Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0137 - Cuidar Educando: As Interações Numa Abordagem Histórico-Cultural
Educating and Caring: Interactions in a Historical-Cultural Approach

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Fornecer ao aluno elementos para a compreensão da interação sob enfoque da abordagem histórico-cultural, de L.S. Vygotsky. 
Possibilitar ao aluno refletir sobre as possibilidades de educação em situações de cuidado, a partir das relações pessoais que se estabelecem entre os envolvidos.
 
 
 
Programa Resumido
Interação social no enfoque histórico-cultural, abrangendo aspectos como mediação, apropriação cultural, questões de linguagem, afetividade, aprendizado e desenvolvimento. Um olhar sobre a interação nas práticas educativas em saúde.
 
 
 
Programa
1. Abordagem histórico-cultural: origens e princípios teóricos
2. Mediação e apropriação cultural: a co-construção dos significados
3. Linguagem e afetividade na interação social
4. Interação: aprendizado e desenvolvimento
5. Humanização no cuidado em saúde
6. Revisitando as interações nas práticas educativas de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras programadas, discussões em grupo, vivências, seminários, estudo de casos, apresentação dos trabalhos, reflexões por escrito.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e freqüência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
A recuperação destina-se ao aluno com média final menor que 5,0 e maior ou igual a 3,0. Será realizada através de avaliação escrita, abrangendo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ARANTES, V. A. A afetividade no Cenário da Educação. In: OLIVEIRA, M.K., SOUZA, D.T.R. e REGO, T.C. (orgs.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 16-29, 2004.
AYRES, J. R. C. M. Cuidado e reconstrução das práticas de Saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 8, n. 14, Feb. 2004 .
CADERNOS CEDES; Implicações pedagógicas do modelo histórico-cultural; Centro de Estudos Educação e Sociedade, vol. 35, 1995.
CADERNOS CEDES; Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural; Centro de Estudos Educação e Sociedade, vol. 50, 2000.
CAMARGO-BORGES, C.; MISHIMA, S. & MCNAMEE, S. Da Autonomia à Responsabilidade Relacional: Explorando Novas Inteligibilidades para as Práticas de Saúde. In: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 1 (1), 8-19, 2008.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE; Vigotski - o manuscrito de 1929. Temas sobre a constituição cultural do homem; Centro de Estudos Educação e Sociedade, vol. 50, 2000
GONÇALVES, M. F. C. Educação: Razão e Emoção. In: ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, 2003. Disponível em .
JORGE, R. M. ; GONÇALVES, M. F. C. Afetividade na interação professor-aluno: Concepções e vivências de professores no Ensino Médio. In: VII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - CUML, 2007, Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2007. p. 1-11.
MCNAMEE, S. La construcción relacional del significado. De la cabeza al Discurso. In: Talón de Aquiles 4, março 1997, Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Sociales. Disponível em: http://pubpages.unh.edu/~smcnamee/spanish/La_Construccion_Relacioinal_del_Significado.pdf
MOTTA, K A M B, MUNARI, D B, LEAL M L, MEDEIROS M, NUNES F C. As trilhas essenciais que fundamentam o processo e desenvolvimento da dinâmica grupal. Rev. Eletr. Enf. [Internet] 2007;9(1):229-41. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n1/v9n1a18.htm
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo (SP): Scipione; 2001.
REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001.
THOFEHRN, MB; LEOPARDI, MT. Construtivismo Sócio-Histórico de Vygotsky e a Enfermagem. Rev Bras Enferm 2006 set-out; 59(5): 694-8.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes; 1984.
 

Clique para consultar os requisitos para ERP0137

Clique para consultar o oferecimento para ERP0137

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP