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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0148 - Praticando Mindfulness para qualidade de vida e redução de estresse
Mindfulness for Quality of Life and Stress Reduction

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Compreender os mecanismos do estresse e os riscos para a saúde relacionados ao estresse crônico.
Oferecer treinamento para prática pessoal de Mindfulness, cientificamente reconhecidas, visando qualidade de vida e redução de estresse. 
Fortalecer a saúde mental dos estudantes, favorecendo as habilidades para o auto cuidado e o enfrentamento saudável de estressores e conflitos presentes na formação profissional e no convívio social. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
3157136 - Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
3647150 - Kranya Victoria Díaz Serrano
 
Programa Resumido
Desenvolver o programa de treinamento para prática pessoal de Mindfulness orientado para o auto cuidado, a manutenção da saúde mental, a qualidade de vida e a redução de estresse.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
-Estresse e Emoções: conceitos e processos psicofísicológicos.  
-Estressores ambientais nos processos da formação e do cuidado em saúde. 
-Introdução ao Mindfulness: conceitos e aplicação para qualidade de vida e redução de estresse. 

Saberes Procedimentais:
-Identificar estressores e estratégias de enfrentamento para lidar com emoções e conflitos. 
-Realizar práticas para o desenvolvimento de Mindfulness que contribuem para a manutenção da qualidade de vida e a redução do estresse. 
-Dispor de ferramentas psicoemocionais para o autocuidado e prevenção de adoecimento associado ao estresse crônico. 

Saberes Atitudinais:
-Identificar estressores e estratégias de enfrentamento pessoais para lidar com emoções e conflitos. 
-Realizar práticas para o desenvolvimento de Mindfulness que contribuem para a manutenção da qualidade de vida e a redução do estresse. 
-Dispor de ferramentas psicoemocionais para o autocuidado e prevenção de adoecimento associado ao estresse crônico.

Método de Ensino:
-Dinâmicas para interação e vinculação grupal. 
-Aulas dialogadas sobre os conteúdos para desenvolvimento dos saberes cognitivos. 
-Laboratório de práticas estruturado de acordo com protocolo de desenvolvimento de Mindfulness em 8 semanas
-Práticas guiadas extraclasse disponibilizadas em mídia digital. 
-Diário de práticas para registro e acompanhamento durante a disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada de forma contínua e coparticipada, considerando a participação do estudante nas atividades presenciais e práticas (0 a 7) e construção do diário de práticas (0 a 3).
Critério
As notas variarão de 0 a 10,0 (zero a dez) e será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco). Para aprovação será considerada frequência mínima de 70% às atividades programadas.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
DESROSIERS, A.; KLEMANSKI, D.H.; NOLEN-HOEKSEMA, S. Mapping mindfulness facets onto dimensions of anxiety and depression. Behav Ther, 44, 3, 317-84, september 2013.
GHERARDI-DONATO, E. C. S.; ZANETTI, A. C. G. Capítulo 10 - Práticas de Mindfulness no cuidado de Enfermagem. In BRAGA, F.T.M.M. et al. Aprender para Cuidar em Enfermagem: Situações específicas de aprendizagem. Volume II. Ribeirão Preto: USP/EERP, 2018.
GOLDIN, P.R., GROSS, J.J. Effects of Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR) on emotion regulation in social anxiety disorder. Emot., 10, 1, 83-91, february 2010.
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KABAT-ZINN, J. Mindfulness-based stress reduction (MBSR). Construct Hum Sci, 8, 73-107, may 2003.
LIPP, M. E. N. Estresse emocional: a contribuição de estressores internos e externos. Archives of Clinical Psychiatry, São Paulo, 28, 6, 347-349, 2001.
SELEGHIM, M.R., MOMBELLI, M.A., OLIVEIRA, M.L.F., WAIDMAN, M.A.P.; MARCON, S.S. et al. Stress symptoms in female nurses working in emergency rooms. Rev. gaúch. enferm, 33, 3, 165-73, september 2012.
WILLIAMS, H.; SIMMONS, L. A.; TANABE, P. Mindfulness-Based Stress Reduction in Advanced Nursing Practice. Journal of Holistic Nursing American Holistic Nurses Association, 33, 3, 247–59, september 2015.
TURAKITWANAKAN, W.; MEKSEEPRALARD, C.; BUSARAKUMTRAGUL, P. Effects of mindfulness meditation on serum cortisol of medical students. J Med Assoc Thai [Internet], 96, 1, 90-5, july 2013.
 

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