Possibilitar que o aluno conheça a evolução histórica da enfermagem como prática profissional, no contexto socioeconômico e cultural. Levar o aluno a interpretar o desenvolvimento da enfermagem sob a perspectiva histórica, ou seja, à luz de acontecimentos em períodos anteriores, e perceber as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual. Estimular o aluno à reflexão sobre o significado e a importância da vida associativa da Enfermagem, enquanto categoria profissional.
A Enfermagem - ação de cuidar desde os primórdios até que se constituiu numa profissão, assinalando sua configuração nos diversos períodos históricos, incluindo os fatos ocorridos e a contemporaneidade da Enfermagem no Brasil.
1. Função da História, porquê conhecer a história da profissão2. A ação de cuidar, nas civilizações antigas, e a influência do Cristianismo na Enfermagem 3. Florence Nightingale e a Enfermagem científica 4. Primórdios da Enfermagem no Brasil, primeiras escolas de Enfermagem e os modelos que influenciaram sua configuração 5. A influência americana na Enfermagem brasileira – o padrão Anna Nery 6. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e a influência canadense no ensino de graduação 7. A reforma universitária e a pós-graduação em Enfermagem 8. A organização da Enfermagem em órgãos de representação profissional9. A pesquisa em História da Enfermagem10. Imagem social do enfermeiro, sob a ótica da História da Enfermagem Saberes Cognitivos1- Função da História, porquê conhecer a história da profissão-Evolução histórica da Disciplina de História da Enfermagem-A História Nova/Escola dos Annales versus história positivista-Papel do professor no ensino da História -Possibilidades da pesquisa em História da Enfermagem2- A ação de cuidar, nas civilizações antigas, e a influência do Cristianismo na Enfermagem -Introdução ao modelo mágico-religioso (homem pré-histórico, Egito, Babilônia, Assíria, Palestina, Pérsia, Índia, China, Roma e civilizações americanas) e dinâmico (gregos/Hipócrates)-Fontes para o estudo do cuidado nas civilizações antigas -Origens do Cristianismo-As ordens religiosas de cuidado-O cuidado na História da Arte durante o Cristianismo-São Vicente de Paulo e Luíza de Marillac-As Cruzadas, Renascimento e Reforma Protestante -Visibilidade da Enfermagem na literatura 4- Florence Nightingale: a Enfermagem científica – Seminário reflexivo5- Primórdios da Enfermagem no Brasil-Processo de colonização Brasileira e a importação de doenças-O cuidado entre as tribos indígenas-Ordens religiosas no Brasil-Impacto da religiosidade na configuração da Enfermagem moderna no Brasil-Francisca de Sande e Fabiano de Cristo-As Santas Casas de Misericórdia no Brasil-Anna Nery e a Guerra do Paraguai-A arte na Guerra do Paraguai: possibilidades para pensar a História Nova6- Primórdios da Enfermagem no Brasil, primeiras escolas de Enfermagem e os modelos que influenciaram sua configuração (influências francesa, inglesa e americana)-Influência europeia na medicina brasileira no século XIX-A psiquiatria no Brasil e o contexto da criação das primeiras Escolas de Enfermagem do Brasil-Primórdios do ensino em Enfermagem no Brasil-As epidemias no início do século XX e a ação das Escolas de Enfermagem-A entrada da Enfermagem no âmbito universitário7- As Escolas de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a influência canadense no ensino-Criação da Escola de Enfermagem da USP e atuação da Fundação Rockefeller na concessão de bolsas para educadoras sanitárias paulistas-Biografia de Profª Drª Glete de Alcântara-Discussão na USP sobre a criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP)-Organização, objetivos iniciais, ensino, primeiras turmas -Histórico da Pós-Graduação, designação como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde, periódicos, diretores e professores eméritos-Cotidiano das alunas da EERP-USP na década de 19508- A Reforma Universitária, a Pós-Graduação em Enfermagem e os Órgãos de Representação Profissional -Trajetória histórica das Leis do exercício profissional, de ensino e reconhecimento nacional em nível universitário-A reforma universitária-Organização da Pós-Graduação em Enfermagem - Conselho Federal de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicatos9- Imagem social do Enfermeiro sob a ótica da História da Enfermagem-Estudos sobre imagem social do enfermeiro-A imagem social da Enfermagem em Ribeirão Preto -A imagem social da Enfermagem no cinema e na mídia-Estratégias para marketing profissional na Enfermagem-Papel do Enfermeiro e do estudante na divulgação da profissão Saberes Procedimentais-Participa ativamente da aula apontando conhecimentos prévios, apresentando questões e participando dos debates propostos -Constrói síntese sobre as aulas -Articula a construção de sua síntese com outros colegas com a finalidade de responder a atividade de QUIZ (jogo eletrônico) que, através de questões simuladas, retoma o conteúdo de aprendizagem da aula -Descreve parte da construção histórico-social de si através da História Oral de Vida, utilizando habilidades de comunicação, apresentação oral e síntese, escutando a apresentação dos colegas de forma respeitosa-Inicia a compreensão sobre a importância da História da Enfermagem, a partir do debate realizado sobre a construção social e histórica do si (História Oral) -Reflete sobre a importância do estudo e preservação da memória coletiva da Enfermagem enquanto instrumento de poder e de melhoria da autoestima profissional-Compreende os avanços e retrocessos na construção do saber cuidar e do saber médico ao longo da História-Identifica as origens do ato de cuidar desde a era primitiva, passando pelas grandes civilizações -Compreende a influência dos séculos de Cristianismo no cuidado, e os reflexos desse período na construção da identidade social do enfermeiro e de crenças presentes no imaginário social nos dias de hoje -Identifica a transição entre Cristianismo e Renascimento e as implicações para o cuidado e para a visibilidade dos cuidadores-Levanta e analisa evidências científicas em bases de dados da saúde (BVS e SciELO) e livros de História da Enfermagem, construindo síntese crítica sobre Florence Nightingale -Inicia a compreensão sobre estudo biográfico com a realização de trabalho sobre Florence Nightingale, utilizando síntese reflexiva para levantamento da biografia e análise da influência de Florence Nightingale na Enfermagem atual-Aprofunda os conhecimentos sobre estudo biográfico ao discutir as biografias de Anna Justina Ferreira Nery, Fabiano de Cristo e d. Francisca de Sande-Reflete sobre os modelos de Enfermagem adotados inicialmente no Brasil (francês, inglês e anglo-americano) e suas implicações para o ensino de Enfermagem-Compreende o contexto de criação, instalação e desenvolvimento da EERP-USP-Reflete sobre a História documental enquanto fonte tradicional e percebe a História Oral, enquanto rica oportunidade de dar voz àqueles que foram invisíveis ou pouco visíveis no discurso oficial escrito -Identifica a organização, divisão do trabalho de Enfermagem na saúde, a criação legal dos diferentes profissionais de Enfermagem, evolução do ensino de graduação e as leis que subsidiaram as reformas curriculares desde 1931-Reflete sobre o reconhecimento da Enfermagem como nível superior no Brasil e as consequências da reforma universitária-Reflete sobre o início da Pós-Graduação em Enfermagem e retoma o papel da EERP-USP nessa construção-Reflete de forma introdutória sobre as discussões que levaram à criação do SUS e designação desse como responsável por ordenar a formação e revisão dos currículos na área de saúde-Problematiza sobre como a imagem social da profissão afetou o processo de escolha de carreira-Percebe a importância dos meios de comunicação na visibilidade da profissão da Enfermagem e a importância de utilizá-los na divulgação do trabalho da Enfermagem-Reflete sobre a importância da educação de jovens nas escolas de ensino médio e fundamental, acerca do significado da profissão, promovendo ampliação do recrutamento profissionalSaberes Atitudinais-Interpreta o desenvolvimento da Enfermagem sob a perspectiva histórica e percebe as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual-Reflete sobre si enquanto importante sujeito da construção e estudo da História-Fortalece a formação da identidade profissional através do entendimento da evolução profissional -Reflete sobre as estruturas de poder na construção da História, construindo um olhar crítico sobre a História escrita-Realiza interações com o docente e colegas, respeitando as diferentes ideias e contribuindo para a construção coletiva do aprendizado-Percebe a evidência científica enquanto importante elemento da construção do aprendizado do estudante-Estabelece relações interpessoais para o trabalho em equipe, em grupos pré-estabelecidos pelo docente, identificando dificuldades do trabalho em equipe, utilizando estratégias de comunicação e liderança para o cumprimento da tarefa proposta-Reflete sobre a sua própria construção mental acerca da profissão, possibilitando a ressignificação e compreensão da origem histórica de estereótipos como caridade e abnegação, entre outros e a superação dos mesmos pela ciência-Realiza o acolhimento dos colegas, de forma respeitosa e empática-Amplia o comprometimento do estudante com o aprendizado coletivo-Escuta de forma respeitosa a síntese do colega e utiliza método dialético para construções de significados sobre Florence Nightingale e sua influência nos dias atuais-Reflete sobre a construção histórica da instituição que escolheu para sua formação, contribuindo para a valorização da instituição e melhora da autoestima-Reflete sobre a formação da identidade profissional da Enfermagem enquanto nível universitário e sobre seu tempo presente, fortificando a construção da identidade pessoal enquanto futuro enfermeiro-Compreende seu papel na atualização da sociedade acerca da importância do profissional de Enfermagem nos dias atuais e a necessidade de zelo dos profissionais acerca da imagem da profissão -Discute questões éticas da divulgação da profissão/instituição nas redes sociais, internet em geral etc., e uso dessas ferramentas na adequada divulgação da profissão-Percebe a importância da autoimagem, vestimenta e apresentação adequada no espaço de trabalho/faculdade, incentivando atitudes de promoção da melhoria da autoestimaMétodo de EnsinoO curso será ministrado por meio de aulas dialogadas, debates, leitura, interpretação e discussão de textos afins, utilização de métodos ativos como recursos de jogos eletrônicos, para estimular a participação do estudante e relatos de vida com egressos das turmas pioneiras (1953-1960), proporcionando a analise crítico-reflexiva, através da História Nova, reconhecendo-se como ator social importante na construção da História da Enfermagem, sua importância política nesse processo e o papel social da Enfermagem. O desempenho do aluno será avaliado constantemente e discutido no final da disciplina (avaliação formativa e somativa).
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