Promover o desenvolvimento de competências necessárias para a produção do cuidado de enfermagem culturalmente congruente, de acordo com os princípios, conceitos e metodologias de assistência em Enfermagem Transcultural.
A disciplina abordará os aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o subcampo da Enfermagem Transcultural e as principais metodologias assistenciais que possibilitam o desenvolvimento da competência cultural nos estudantes.
Saberes Cognitivos: Parte 1: Enfermagem Transcultural: um conhecimento essencial à prática da enfermagem no século XXI o Enfermagem Transcultural: importância, foco e história; o Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger; o Enfermagem Transcultural: princípios, conceitos básicos, guidelines e políticas para a prática do cuidado, da educação e da pesquisa culturalmente congruente. Parte 2: Prática de Enfermagem Transcultural o Competência cultural, interculturalidade e intermedicalidade na prática social do enfermeiro; o Avaliação do cuidado cultural; o Habilidades de comunicação para o cuidado culturalmente congruente; o Integração do cuidado popular e do profissional nas práticas de cuidado de enfermagem; o Temas contemporâneos em Enfermagem Transcultural e a realidade brasileira. Saberes Procedimentais: • Reconhecimento da Enfermagem Transcultural como um subcampo da Enfermagem. • Conhecimento dos principais aspectos históricos da Enfermagem Transcultural. • Conhecimento sobre os princípios, os conceitos básicos, os guidelines e as políticas para a prática do cuidado, da educação e da pesquisa culturalmente congruente. • Demonstrar conhecimento e compreensão da cultura da pessoa ou grupo foco do cuidado, especificamente sobre suas necessidades relacionadas à saúde e significados de saúde e doença. • Desenvolvimento de competências interculturais, sobretudo linguísticas, comunicacionais, sociais e pedagógicas. • Proporcionar um cuidado de enfermagem legítimo, efetivo e respeitoso às pessoas, com base na compreensão de semelhanças e diferenças entre os diversos grupos culturais. • Trabalhar em situações interculturais. • Realização de avaliação do cuidado cultural com base nos modelos estudados. • Comunicar-se com as pessoas sob seus cuidados profissionais de maneira a favorecer o cuidado culturalmente congruente. • Negociar os cuidados popular e profissional no planejamento, implementação e avaliação do plano de cuidado de enfermagem. • Reconhecer a relevância da Enfermagem Transcultural na realidade brasileira. Saberes Atitudinais: • Desenvolver a consciência de sua própria cultura, existência, sensações, pensamentos e meio ambiente, sem que eles tenham uma influência indevida sobre aqueles de outras origens. • Aceitar e respeitar as diferenças culturais. • Aprender a descobrir e a compreender o sentido de normas e valores, os quadros de referência e os códigos culturais empregados pelos outros. • Evitar julgamentos rápidos e superficiais, estereótipos, preconceitos e atitudes etnocêntricas, o que permitirá experiências de descentramento (relativismo cultural). • Assumir que as crenças e os valores do profissional de saúde não são os mesmos que os do cliente. • Estar aberto a encontros com pessoas de culturas diferente da sua e estar confortável nessas situações. • Adaptar o cuidado para ser congruente com a cultura da pessoa, família, comunidade ou grupo. • Desenvolver competências de cidadania que tornem possível o funcionamento democrático das sociedades e das instituições em saúde. • Estabelecer as condições de diálogo, tendo em conta que não só a língua, mas também a cultura, os gestos, a entonação e os rituais têm importância na comunicação. • Desenvolver a empatia e tentar compreender a experiência subjetiva e o reconhecimento do ser humano na sua individualidade e singularidade. Método de Ensino: As atividades da disciplina serão construídas com base no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, poderão ser utilizadas as seguintes estratégias: sessões tutoriais (aprendizagem baseada em problemas – ABP), aulas expositivas e dialogadas, TBL (team based learning), estudos de caso clínico, aulas práticas em ambientes simulados, visitas técnicas, seminários, roda de conversas, fóruns de discussão, pesquisas bibliográficas, utilização de material audiovisual, leitura e discussão de textos indicados na bibliografia básica e complementar.
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