A disciplina tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e escrita, da estrutura do raciocínio e do rigor da argumentação de alunos de graduação em enfermagem.
O pensamento crítico apresenta-se como uma estratégia importante para o processo de ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem. Além disso, estruturar um raciocínio lógico e expressá-lo com clareza é condição fundamental para a prática profissional do enfermeiro, o qual deve “ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança” (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem/2001).
1. Que é pensamento crítico; 2. As três operações da inteligência: intuição, juízo e raciocínio; 3. Os instrumentos da razão: definição, enunciação e argumentação; 4. A estrutura dos argumentos; 5. Avaliando argumentos científicos; 6. Falácias; 7. Pensamento crítico na enfermagem.
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