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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0106 - História da Enfermagem
Nursing History

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Possibilitar que o aluno conheça a evolução histórica da enfermagem como prática profissional, no contexto socioeconômico e cultural. Levar o aluno a interpretar o desenvolvimento da enfermagem sob a perspectiva histórica, ou seja, à luz de acontecimentos em períodos anteriores, e perceber as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual. Estimular o aluno à reflexão sobre o significado e a importância da vida associativa da Enfermagem, enquanto categoria profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2967191 - Luciana Barizon Luchesi
 
Programa Resumido
A Enfermagem - ação de cuidar desde os primórdios até que se constituiu numa profissão, assinalando sua configuração nos diversos períodos históricos, incluindo os fatos ocorridos e a contemporaneidade da Enfermagem no Brasil.
 
 
 
Programa
1.	Função da História, porquê conhecer a história da profissão
2. A ação de cuidar, nas civilizações antigas, e a influência do Cristianismo na Enfermagem
3. Florence Nightingale e a Enfermagem científica
4. Primórdios da Enfermagem no Brasil, primeiras escolas de Enfermagem e os modelos que influenciaram sua configuração
5. A influência americana na Enfermagem brasileira – o padrão Anna Nery
6. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e a influência canadense no ensino de graduação
7. A reforma universitária e a pós-graduação em Enfermagem
8. A organização da Enfermagem em órgãos de representação profissional
9. A pesquisa em História da Enfermagem
10. Imagem social do enfermeiro, sob a ótica da História da Enfermagem


Saberes Cognitivos
1- Função da História, porquê conhecer a história da profissão
-Evolução histórica da Disciplina de História da Enfermagem
-A História Nova/Escola dos Annales versus história positivista
-Papel do professor no ensino da História
-Possibilidades da pesquisa em História da Enfermagem
2- A ação de cuidar, nas civilizações antigas, e a influência do Cristianismo na Enfermagem
-Introdução ao modelo mágico-religioso (homem pré-histórico, Egito, Babilônia, Assíria, Palestina, Pérsia, Índia, China, Roma e civilizações americanas) e dinâmico (gregos/Hipócrates)
-Fontes para o estudo do cuidado nas civilizações antigas
-Origens do Cristianismo
-As ordens religiosas de cuidado
-O cuidado na História da Arte durante o Cristianismo
-São Vicente de Paulo e Luíza de Marillac
-As Cruzadas, Renascimento e Reforma Protestante
-Visibilidade da Enfermagem na literatura
4- Florence Nightingale: a Enfermagem científica – Seminário reflexivo
5- Primórdios da Enfermagem no Brasil
-Processo de colonização Brasileira e a importação de doenças
-O cuidado entre as tribos indígenas
-Ordens religiosas no Brasil
-Impacto da religiosidade na configuração da Enfermagem moderna no Brasil
-Francisca de Sande e Fabiano de Cristo
-As Santas Casas de Misericórdia no Brasil
-Anna Nery e a Guerra do Paraguai
-A arte na Guerra do Paraguai: possibilidades para pensar a História Nova
6- Primórdios da Enfermagem no Brasil, primeiras escolas de Enfermagem e os modelos que influenciaram sua configuração (influências francesa, inglesa e americana)
-Influência europeia na medicina brasileira no século XIX
-A psiquiatria no Brasil e o contexto da criação das primeiras Escolas de Enfermagem do Brasil
-Primórdios do ensino em Enfermagem no Brasil
-As epidemias no início do século XX e a ação das Escolas de Enfermagem
-A entrada da Enfermagem no âmbito universitário
7- As Escolas de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a influência canadense no ensino
-Criação da Escola de Enfermagem da USP e atuação da Fundação Rockefeller na concessão de bolsas para educadoras sanitárias paulistas
-Biografia de Profª Drª Glete de Alcântara
-Discussão na USP sobre a criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP)
-Organização, objetivos iniciais, ensino, primeiras turmas
-Histórico da Pós-Graduação, designação como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde, periódicos, diretores e professores eméritos
-Cotidiano das alunas da EERP-USP na década de 1950
8- A Reforma Universitária, a Pós-Graduação em Enfermagem e os Órgãos de Representação Profissional
-Trajetória histórica das Leis do exercício profissional, de ensino e reconhecimento nacional em nível universitário
-A reforma universitária
-Organização da Pós-Graduação em Enfermagem
- Conselho Federal de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicatos
9- Imagem social do Enfermeiro sob a ótica da História da Enfermagem
-Estudos sobre imagem social do enfermeiro
-A imagem social da Enfermagem em Ribeirão Preto
-A imagem social da Enfermagem no cinema e na mídia
-Estratégias para marketing profissional na Enfermagem
-Papel do Enfermeiro e do estudante na divulgação da profissão

Saberes Procedimentais
-Participa ativamente da aula apontando conhecimentos prévios, apresentando questões e participando dos debates propostos
-Constrói síntese sobre as aulas
-Articula a construção de sua síntese com outros colegas com a finalidade de responder a atividade de QUIZ (jogo eletrônico) que, através de questões simuladas, retoma o conteúdo de aprendizagem da aula
-Descreve parte da construção histórico-social de si através da História Oral de Vida, utilizando habilidades de comunicação, apresentação oral e síntese, escutando a apresentação dos colegas de forma respeitosa
-Inicia a compreensão sobre a importância da História da Enfermagem, a partir do debate realizado sobre a construção social e histórica do si (História Oral)
-Reflete sobre a importância do estudo e preservação da memória coletiva da Enfermagem enquanto instrumento de poder e de melhoria da autoestima profissional
-Compreende os avanços e retrocessos na construção do saber cuidar e do saber médico ao longo da História
-Identifica as origens do ato de cuidar desde a era primitiva, passando pelas grandes civilizações
-Compreende a influência dos séculos de Cristianismo no cuidado, e os reflexos desse período na construção da identidade social do enfermeiro e de crenças presentes no imaginário social nos dias de hoje
-Identifica a transição entre Cristianismo e Renascimento e as implicações para o cuidado e para a visibilidade dos cuidadores
-Levanta e analisa evidências científicas em bases de dados da saúde (BVS e SciELO) e livros de História da Enfermagem, construindo síntese crítica sobre Florence Nightingale
-Inicia a compreensão sobre estudo biográfico com a realização de trabalho sobre Florence Nightingale, utilizando síntese reflexiva para levantamento da biografia e análise da influência de Florence Nightingale na Enfermagem atual
-Aprofunda os conhecimentos sobre estudo biográfico ao discutir as biografias de Anna Justina Ferreira Nery, Fabiano de Cristo e d. Francisca de Sande
-Reflete sobre os modelos de Enfermagem adotados inicialmente no Brasil (francês, inglês e anglo-americano) e suas implicações para o ensino de Enfermagem
-Compreende o contexto de criação, instalação e desenvolvimento da EERP-USP
-Reflete sobre a História documental enquanto fonte tradicional e percebe a História Oral, enquanto rica oportunidade de dar voz àqueles que foram invisíveis ou pouco visíveis no discurso oficial escrito
-Identifica a organização, divisão do trabalho de Enfermagem na saúde, a criação legal dos diferentes profissionais de Enfermagem, evolução do ensino de graduação e as leis que subsidiaram as reformas curriculares desde 1931
-Reflete sobre o reconhecimento da Enfermagem como nível superior no Brasil e as consequências da reforma universitária
-Reflete sobre o início da Pós-Graduação em Enfermagem e retoma o papel da EERP-USP nessa construção
-Reflete de forma introdutória sobre as discussões que levaram à criação do SUS e designação desse como responsável por ordenar a formação e revisão dos currículos na área de saúde
-Problematiza sobre como a imagem social da profissão afetou o processo de escolha de carreira
-Percebe a importância dos meios de comunicação na visibilidade da profissão da Enfermagem e a importância de utilizá-los na divulgação do trabalho da Enfermagem
-Reflete sobre a importância da educação de jovens nas escolas de ensino médio e fundamental, acerca do significado da profissão, promovendo ampliação do recrutamento profissional

Saberes Atitudinais
-Interpreta o desenvolvimento da Enfermagem sob a perspectiva histórica e percebe as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual
-Reflete sobre si enquanto importante sujeito da construção e estudo da História
-Fortalece a formação da identidade profissional através do entendimento da evolução profissional
-Reflete sobre as estruturas de poder na construção da História, construindo um olhar crítico sobre a História escrita
-Realiza interações com o docente e colegas, respeitando as diferentes ideias e contribuindo para a construção coletiva do aprendizado
-Percebe a evidência científica enquanto importante elemento da construção do aprendizado do estudante
-Estabelece relações interpessoais para o trabalho em equipe, em grupos pré-estabelecidos pelo docente, identificando dificuldades do trabalho em equipe, utilizando estratégias de comunicação e liderança para o cumprimento da tarefa proposta
-Reflete sobre a sua própria construção mental acerca da profissão, possibilitando a ressignificação e compreensão da origem histórica de estereótipos como caridade e abnegação, entre outros e a superação dos mesmos pela ciência
-Realiza o acolhimento dos colegas, de forma respeitosa e empática
-Amplia o comprometimento do estudante com o aprendizado coletivo
-Escuta de forma respeitosa a síntese do colega e utiliza método dialético para construções de significados sobre Florence Nightingale e sua influência nos dias atuais
-Reflete sobre a construção histórica da instituição que escolheu para sua formação, contribuindo para a valorização da instituição e melhora da autoestima
-Reflete sobre a formação da identidade profissional da Enfermagem enquanto nível universitário e sobre seu tempo presente, fortificando a construção da identidade pessoal enquanto futuro enfermeiro
-Compreende seu papel na atualização da sociedade acerca da importância do profissional de Enfermagem nos dias atuais e a necessidade de zelo dos profissionais acerca da imagem da profissão
-Discute questões éticas da divulgação da profissão/instituição nas redes sociais, internet em geral etc., e uso dessas ferramentas na adequada divulgação da profissão
-Percebe a importância da autoimagem, vestimenta e apresentação adequada no espaço de trabalho/faculdade, incentivando atitudes de promoção da melhoria da autoestima

Método de Ensino
O curso será ministrado por meio de aulas dialogadas, debates, leitura, interpretação e discussão de textos afins, utilização de métodos ativos como recursos de jogos eletrônicos, para estimular a participação do estudante e relatos de vida com egressos das turmas pioneiras (1953-1960), proporcionando a analise crítico-reflexiva, através da História Nova, reconhecendo-se como ator social importante na construção da História da Enfermagem, sua importância política nesse processo e o papel social da Enfermagem. O desempenho do aluno será avaliado constantemente e discutido no final da disciplina (avaliação formativa e somativa).
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina. Constarão da avaliação da participação do estudante um exercício de estudo dirigido em grupo, com apresentação de seminário reflexivo em forma de debate (4 pontos), avaliação por pares do trabalho em grupo (1 ponto), exercícios para resolução de problemas sobre o aprendizado trabalhado em sala, utilizando jogos eletrônicos - QUIZ (4 pontos) e auto avaliação (1 ponto)de modo que a nota final seja calculada através de somatória simples dos quatro itens de avaliação.
Critério
Além da participação em sala de aula, que é condição indispensável para o aluno se posicionar perante o curso, serão incluídos os seguintes critérios de avaliação: 1- Estudo dirigido e Seminário Reflexivo sobre Florence Nightingale: Na apresentação escrita e oral serão analisados: capacidade de expressão oral e escrita, necessariamente utilizadas no uso e na exposição dos conhecimentos; a estrutura do raciocínio e o rigor da argumentação; a capacidade de reflexão, utilizada na interpretação das fontes de conhecimento (autores, textos, informações) e na formulação e resolução de problemas e questões postas, utilizando múltiplos recursos e pertinência e criatividade no uso autônomo dos conhecimentos. 2- Análise crítico reflexiva do trabalho em grupo avaliando os pares no processo de trabalho, 3- Atividade em Grupo QUIZ: capacidade de expressão oral e escrita, trabalho em grupo ou individual, come postura ética e respeitosa em relação aos colegas, na realização de formulação de respostas à problemas formulados através de jogos eletrônicos sobre o tema da aula. 4- Capacidade de análise crítico reflexiva de si e do desempenho durante a disciplina. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que não obtiver nota mínima de 3,0 (três), ou frequência mínima de 70%, será reprovado.
Norma de Recuperação
A recuperação para o estudante que obtiver nota entre 3,0 a 4,9 será feita através de trabalho escrito reflexivo sobre temas desenvolvidos em sala de aula.
 
Bibliografia
     
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SILVA, G.B. Enfermagem Profissional: análise crítica São Paulo. 2 ed. Editora Cortez, 1989.
 

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