Propiciar que os alunos apropriem-se, numa perspectiva crítica, de conhecimentos essenciais sobre a organização da Educação Básica e a Política Educacional no Brasil, verificando seus impactos nos sistemas de ensino e nas unidades escolares.
Organização e políticas públicas do Sistema da Educação Básica na realidade brasileira, a Lei 9394/96, avaliação no sistema educacional, articulação das políticas públicas de educação e saúde, a enfermagem na educação para a saúde do escolar.
Saberes Cognitivos:Organização do sistema escolar brasileiro LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional PPP - Projeto Político Pedagógico Políticas públicas para Educação Básica Avaliação externa e interna do Sistema Educacional Brasileiro Fracasso Escolar: reflexão sobre os determinantes Saúde e Educação Básica: articulação das políticas públicas Saberes Procedimentais:Análise das informações de modo crítico e contextualizado; Desenvolvimento de busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes.Saberes Atitudinais:Atitude crítico-reflexiva sobre o processo educacional; Postura no trabalho em grupo: tomada de decisões; negociação de conflitos; relação com as diferenças. Método de Ensino:Discussão de textos, aulas expositivas dialogadas, seminários, atividades em grupo com dinâmicas para discussão dos temas propostos, estratégias que articulam conhecimentos à vivência dos estudantes em cenários de prática profissional, ligadas à disciplina Promoção de Saúde na Educação Básica.
ADRIÃO, Thereza (org.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2007. ADRIÃO, T.; GARCIA, T. Oferta educativa e responsabilização no PDE: o plano de ações articuladas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 135, p. 779-796, set./dez. 2008. ARROYO, Miguel González. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v.31, n.113, 2010, p. 1381-1416. BONAMINO, A; SOUSA, S.Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRZESZINSKI, Iria. LDB/1996: Uma década de perspectivas e perplexidades na formação de profissionais da educação. In: BRZESZINSKI, I. (Org.). LDB Dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo: Cortez, 2008. Conselho Nacional de Educação. Resolução SE N.27 de 29 de março de 1996. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 1996. CURY, J. C. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Conferência Nacional de Educação para todos. Brasília, setembro de 1994. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. MORAES, C.S.V. Educação permanente: direito de cidadania, responsabilidade do Estado. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 395-416, 2006. SOUSA, Sandra Zákia; ARCAS, Paulo Henrique. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n. 35, p. 181-199, jul./dez. 2010. SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação. Campinas. Autores Associados, 2014. VELOSO, Fernando et al. (Orgs.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elseiver, 2009.