Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0126 - Ética e Cidadania: Recursos Fundamentais à Vida
Ethics and Citizenship: Fundamental Resources to Life

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Articular os conceitos de ética e cidadania com a prática profissional do licenciado em enfermagem; identificar questões envolvendo os aspectos éticos no relacionamento em sociedade de uma forma geral, bem como aqueles circunscritos ao exercício profissional; entender a cidadania a partir da construção de personalidades morais, de cidadãos autônomos que buscam, de maneira consciente, o bem pessoal e coletivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3359295 - Ronildo Alves dos Santos
 
Programa Resumido
A ética e seus fundamentos, buscando esclarecer/explicitar seus significados e sua importância para o desenvolvimento humano e nossas relações com o mundo - partindo do pressuposto que a educação para a cidadania pauta-se necessariamente por princípios éticos democráticos.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos
A ética e seus fundamentos
Principais correntes éticas na área da saúde
Ética em saúde no Brasil
Ética e a prática profissional do enfermeiro

Saberes Procedimentais
Articular os conceitos de ética e cidadania com a prática profissional do licenciado em enfermagem;
Compreender os diversos sistemas ou doutrinas éticas como diferentes possibilidades de leitura do fenômeno ético;
Articular as diversas propostas éticas para a área da saúde com a prática de enfermagem;
Estabelecer/escolher um referencial ético para a própria prática profissional;
Identificar, entender, discutir criticamente questões envolvendo os aspectos éticos no relacionamento em sociedade de uma forma geral, bem como aqueles circunscritos ao exercício profissional do enfermeiro.

Saberes Atitudinais
Entender a cidadania a partir da construção de personalidades morais, de cidadãos autônomos;
Buscar, de maneira consciente, o bem pessoal e coletivo;
Agir a partir dos princípios e valores que orientam a prática profissional do enfermeiro;
Respeitar a opinião e sentimentos dos colegas, sendo crítico com argumentos e não com pessoas.

Método de Ensino:
O curso será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, seminários, leitura, interpretação e discussão de textos afins.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação contínua e sistemática terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina e serão empregados os feedback oral, em atividades coletivas, e por escrito em atividades individuais. Como instrumentos de avaliação somativa, serão empregadas atividades em pequenos grupos e/ou seminários, produção de relatórios de leitura e avaliação cognitiva. O processo avaliativo terá a seguinte composição e pesos: 1) Atividades em grupo (peso 3); 2) Relatórios de leitura e participação na discussão coletiva em sala de aula (peso 2); e 3) Avaliação cognitiva escrita/dissertativa (peso 5). A nota final será a média aritmética ponderada das notas 1, 2 e 3. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%. O aluno que não obtiver nota mínima 3,0 (três) e frequência mínima de 70% será reprovado.
Critério
Além da participação e presença em sala de aula, que são condições indispensáveis para o aluno se posicionar perante a disciplina, serão incluídos os seguintes critérios de avaliação/acompanhamento (de acordo com o objetivo da atividade): 1) Atividades em grupo/seminário: articulação entre ética, cidadania e enfermagem, com referencial teórico pertinente; aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; criatividade e qualidade do material de exposição; estrutura e sequência científica do trabalho; postura na apresentação e domínio do assunto; tempo adequado para exposição do tema; habilidade/qualidade das respostas às perguntas realizadas após a apresentação; 2) Relatórios de leitura e participação na discussão em sala de aula: apresentação objetiva do conteúdo do texto, argumentos e interpretação do autor; opinião crítica do aluno sobre o conteúdo do texto; coesão e coerência textuais; correção gramatical; pontualidade na entrega dos relatórios; envolvimento na discussão crítica em sala de aula; 3) Avaliação cognitiva escrita: articulação dos conceitos de ética e cidadania com a prática profissional do licenciado em enfermagem; compreensão dos diversos sistemas ou doutrinas éticas que possibilitam diferentes leituras do fenômeno ético; escolha/crítica de um referencial ético para a própria prática profissional; identificação, descrição e discussão crítica de questões éticas oriundas da prática do profissional de enfermagem; coesão e coerência textuais; correção gramatical; articulação com o referencial teórico trabalhado na disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova dissertativa sobre todo o conteúdo da disciplina, para alunos com nota inferior a 5,0 (cinco) e superior ou igual a 3,0 (três). A nota final será a média aritmética simples entre a nota obtida no período regular e a nota da avaliação cognitiva da recuperação. Será aprovado o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BEAUCHAMP, T.L.; CHILDRESS, J.F. Princípios de ética biomédica. São Paulo: Loyola, 2002.

BERGER, P.L.; BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In FORACCHI, M.M.; MARTINS, J.S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução a sociologia. São Paulo: LTC, 1994.

BERGUM, V; DOSSETOR, J. Relational ethics: the full meaning of respect. Marylandd, USA: University Publishing Group, 2005.

BOBBIO, N. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Unesp, 2002.

BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN 564/2017: Aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasilia: DF, 2017. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/?p=59145

CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DA MATTA, R. Você sabe com quem está falando? Um ensaio sobre a distinção entre indivíduo e pessoa no Brasil, In: Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

FERRER, J.J.; ALVAREZ, JC. Para fundamentar a bioética. São Paulo: Loyola, 2003.

HUNT, L. A invenção dos direitos humanos. São Paulo: Cia da Letras, 2009.

IBSEN, H. Um inimigo do povo. Porto Alegre: L&PM, 2001.

KOERICH, M.S.; ERDMANN, A.L. O Estado da Arte sobre ética em saúde no Brasil: pesquisa em banco de teses. Texto e Contexto Enfermagem, v. 20, n.3, 2011. pp.576-84.

MARSHALL,T.H. Cidadania e classe social. São Paulo: Unesp, 2021. 

NOVAES, A. Ética. São Paulo: Cia da Letras, 1992.

OLIVEIRA, M.A.(org.) Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In MACEDO, L.(org.) Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

PINSKY, J.(org.) História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

PLUTARCO. Como distinguir o bajulador do amigo. São Paulo: Scrinium, 1997.

SCHOPENHAUER. A arte de se fazer respeitar, ou Tratado sobre a honra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SELLMAN, D. What makes a good nurse: why the virtues are important for nurses. London: Jessica Kingsley Publishers, 2011.

SENECA. Cartas a Lucílio. Lisboa, Calouste Gulbenkian, 1991.

SEVERINO, A.J. Metodologia o trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SINGER, P. Compendio de Ética. Madrid: Alianza, 1995.

VAZQUEZ, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2008.

YEO, M.(ed.) Concepts and cases in nursing ethics. Ontario, CA: Broadview Press, 2010.




 

Clique para consultar os requisitos para ERP0126

Clique para consultar o oferecimento para ERP0126

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP