Levar o aluno a compreender a constituição do indivíduo enquanto ser em relação com o seu meio, oferecer elementos para a construção de um conjunto de conhecimentos e apropriação de valores abrangentes sobre o cuidado. Oferecer ao aluno a oportunidade de refletir sobre as relações entre os fatores individuais e socioculturais que influenciam comportamentos de melhora da saúde, inclusive na presença de uma condição de doença. Ajudar a pensar ações ampliadas no cuidado em saúde e especificamente em enfermagem em todos os níveis.
A disciplina oferece a visão do cuidado em saúde como uma resposta ao contínuo desafio de adaptar conhecimentos científicos às necessidades, valores e prioridades humanas.
Saberes Cognitivos: - Cultura e saúde: As dimensões culturais na prática do cuidado; a influência do sistema de valores nas concepções de saúde e de doença dos seres humanos; Condições socioculturais que podem ajudar ou dificultar as pessoas de serem saudáveis ou elas mesmas a se ajudarem a ser saudáveis (a sentir bem-estar): a espiritualidade e a religião; a raça; a etnia. - A diversidade humana: compreensão do caráter diverso com que o bem-estar humano é contextualizado pelos seres humanos ao longo do tempo. - A experiência de vivenciar a doença; o rótulo e a compreensão do processo de adoecimento; o compartilhamento da experiência e as escolhas. - As redes de apoio social: o que são e os fatores que promovem e dificultam o seu desenvolvimento. - A consultoria de especialistas em saúde mental no manejo de situações que envolvem sofrimento psíquico. Saberes Procedimentais: - Demonstrar a compreensão de que o processo de obter saúde ou de adoecimento envolve uma série de movimentos positivos e negativos de produção de novas existências. - Demonstrar através de atividades oferecidas, que exercitou possibilidades de sentir e pensar diferentes, que ampliou sua visão daquilo que é empiricamente invisível e imperceptível no cuidado. - Realizar os exercícios práticos propostos para favorecer o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos. - Demonstrar empenho nas atividades realizadas para expor seu potencial. - Dar indícios de poder identificar limitações, conseguir verbalizar e reconhecer a necessidade de buscar ajuda para a superação ou abordagem. Saberes Atitudinais: - Demonstrar responsabilidade através da frequência, compromisso e interesse por meio de evidência, de que houve a leitura dos textos oferecidos; ter postura ética mediante o respeito ao tratamento dos conteúdos expostos e da manifestação dos colegas; revelar proatividade com a aprendizagem para o alcance dos objetivos. - Demonstrar compreensão e acolhimento com suas dificuldades e com as dos colegas. - Ser capaz de reconhecer seu desempenho e do grupo através de emitir auto avaliação e de ouvir a avaliação do grupo. Método de Ensino: - Dinâmicas sociodramáticas para interação, vinculação grupal e aprendizagem; Dramatização de situações vivenciadas na prática. - Aulas expositivas dialogadas e seminários sobre os conteúdos para desenvolvimento dos saberes cognitivos. - Aulas de estudos de caso estruturados de acordo com o tema da discussão. - Práticas guiadas extraclasse disponibilizadas em mídia digital. - Diário em dupla ou trio ao final de cada aula para registro e acompanhamento do aprendizado.
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