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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0121 - Ética
Ethics

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina propõe uma análise introdutória às questões éticas em saúde, mais especificamente, em enfermagem, a partir da discussão sobre os fundamentos teóricos da ética aplicados ao campo da saúde e sobre a prática profissional em enfermagem. A intenção é tornar o aluno de enfermagem mais sensível à dimensão ética da enfermagem, e promover no aluno a habilidade de reconhecer, entender, discutir criticamente questões éticas que emergem da prática profissional na área da saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3359295 - Ronildo Alves dos Santos
 
Programa Resumido
A ética e seus fundamentos; principais correntes éticas na área da saúde; ética em saúde no Brasil; ética e a prática profissional do enfermeiro.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
A ética e seus fundamentos;
Principais correntes éticas na área da saúde ;
Ética em saúde no Brasil;
Ética e a prática profissional do enfermeiro


Saberes Procedimentais:
Compreender os diversos sistemas ou doutrinas éticas como diferentes possibilidades de leitura do fenômeno ético;
Articular as diversas propostas éticas para a área da saúde com a prática de enfermagem;
Estabelecer/escolher um referencial ético para a própria prática profissional;
Identificar , entender, discutir criticamente questões envolvendo os aspectos éticos no relacionamento em sociedade de uma forma geral, bem como aqueles circunscritos ao exercício profissional do enfermeiro


Saberes Atitudinais:
Agir a partir dos princípios e valores que orientam a prática profissional do enfermeiro;
Buscar, de maneira consciente, o bem pessoal e coletivo;
Respeitar a opinião e sentimentos dos colegas, sendo crítico com argumentos e não com pessoas.

Método de Ensino:
O curso será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, seminários, leitura, interpretação e discussão de textos afins.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação contínua e sistemática terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina e serão empregados os feedback oral, em atividades coletivas, e por escrito em atividades individuais. Como instrumentos de avaliação somativa, serão empregadas atividades em pequenos grupos e/ou seminários, produção de relatórios de leitura e avaliação cognitiva. O processo avaliativo terá a seguinte composição e pesos: 1) Atividades em grupo (peso 3); 2) Relatórios de leitura e participação na discussão coletiva em sala de aula (peso 2); e 3) Avaliação cognitiva escrita/dissertativa (peso 5). A nota final será a média aritmética ponderada das notas 1, 2 e 3. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que não obtiver nota mínima 3,0 (três) e frequência mínima de 70% será reprovado.
Critério
Além da participação e presença em sala de aula, que são condições indispensáveis para o aluno se posicionar perante a disciplina. Serão incluídos os seguintes critérios de avaliação/acompanhamento (de acordo com o objetivo da atividade): 1) Atividades em grupo/seminário: articulação entre ética e enfermagem, com referencial teórico pertinente; aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; criatividade e qualidade do material de exposição; estrutura e sequência científica do trabalho; postura na apresentação e domínio do assunto; tempo adequado para exposição do tema; Habilidade/qualidade das respostas às perguntas realizadas após a apresentação; 2) Relatórios de leitura e participação da discussão em sala de aula: apresentação objetiva do conteúdo do texto, argumentos e interpretação do autor; opinião crítica do aluno sobre o conteúdo do texto; coesão e coerência textuais; correção gramatical; pontualidade na entrega dos relatórios; envolvimento na discussão crítica em sala de aula; 3) Avaliação cognitiva escrita: compreensão dos diversos sistemas ou doutrinas éticas que possibilitam diferentes leituras do fenômeno ético; articulação das diversas propostas éticas para a área da saúde com a prática de enfermagem; escolha/crítica de um referencial ético para a própria prática profissional; identificação, descrição e discussão crítica de questões éticas oriundas da prática do profissional de enfermagem; coesão e coerência textuais; correção gramatical; articulação com o referencial teórico trabalhado na disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova dissertativa sobre todo o conteúdo da disciplina, para alunos com nota inferior a 5,0 (cinco) e superior ou igual a 3,0 (três). A nota final será a média aritmética simples entre a nota obtida no período regular e a nota da avaliação cognitiva da recuperação. Será aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
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PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In MACEDO, L.(org.) Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009
PLUTARCO. Como distinguir o bajulador do amigo. São Paulo: Scrinium, 1997.
SCHOPENHAUER. A arte de se fazer respeitar, ou Tratado sobre a honra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SELLMAN, D. What makes a good nurse: why the virtues are important for nurses. London: Jessica Kingsley Publishers, 2011.
SENECA. Cartas a Lucílio. Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1991.
SEVERINO, A.J. Metodologia o trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SINGER, P. Compendio de Ética. Madrid: Alianza, 1995.
VAZQUEZ, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2008.
YEO, M.(ed.) Concepts and cases in nursing ethics. Ontario, CA: Broadview Press, 2010.
 

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