- Promover oportunidades de aprendizado significativo com enfoque no desenvolvimento de competências para o cuidado e a prevenção do comportamento suicida e do comportamento autolesivo não suicida. - Promover o desenvolvimento de competências para que o estudante possa avaliar o risco de suicídio, reconhecer fatores de risco e proteção, identificar necessidades de saúde e elaborar ações de cuidado voltadas para o indivíduo e familiares. - Promover oportunidades de aprendizado sobre ações em saúde coletiva voltadas para a prevenção do suicídio e do comportamento autolesivo não suicida. - Promover oportunidades de aprendizado sobre a posvenção do suicídio.
Esta disciplina proporciona ao estudante oportunidades para o desenvolvimento de competências nas dimensões cognitivas, procedimentais, interpessoais e éticas para a realização prevenção e posvenção do suicídio no âmbito individual e coletivo.
Saberes Cognitivos: Serão introduzidos na disciplina, saberes cognitivos relacionados a: Diferentes perspectivas sobre o comportamento suicida. O suicídio no Brasil e no mundo. Suicídio, mídia e ambientes virtuais. Avaliação e classificação do risco suicida. O cuidado à pessoa com comportamento autolesivo não suicida Prevenção do suicídio em situações de risco iminente. Prevenção do suicídio para grupos vulneráveis. Prevenção do suicídio e saúde coletiva. Posvenção do suicídio. Saberes Procedimentais: Serão introduzidos na disciplina, saberes procedimentais relacionados a: Comunicação com a pessoa em risco suicida. Avaliação do risco de suicídio (ideação, planos, necessidades e fatores de proteção). Identificação de fatores de risco, fatores de proteção e os fatores precipitantes do comportamento suicida. Planejamento do cuidado à pessoa com comportamento suicida. Planejamento do cuidado à pessoa com comportamento autolesivo não suicida. Desenvolvimento de plano para situações de risco relacionadas ao comportamento suicida. Discutir alternativas para prevenção do comportamento suicida com enfoque em indivíduos vulneráveis. Planejar oficinas relacionadas à promoção da saúde mental e prevenção do suicídio. Discutir a abordagem relacionada à posvenção do suicídio. Saberes Atitudinais: Serão trabalhados na disciplina, saberes atitudinais relacionados a: - Atitude compreensiva, ética e empática. - Proatividade, iniciativa. - Flexibilidade, respeito e habilidade para trabalho em grupo. - Corresponsabilidade com a própria aprendizagem. - Assiduidade e pontualidade. Método de Ensino: Serão empregadas como estratégias pedagógicas: exposição dialogada, discussões em grupo, simulação de alta fidelidade, role-playing, leitura dirigida e planejamento de uma oficina sobre promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.
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