Possibilitar ao aluno uma compreensão da constituição psicológica do indivíduo enquanto produto de sua interação com o ambiente físico e social, oferecendo ferramentas compreensivas que possam balizar o cuidado em Enfermagem.
A Psicologia da Saúde como campo para a compreensão das relações entre comportamentos, emoções e os processos de saúde-doença.
Saberes Cognitivos: 1. Psicologia da Saúde 1.1 A Psicologia da Saúde: histórico e aplicações 1.2 Contribuições da Psicologia da Saúde para a compreensão dos processos de saúde-doença 1.3 Humanização das práticas de saúde 2. Aspectos do funcionamento psicológico 2.1 Conceito de consciência e seu emprego no campo da saúde 2.2 Conceito de emoções e seu emprego no campo da saúde 2.3 Teorias da personalidade e sua interface com a saúde 2.4 Conceito de personalidade 2.5 Principais teorias da personalidade 2.6 Personalidade e seu aspecto mediador no cuidado da saúde 3. Estratégias e recursos promotores de mudança em saúde 3.1 Estratégias de ajuda ao paciente para conduzir mudanças em sua vida 3.2 Potencialização de recursos em saúde 4. O conceito de família e a sua interface com a saúde 4.1 A complexidade do conceito de família: novas famílias? 4.2 Manejo da família no cuidado em saúde 5. Práticas grupais no trabalho em saúde 5.1 A noção de grupo e o trabalho em equipe no campo da saúde 5.2 Relações entre profissionais e pacientes no cuidado em Enfermagem 6. A morte, o morrer e o seu enfrentamento Saberes Procedimentais: 1. Estabelecimento de uma relação de cuidado em Enfermagem pautada em uma abordagem psicossocial. 2. Procedimentos para o delineamento de intervenções em Enfermagem que considerem os aspectos psicossociais. Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de características pessoais do profissional de Enfermagem para o cuidado em saúde. 2. Reflexões sobre a formação do profissional de Enfermagem em termos de competências, habilidades e atitudes relacionados a uma abordagem psicossocial. Método de Ensino: Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão com apoio de recursos tais como filmes e/ou documentários. Produção de trabalhos individuais e em grupos. Seminários.
BAPTISTA, M. N., & TEODORO, M. (Orgs.). (2012). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed. DAMÁSIO, A. (2000). O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras. DELL’AGLIO, D. D., KOLLER, S. H., & YUNES, M. A. M. (ORGS.) (2011). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo. DIAS, A. C. (Org.). (2009). Psicologia e saúde: pesquisa e reflexões. Santa Maria: Editora da UFSM. EIZIRIK, C. L., & BASSOLS, A.M.S. (Orgs.) (2013). O ciclo da vida humana. Uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed. FEIST, J., FEIST, G. J., & ROBERTS, T-A. (2015). Teorias da personalidade. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed e McGrawHill Education. GRUBITS, S., & GUIMARÃES, L. A. M. (2007). Psicologia da saúde: especificidades e diálogo interdisciplinar. São Paulo: Vetor. HUFFMAN, K., VERNOY, M., & VERNOY, J. (2003). Psicologia. São Paulo: Atlas. LEITE, A. J. M., CAPRARA A., & COELHO FILHO, J. M. (2007). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier. MELLO FILHO, J. (2001). Psicossomática: visão atual. Porto Alegre: Editora Tempo Brasileiro. MILLER, W.R., ROLLNICK, S., & BUTLER, C. C. (2009). Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed. RUDNICKI, T., & SANCHEZ, M. M. (Orgs.) (2014). Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral. Novo Hamburgo: Sinopsys. SCORSOLINI-COMIN, F. (2015). Aconselhamento psicológico: aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Atlas. SEIBEL, B. L., POLETTO, M., & KOLLER, S. H. (Orgs.). (2016). Psicologia Positiva: teoria, pesquisa e intervenção. Curitiba: Juruá. STRAUB, R. O. (2014). Psicologia da saúde: uma abordagem psicossocial. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. ZIMERMAN, D. E., & OSÓRIO, L. C. (1997). Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas.