Instrumentalizar o estudante com ferramentas básicas para iniciar a realização de pesquisas na área de História da Enfermagem, através da difusão cultural de conhecimentos voltados para a construção de projetos, contexto ético das pesquisas, metodologias específicas e difusão do conhecimento produzido.
Identifica e utiliza as Bases de dados em saúde, com foco em pesquisas na área de História da Enfermagem, desenvolve citações bibliográficas e referências, conhece os tipos de pesquisa em Enfermagem, identifica fontes, visita arquivos e elabora um projeto de pesquisa em História da Enfermagem. Conhece e exercita a Ética em pesquisa, prepara resumo para evento científico e apresenta o mesmo. Reconhece o contexto da História da Enfermagem no Brasil e a suas pesquisas, bem como o patrimônio e acervos históricos da Enfermagem por meio de visita técnica (primeira escola de enfermagem do Brasil e em outras escolas de enfermagem, que possuem grupos de pesquisa em História da Enfermagem, arquivos para a pesquisa importantes para a área seja de ordem documental, iconográfica ou outros suportes.
Saberes Cognitivos: Bases de dados em saúde. Citações e normas para referências bibliográficas. Endnote e Mendeley. Pesquisas Qualitativas e Quantitativas. Projeto científico (introdução, objetivo, metodologia, referencial teórico, análise e referências). Pesquisa em História da Enfermagem no Brasil: panorama geral. Grupos de pesquisa em História da Enfermagem. Fontes para pesquisa em História. Patrimônio e acervos históricos da Enfermagem. Projeto científico em História da Enfermagem. Ética em Pesquisa e submissão de projetos. Metodologias de pesquisa em História da Enfermagem. Análise do texto jornalístico segundo Pierre Bourdieu. Análise do texto fotográfico. História Oral. Organização de síntese de pesquisa. Apresentação de trabalhos científicos. Saberes Procedimentais: - Desenvolve formas de expressão oral e escrita. - Desenvolve habilidades de comunicação, como escuta qualificada e respeitosa dos colegas. -Analisa de modo crítico, a importância das fontes na pesquisa em História da Enfermagem e as diferenças entre estudos que utilizam fontes oficiais e não oficiais. -Utiliza bases de dados em saúde para construção e síntese articulada em grupo para construção de um projeto de pesquisa em História da Enfermagem. -Desenvolve análise, síntese e estrutura de apresentação de projeto científico. -Realiza visita técnica em Grupos de pesquisa em História da Enfermagem, à primeira Escola de Enfermagem do Brasil: Alfredo Pinto - UNIRIO, e outras Escolas de Enfermagem cariocas com grupos de pesquisa em História da Enfermagem, além de visita técnica à Biblioteca Nacional e Museu de Arte do Rio de Janeiro (fontes para a pesquisa em História da Enfermagem na arte e fontes oficiais). Observação: O período de visitas técnicas e aulas realizadas no Rio de Janeiro, contemplam 3 a 4 dias, a carga horária prevista inclusa na carga geral da disciplina. Os gastos com estadia e alimentação e deslocamento na cidade do Rio de Janeiro são de responsabilidade do estudante. Em caso de não haver recursos para o transporte de Ribeirão Preto ao Rio de Janeiro pela universidade, haverá adaptação da atividade. Saberes Atitudinais: -Estabelece relações interpessoais para o trabalho em equipe, utilizando estratégias de comunicação, tomada de decisões e liderança. -Percebe a fonte enquanto importante elemento para a construção do aprendizado do estudante. -Interpreta as possibilidades de pesquisa em Enfermagem sob a perspectiva histórica. -Reflete sobre os possíveis referenciais teóricos. -Reflete sobre a importância do uso de informações baseadas em evidências. Reflete sobre a importância da preservação da memória coletiva da enfermagem e das fontes históricas - Age de forma ética na construção de pesquisas e divulgação dos resultados. - Exercita a visita técnica enquanto estratégia de aprendizado para desenvolver o compromisso profissional e social. Método de Ensino: O curso será ministrado por meio de aulas dialogadas, debates, leitura, interpretação e discussão de textos, construção de projetos e visitas técnicas. O desempenho do aluno avaliado constantemente e discutido no final da disciplina (avaliação formativa e somativa).
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