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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0147 - Aspectos Psicossociais da Saúde e do Adoecer
Psychosocial Aspects of Health and Illness

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a compreender a constituição do indivíduo enquanto ser em relação com o seu meio, oferecer elementos para a construção de um conjunto de conhecimentos e apropriação de valores abrangentes sobre o cuidado.
Oferecer ao aluno a oportunidade de refletir sobre as relações entre os fatores individuais e socioculturais que influenciam comportamentos de melhora da saúde, inclusive na presença de uma condição de doença.
Ajudar a pensar ações ampliadas no cuidado em saúde e especificamente em enfermagem em todos os níveis.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
5563522 - Jacqueline de Souza
6891361 - Lucas Pereira de Melo
74473 - Margarita Antonia Villar Luis
 
Programa Resumido
A disciplina oferece a visão do cuidado em saúde como uma resposta ao contínuo desafio de adaptar conhecimentos científicos às necessidades, valores e prioridades humanas.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Cultura e saúde: As dimensões culturais na prática do cuidado; a influência do sistema de valores nas concepções de saúde e de doença dos seres humanos; Condições socioculturais que podem ajudar ou dificultar as pessoas de serem saudáveis ou elas mesmas a se ajudarem a ser saudáveis (a sentir bem-estar): a espiritualidade e a religião; a raça; a etnia. 
- A diversidade humana: compreensão do caráter diverso com que o bem-estar humano é contextualizado pelos seres humanos ao longo do tempo. 
- A experiência de vivenciar a doença; o rótulo e a compreensão do processo de adoecimento; o compartilhamento da experiência e as escolhas.
- As redes de apoio social: o que são e os fatores que promovem e dificultam o seu desenvolvimento.
- A consultoria de especialistas em saúde mental no manejo de situações que envolvem sofrimento psíquico.

Saberes Procedimentais:
- Demonstrar a compreensão de que o processo de obter saúde ou de adoecimento envolve uma série de movimentos positivos e negativos de produção de novas existências.
- Demonstrar através de atividades oferecidas, que exercitou possibilidades de sentir e pensar diferentes, que ampliou sua visão daquilo que é empiricamente invisível e imperceptível no cuidado.
- Realizar os exercícios práticos propostos para favorecer o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos. 
- Demonstrar empenho nas atividades realizadas para expor seu potencial. 
- Dar indícios de poder identificar limitações, conseguir verbalizar e reconhecer a necessidade de buscar ajuda para a superação ou abordagem.

Saberes Atitudinais:
- Demonstrar responsabilidade através da frequência, compromisso e interesse por meio de evidência, de que houve a leitura dos textos oferecidos; ter postura ética mediante o respeito ao tratamento dos conteúdos expostos e da manifestação dos colegas; revelar proatividade com a aprendizagem para o alcance dos objetivos. 
- Demonstrar compreensão e acolhimento com suas dificuldades e com as dos colegas.
- Ser capaz de reconhecer seu desempenho e do grupo através de emitir auto avaliação e de ouvir a avaliação do grupo.

Método de Ensino:
- Dinâmicas sociodramáticas para interação, vinculação grupal e aprendizagem; Dramatização de situações vivenciadas na prática. 
- Aulas expositivas dialogadas e seminários sobre os conteúdos para desenvolvimento dos saberes cognitivos. 
- Aulas de estudos de caso estruturados de acordo com o tema da discussão.
- Práticas guiadas extraclasse disponibilizadas em mídia digital. 
- Diário em dupla ou trio ao final de cada aula para registro e acompanhamento do aprendizado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada de forma contínua e coparticipada, considerando a participação do estudante nas atividades presenciais, leituras, participação em exercícios práticos (0 a 5) e construção do diário (0 a 5).
Critério
As notas variarão de 0 a 10,0 (zero a dez) e será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco). Para aprovação será considerada frequência mínima de 70% às atividades programadas.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
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