa, família ou comunidade, foco do processo de cuidar em enfermagem, a partir do entendimento de sua posição social como sujeito num mundo estruturado de forma desigual e, sobretudo, como esse sujeito produz cotidianamente estratégias para lidar as fortalezas e as limitações que se colocam no fluxo de sua vida e de suas relações sociais. Ao fazer isso, a disciplina contribui para o/a estudante desenvolver um olhar reflexivo sobre si mesmo e sobre seu exercício como enfermeiro/a em formação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6891361 - Lucas Pereira de Melo
 
Programa Resumido
Conceitos sociológicos introdutórios e análises das diversas formas pelas quais categorias sociológicas informam, modelam e explicam os fenômenos concernentes ao processo saúde-doença na sociedade contemporânea.
 
 
 
Programa
A disciplina está organizada em dois momentos: o primeiro, destinado à abordagem de conceitos introdutórios da sociologia; e o segundo, voltado às análises sociológicas que tomam o processo saúde-doença e a profissão de Enfermagem como objetos.
1. A sociologia como uma ciência social: a modernidade.
2. A sociologia como uma ciência social: o que é sociologia?
3. Introdução à sociologia de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
4. O indivíduo na sociedade: instituições sociais.
5. A sociedade no indivíduo: processo de socialização.
6. Estratificação social, desigualdade e classes sociais.
7. Pobreza, exclusão e Estado de bem-estar social.
8. A sociologia da saúde no Brasil e o modelo biomédico.
9. A saúde como processo social.
10. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”.
11. O hospital como organização social.
12. Estigma e doença.
13. Marcadores sociais da diferença e o cuidado em saúde: gênero, raça e sexualidade.
Saberes Cognitivos:
A sociologia como uma ciência social: a modernidade. A sociologia como uma ciência social: o que é sociologia? Introdução à sociologia de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. O indivíduo na sociedade: instituições sociais. A sociedade no indivíduo: processo de socialização. Estratificação social, desigualdade e classes sociais. Pobreza, exclusão e Estado de bem-estar social. A sociologia da saúde e o modelo biomédico. A saúde como processo social. As relações entre profissionais da saúde e “pacientes/doente”. O hospital como organização social. Estigma e doença. Marcadores sociais da diferença e o cuidado em saúde: gênero, raça e sexualidade.

Saberes Procedimentais:
1. Realiza atividades e discussões que lhe possibilita o exercício da reflexão, da autorreflexão e do raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem.
2. Exercita a empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente.
3. Utiliza os saberes cognitivos socializados na disciplina para o aprimoramento das suas habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente.
4. Faz intervenções nas discussões em sala de aula levando em consideração aspectos macrossociais que informam e modelam situações microssociais (interações sociais, comportamentos, normas institucionais, etc.).
5. Apresenta argumentos para discutir questões relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem que consideram os determinantes sociais desses fenômenos e práticas.
6. Relaciona-se em sala de aula adotando posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas. 

Saberes Atitudinais:
1. Pratica a reflexão, a autorreflexão e o raciocínio crítico sobre as situações vivenciadas nas interações sociais relacionadas à prática profissional da enfermagem.
2. Adota posturas de empatia na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente.
3. Aprimora as habilidades de comunicação na relação estudante-profissional da saúde, estudante-estudante, estudante-usuário dos serviços de saúde, estudante-docente.
4. Demonstra interesse nas narrativas das pessoas (usuários, profissionais, familiares, etc.) com vista à compreensão de sua história e contexto de vida.
5. Demonstra interesse em compreender os aspectos macrossociais que se expressam nas questões e nas práticas relativas à saúde, à doença e à prática profissional da enfermagem.
6. Demonstra posturas de respeito e tolerância às diferenças das pessoas (usuários, profissionais, familiares, colegas de turma, docentes, etc.). 
7. Demonstra capacidade de negociar com o usuário e sua rede de apoio social em situações de produção de cuidados de enfermagem, considerando os determinantes sociais.

Método de ensino:
Aulas expositivas, seminários, leituras dirigidas, trabalhos em pequenos grupos, discussões de vídeos, documentários e filmes, role playing, júris simulados, produção de trabalhos escritos e outras estratégias de ensino-aprendizagem centradas no estudante.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se dará de forma contínua e sistemática, por meio de instrumentos de avaliação formativa e somativa. Como instrumento de avaliação formativa será empregado o feedback oral, em atividades coletivas, e por escrito em atividades individuais. Como instrumentos de avaliação somativa, serão realizadas atividades em pequenos grupos, seminários, produção de textos ou avaliações cognitivas. Diante disso, a nota dos estudantes terá a seguinte composição e pesos: 1) Atividades em grupo (peso 3); 2) Avaliação cognitiva escrita (peso 7).
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Os alunos que não obtiverem média final 5,0 realizarão uma prova de recuperação, cujo conteúdo será todos os textos programados para a disciplina.
 
Bibliografia
     
ADAM, P.; HERZLICH, C. Sociologia da doença e da medicina. Bauru: EDUSC, 2001.
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BENJAMIN, Walter. Paris do Segundo Império. In: ____. Obras escolhidas III: Charles Baudalaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BERGER, P.L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: Foracchi MM, Martins JS (orgs). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora;2000. p.193-9.
BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: Foracchi MM, Martins JS (orgs). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora;2000. p.200-14.
BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. 
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações: revista de ciências sociais, Londrina, v. 20, n. 2, pp. 27-55, 2015.
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DONANGELO, M.C.F.; PEREIRA, L. Saúde e sociedade. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
FERREIRA-SANTOS, Célia Almeida. A enfermagem como profissão: estudo num hospital-escola. São Paulo: EDUSP, 1973.
FORACCHI, M.M.; MARTINS, J.S. (orgs.). Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. 21ª tiragem. Rio de Janeiro: ed. LTC, 2000.
FREIRE COSTA, Jurandir. Os amores que não se deixam dizer. In: LANCETTI, Antonio (org.). Saúdeloucura, 3. São Paulo: HUCITEC, 1991. p. 21-37. (Saúde em Debate, 47).
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6 ed. Porto Alegre: Penso, 2012. 
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC; 2008.
HEILBORN, M.L. Gênero, sexualidade e saúde. In: SILVA, DPM. (org). Saúde, sexualidade e reprodução: compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.
HEILBORN, Maria Lúcia. Articulando gênero, sexo e sexualidade: diferenças na saúde. In: GOLDENBERG, Paulete; MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni; GOMES, Mara Helena de Andréa (orgs.). O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003. p. 197-208.
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LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Sociologia geral. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUNARDI FILHO, W.D. O mito da subalternidade do trabalho da enfermagem à medicina. 2 ed. Pelotas: Ed. UFPEL, 2004.
MARTINS, C.B. O que é sociologia. 34 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos;57).
MELO, Cristina. Divisão social do trabalho e enfermagem. São Paulo: Ed. Cortez, 1986. (Série Saúde e Sociedade).
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NUNES, E.D. (org.). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo: Global Ed., 1983.
NUNES, E.D. Sobre a sociologia da saúde. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
ORTIZ, Renato. Sobre o trabalho intelectual. Porto Alegre: Editora Zouk, 2021.
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PEREIRA, J.C.M. A explicação sociológica na medicina social. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.
PIRES, D. Hegemonia médica na saúde e a enfermagem: Brasil: 1500 a 1930. São Paulo: Cortez, 1989.
POE, Edgar Allan. O homem na multidão. In: ____. Poesia e prosa: obras escolhidas. 2ª ed. São Paulo: Ediouro, 2000.
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
SANTOS, Edson da Silva; CECCON, Roger Flores. O olhar do Flâneur: uma cartografia da Atenção Básica à Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 21, e200026, 2021.
SILVA, GB. Enfermagem profissional: análise crítica. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
VILA NOVA, S. Introdução à sociologia. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
WERNECK, Jurema. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 535-49, jul./set., 2016.
ZAMBONI, M. Marcadores sociais da diferença. Sociologia, São Paulo, v.1, p. 13-8,  2014.
 

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