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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0139 - Psicologia da Saúde
Health Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno uma compreensão da constituição psicológica do indivíduo enquanto produto de sua interação com o ambiente físico e social, oferecendo ferramentas compreensivas que possam balizar o cuidado em Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
 
Programa Resumido
A Psicologia da Saúde como campo para a compreensão das relações entre comportamentos, emoções e os processos de saúde-doença.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
1. Psicologia da Saúde
1.1 A Psicologia da Saúde: histórico e aplicações
1.2 Contribuições da Psicologia da Saúde para a compreensão dos processos de saúde-doença
1.3 Humanização das práticas de saúde
2. Aspectos do funcionamento psicológico
2.1 Conceito de consciência e seu emprego no campo da saúde
2.2 Conceito de emoções e seu emprego no campo da saúde
2.3 Teorias da personalidade e sua interface com a saúde
2.4 Conceito de personalidade
2.5 Principais teorias da personalidade
2.6 Personalidade e seu aspecto mediador no cuidado da saúde
3. Estratégias e recursos promotores de mudança em saúde 
3.1 Estratégias de ajuda ao paciente para conduzir mudanças em sua vida
3.2 Potencialização de recursos em saúde
4. O conceito de família e a sua interface com a saúde
4.1 A complexidade do conceito de família: novas famílias?
4.2 Manejo da família no cuidado em saúde
5. Práticas grupais no trabalho em saúde
5.1 A noção de grupo e o trabalho em equipe no campo da saúde
5.2 Relações entre profissionais e pacientes no cuidado em Enfermagem
6. A morte, o morrer e o seu enfrentamento

Saberes Procedimentais:
1. Estabelecimento de uma relação de cuidado em Enfermagem pautada em uma abordagem psicossocial.
2. Procedimentos para o delineamento de intervenções em Enfermagem que considerem os aspectos psicossociais.

Saberes Atitudinais:
1. Desenvolvimento de características pessoais do profissional de Enfermagem para o cuidado em saúde. 
2. Reflexões sobre a formação do profissional de Enfermagem em termos de competências, habilidades e atitudes relacionados a uma abordagem psicossocial.

Método de Ensino:
Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão com apoio de recursos tais como filmes e/ou documentários. Produção de trabalhos individuais e em grupos. Seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será composta por três atividades: (a) Seminário em grupo - peso 4; (b) Prova dissertativa - peso 4; (c) Participação em atividades grupais em sala de aula - peso 2. A nota final será calculada a partir da média ponderada das notas obtidas nas atividades e seus respectivos pesos.
Critério
A nota mínima para aprovação será 5,0 (média final) e a porcentagem de frequência de, no mínimo, 70%.
Norma de Recuperação
Será submetido à recuperação o aluno com frequência igual ou inferior a 70% e média final inferior a 5,0 e superior a 3,0. A recuperação consistirá em uma prova dissertativa sobre os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina.
 
Bibliografia
     
BAPTISTA, M. N., & TEODORO, M. (Orgs.). (2012). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed.
DAMÁSIO, A. (2000). O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras. 
DELL’AGLIO, D. D., KOLLER, S. H., & YUNES, M. A. M. (ORGS.) (2011). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo. 
DIAS, A. C. (Org.). (2009). Psicologia e saúde: pesquisa e reflexões. Santa Maria: Editora da UFSM. 
EIZIRIK, C. L., & BASSOLS, A.M.S. (Orgs.) (2013). O ciclo da vida humana. Uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed.
FEIST, J., FEIST, G. J., & ROBERTS, T-A. (2015). Teorias da personalidade. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed e McGrawHill Education. 
GRUBITS, S., & GUIMARÃES, L. A. M. (2007). Psicologia da saúde: especificidades e diálogo interdisciplinar. São Paulo: Vetor.
HUFFMAN, K., VERNOY, M., & VERNOY, J. (2003). Psicologia. São Paulo: Atlas.  
LEITE, A. J. M., CAPRARA A., & COELHO FILHO, J. M. (2007). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier. 
MELLO FILHO, J. (2001). Psicossomática: visão atual. Porto Alegre: Editora Tempo Brasileiro. 
MILLER, W.R., ROLLNICK, S., & BUTLER, C. C. (2009). Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed. 
RUDNICKI, T., & SANCHEZ, M. M. (Orgs.) (2014). Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral. Novo Hamburgo: Sinopsys. 
SCORSOLINI-COMIN, F. (2015). Aconselhamento psicológico: aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde. São Paulo: Atlas. 
SEIBEL, B. L., POLETTO, M., & KOLLER, S. H. (Orgs.). (2016). Psicologia Positiva: teoria, pesquisa e intervenção. Curitiba: Juruá.
STRAUB, R. O. (2014). Psicologia da saúde: uma abordagem psicossocial. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed.
ZIMERMAN, D. E., & OSÓRIO, L. C. (1997). Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas.
 

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