1) Fornecer a base para a compreensão dos fenômenos patológicos associados à alterações bioquímicas; 2) Discutir interpretação de exames laboratoriais. Estes objetivos serão atingidos pela introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, bem como da aplicação desses conceitos em casos clínicos.
Princípios gerais da regulação do conteúdo de água e eletrólitos e a importância clínica dos eletrólitos -Equilíbrio ácido-base; -Metabolismo dos carboidratos: Mecanismos da hipoglicemia; -Fisiopatologia do Diabetes Mellitus; -Metabolismo dos lipídeos; -Proteínas totais e albumina; -Enzimologia clínica; -Bilirrubinas e Icterícias; -Substâncias nitrogenadas não proteicas (ureia, creatinina e ácido úrico); -Coagulação sanguínea; -Metabolismo do cálcio; -Disfunções metabólicas; -Hormônios tireoidianos;
Saberes Cognitivos: -Substâncias nitrogenadas não proteicas (ureia, creatinina e amônia): conceito e importância clínica na disfunção glomerular; -Proteínas totais e albumina: conceito e importância clínica; -Bilirrubinas e Icterícias: conceito e importância clínica; -Enzimologia clínica; -Equilíbrio ácido-base: conceito de pH, principais alterações ácido-base (Acidose metabólica, Acidose respiratória, Alcalose metabólica e Alcalose respiratória), gasometria arterial; -Princípios gerais da regulação do conteúdo de água e eletrólitos e a importância clínica dos eletrólitos: desidratação, hiper-hidratação, hipo/hipercalemia, hipo/hipernatremia, hipo/hipercloremia; -Coagulação sanguínea: mecanismos e componentes da coagulação, hemorragia e interpretação do RNI (Razão Normalizada Internacional); -Metabolismo das lipoproteínas: hipercolesterolemia, aterosclerose e marcadores cardíacos séricos do infarto do miocárdio; -Metabolismo dos carboidratos e mecanismos da hipoglicemia; -Fisiopatologia do Diabetes Mellitus: mecanismos da cetoacidose diabética e complicações crônicas associadas à hiperglicemia; -Metabolismo do cálcio: reguladores, mecanismo da reabsorção óssea e osteoporose; -Disfunções metabólicas: galactosemia, intolerância a lactose, fenilcetonúria e escorbuto; -Hormônios tireoidianos: disfunções da tireoide (hipo/hipertireoidismo) e marcadores da função tireoidiana; Saberes Procedimentais: O aluno deverá estar capacitado a interpretar exames clínicos relacionados à bioquímica do sangue como, por exemplo, gasometria arterial, níveis plasmáticos de glicose e eletrólitos. O aluno deverá ser capaz de diferenciar os resultados laboratoriais em condições de normalidade e em situação de desequilíbrio refletindo, a partir dessas observações, em relação às atitudes que devem ser tomadas pelo profissional de enfermagem. Saberes Atitudinais: Para que os objetivos da disciplina sejam atingidos, serão necessários participação e envolvimento dos alunos na discussão de casos que serão apresentados ao longo do curso. Método de Ensino: Aulas expositivas, seminários, discussão de casos clínicos e grupos de discussão.
BAYNES, J, DOMINICZAK, MH. Bioquímica Médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. GUYTON, AC, HALL, JE. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. LOPES, JL, SILVA, RCG. Interpretação de Exames Laboratoriais. 1. ed. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2015. NELSON, DL, COX, MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed, Porto Alegre: Artmed, 2013. VOET, D. Fundamentos de Bioquímica 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.