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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0145 - Enfermagem Familiar
Family Nursing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos estudantes de enfermagem a aproximação e incorporação de conhecimentos sobre a relação família e saúde, bem como o desenvolvimento de habilidades para interagir com famílias nos diferentes contextos da prática de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1824092 - Sueli Aparecida Frari Galera
 
Programa Resumido
Apresentação dos principais conceitos que fundamentam o modelo de enfermagem familiar sistêmica. Avaliação do sistema familiar: estrutura, estágios de desenvolvimento, e funcionamento. Intervenção familiar: comunicação circular, papéis familiares, crenças, alianças, e perguntas terapêuticas. Os cinco ingredientes-chave da entrevista familiar de 15 minutos, como descrito por Wright e Leahey (2012), que são: Relacionamento Interpessoal/ boas maneiras; conversa terapêutica; genograma e ecomapa; perguntas terapêuticas; elogios à família e a seus membros individualmente.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Analisar o sistema familiar identificando estrutura, fases do desenvolvimento e o funcionamento familiar. 
- Identificar como o problema de saúde influencia a família e como a família influencia a evolução do problema de saúde.
- Identificar intervenções de enfermagem usando pelo menos dois artigos científicos que justifiquem a intervenção proposta.

Saberes Procedimentais:
- Estabelecer uma relação de confiança com os membros da família.
- Construir genograma e ecomapa.
- Conduzir a entrevista familiar. 

Saberes Atitudinais:
- Estabelecer uma relação de confiança.
- Atitude de neutralidade.
- Reconhecer as forças da família.

Método de Ensino: 
- Aulas dialogadas. 
- Discussão de casos.
- Análise de uma interação com uma família.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por meio da participação em sala de aula e entrega de dois relatórios: análise de um sistema familiar apresentado em sala de aula e análise de uma entrevista familiar realizada pelo aluno.
Critério
Participação e frequência: o aluno não deve exceder o número de faltas permitido e deve demonstrar ter realizado a leitura dos textos indicados previamente. Nota = 4 O relatório de análise de um sistema familiar apresentado em sala de aula deve conter genograma, ecomapa, identificação do problema familiar e análise dos itens estrutura familiar, fase do desenvolvimento da família e funcionamento familiar. Nota = 3 O relatório de análise de uma entrevista familiar deve conter uma reflexão sobre os recursos utilizados pelo aluno durante a entrevista e dificuldades e facilidades percebidas por ele para conduzir a entrevista. Nota = 3
Norma de Recuperação
As atividades de avaliação serão realizadas no decorrer da disciplina. Não está prevista recuperação.
 
Bibliografia
     
GALERA S.A.F.; LUIS M.A.V. Principais conceitos da abordagem sistêmica em cuidados de enfermagem ao indivíduo e sua família. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.36, n.2, p. 141-7, 2002. (http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v36n2/v36n2a05) 

GALERA, S.A.F. et al... Pesquisas com famílias de portadores de transtorno mental. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 64, p. 774-778, 2011. (http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v36n2/v36n2a05) 

WRIGHT, L.M.; LEAHEY M. Enfermeiras e Famílias: Um Guia para Avaliação e Intervenção na Família. 5ª ed. São Paulo (SP): Roca, 2012. 
 

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