Os objetivos são: 1) abordar fundamentos básicos de farmacologia cardiovascular que permitam a compreensão dos efeitos das diferentes classes de fármacos utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares; 2) promover o desenvolvimento de competências necessárias ao profissional de enfermagem na orientação em relação ao uso desses fármacos. O aluno deverá ser capaz de identificar situações de risco em relação ao uso desses fármacos agindo de forma proativa para garantir efetividade do tratamento farmacológico com minimização das interações medicamentosas e efeitos colaterais dos fármacos.
1. Conceitos gerais de farmacocinética e farmacodinâmica. 2. Antihipertensivos. 3. Diuréticos. 4. Vasodilatadores. 5. Cardiotônicos. 6. Fármacos que interferem na coagulação. 7. Antilipidêmicos.
Saberes Cognitivos: - Princípios gerais de farmacocinética e farmacodinâmica. Princípios do mecanismo de ação, metabolismo e eliminação das diferentes classes de fármacos utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares: anticoagulantes, antihipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, antilipidêmicos e cardiotônicos. - Princípio das principais interações medicamentosas e efeitos colaterais associados às diferentes classes de fármacos discutidas. Saberes Procedimentais: O aluno deverá ser capaz de avaliar de forma crítica os casos clínicos articulando os conhecimentos cognitivos dos fármacos utilizados em pacientes com doenças cardiovasculares. Para isso, deve identificar as possíveis interações desses fármacos e identificar os possíveis efeitos colaterais associados ao uso desses medicamentos. Deve também ser capaz de identificar aspectos clínicos que predispõe pacientes ao risco, elaborar estratégias para a utilização adequada dos fármacos e promover assistência de enfermagem no uso de fármacos utilizados no tratamento de doenças cardiovasculares. Saberes Atitudinais: O aluno deverá ser capaz de identificar situações de risco em relação ao uso desses fármacos agindo de forma proativa para garantir efetividade do tratamento farmacológico com minimização das interações medicamentosas e efeitos colaterais dos fármacos. Método de Ensino: Aulas expositivas, discussão de casos clínicos em grupos.
GOLAN, DE, et al. Princípios de Farmacologia: A base Fisiopatológica da terapêutica, 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. RANG, HP, DALE, MM. Farmacologia. 7. ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. LEHNE, RA. Pharmacology for nursing care. 8. ed. St. Louis: Saunders, 2013. GOODMAN LS, et al. Goodamn & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.