Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
 
Disciplina: ERP0150 - Enfermagem Transcultural
Transcultural Nursing

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências necessárias para a produção do cuidado de enfermagem culturalmente congruente, de acordo com os princípios, conceitos e metodologias de assistência em Enfermagem Transcultural.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6891361 - Lucas Pereira de Melo
 
Programa Resumido
A disciplina abordará os aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o subcampo da Enfermagem Transcultural e as principais metodologias assistenciais que possibilitam o desenvolvimento da competência cultural nos estudantes.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
Parte 1: Enfermagem Transcultural: um conhecimento essencial à prática da enfermagem no século XXI
o	Enfermagem Transcultural: importância, foco e história;
o	Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger;
o	Enfermagem Transcultural: princípios, conceitos básicos, guidelines e políticas para a prática do cuidado, da educação e da pesquisa culturalmente congruente.
Parte 2: Prática de Enfermagem Transcultural
o	Competência cultural, interculturalidade e intermedicalidade na prática social do enfermeiro;
o	Avaliação do cuidado cultural;
o	Habilidades de comunicação para o cuidado culturalmente congruente;
o	Integração do cuidado popular e do profissional nas práticas de cuidado de enfermagem;
o	Temas contemporâneos em Enfermagem Transcultural e a realidade brasileira.

Saberes Procedimentais:
•	Reconhecimento da Enfermagem Transcultural como um subcampo da Enfermagem.
•	Conhecimento dos principais aspectos históricos da Enfermagem Transcultural.
•	Conhecimento sobre os princípios, os conceitos básicos, os guidelines e as políticas para a prática do cuidado, da educação e da pesquisa culturalmente congruente.
•	Demonstrar conhecimento e compreensão da cultura da pessoa ou grupo foco do cuidado, especificamente sobre suas necessidades relacionadas à saúde e significados de saúde e doença.
•	Desenvolvimento de competências interculturais, sobretudo linguísticas, comunicacionais, sociais e pedagógicas.
•	Proporcionar um cuidado de enfermagem legítimo, efetivo e respeitoso às pessoas, com base na compreensão de semelhanças e diferenças entre os diversos grupos culturais.
•	Trabalhar em situações interculturais.
•	Realização de avaliação do cuidado cultural com base nos modelos estudados.
•	Comunicar-se com as pessoas sob seus cuidados profissionais de maneira a favorecer o cuidado culturalmente congruente.
•	Negociar os cuidados popular e profissional no planejamento, implementação e avaliação do plano de cuidado de enfermagem.
•	Reconhecer a relevância da Enfermagem Transcultural na realidade brasileira.

Saberes Atitudinais:
•	Desenvolver a consciência de sua própria cultura, existência, sensações, pensamentos e meio ambiente, sem que eles tenham uma influência indevida sobre aqueles de outras origens.
•	Aceitar e respeitar as diferenças culturais.
•	Aprender a descobrir e a compreender o sentido de normas e valores, os quadros de referência e os códigos culturais empregados pelos outros.
•	Evitar julgamentos rápidos e superficiais, estereótipos, preconceitos e atitudes etnocêntricas, o que permitirá experiências de descentramento (relativismo cultural).
•	Assumir que as crenças e os valores do profissional de saúde não são os mesmos que os do cliente.
•	Estar aberto a encontros com pessoas de culturas diferente da sua e estar confortável nessas situações.
•	Adaptar o cuidado para ser congruente com a cultura da pessoa, família, comunidade ou grupo.
•	Desenvolver competências de cidadania que tornem possível o funcionamento democrático das sociedades e das instituições em saúde.
•	Estabelecer as condições de diálogo, tendo em conta que não só a língua, mas também a cultura, os gestos, a entonação e os rituais têm importância na comunicação.
•	Desenvolver a empatia e tentar compreender a experiência subjetiva e o reconhecimento do ser humano na sua individualidade e singularidade.

Método de Ensino:
As atividades da disciplina serão construídas com base no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, poderão ser utilizadas as seguintes estratégias: sessões tutoriais (aprendizagem baseada em problemas – ABP), aulas expositivas e dialogadas, TBL (team based learning), estudos de caso clínico, aulas práticas em ambientes simulados, visitas técnicas, seminários, roda de conversas, fóruns de discussão, pesquisas bibliográficas, utilização de material audiovisual, leitura e discussão de textos indicados na bibliografia básica e complementar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se dará de forma contínua e sistemática, por meio de instrumentos de avaliação formativa e somativa. Como instrumento de avaliação formativa será empregado o feedback oral, em atividades coletivas, e por escrito em atividades individuais. Como instrumentos de avaliação somativa, serão realizadas atividades em pequenos grupos ou atividades individuais ou seminários ou produção de textos, e uma avaliação teórico-prática. Diante disso, a nota dos estudantes resultará da soma das seguintes atividades: 1) Atividades (nota 0 a 3 pontos); 2) Avaliação teórico-prática (nota 0 a 7 pontos).
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANEIROS FERNANDEZ, J.C. Determinantes culturais da saúde: uma abordagem para promoção de equidade. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 167-79, 2014.
FOLLÉR, M-L. Intermedicalidade: a zona de contato criada por povos indígenas e profissionais de saúde. In: LANGDON, E.J.; GARNELO, L. (orgs.). Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004. p. 129-48.
LEININGER, M.M.; McFARLAND, M.R. Culture Care Diversity and Universality: a worldwide nursing theory. 2 ed. Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers, 2006.
McFARLAND, M.R.; WEHBE-ALAMAH, H.B. Leininger's Transcultural Nursing: Concepts, Theories, Research & Practice. 4 ed. New York: McGraw-Hill Education, 2018.
MELO, L.P. The Sunrise Model: a contribution to the teaching of nursing consultation in collective health. American Journal of Nursing Research, v. 1, n. 1, p. 20-3,  2013.
MELO, L.P.; GUALDA, D.M.R.; CAMPOS, E.A. (orgs.). Enfermagem, antropologia e saúde. Barueri: Manole, 2013.
NAKAMURA, E.; MARTIN, D.; SANTOS, J.F.Q. (orgs.). Antropologia para enfermagem. Barueri: Manole, 2009.
PURNELL, L. The Purnell Model for cultural compentence. Journal of Multicultural Nursing Health. V. 11, n. 2, p. 7-15, 2005.
PURNELL, L.D. Transcultural health care: a culturally competent approach. 4 ed. Philadelphia: F.A. Davis Company, 2012.
RAMOS, M.N.P. Comunicação em saúde e interculturalidade – perspectivas teóricas, metodológicas e práticas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, p. 1-19, 2012.
RAYMUNDO, M.M. Interculturalidade e a conjunção de saberes que congregam a atenção em saúde. Revista de Bioética. Brasília, v. 21, n. 2, p. 218-25, 2013.
SCOPEL, D.; DIAS-SCOPEL, R.P.; LANGDON, E.J. Intermedicalidade e protagonismo: a atuação dos agentes indígenas de saúde Munduruku da Terra Indígena Kwatá-Laranjal, Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 31, n. 12, p. 2559-68, 2015.
SILES GONZÁLES, J.; SOLANO RUIZ, M.C. Antropología educativa de los cuidados: una etnografía del aula y las prácticas clínicas. Alicante: Universidad de Alicante/ Alcoy: Ed. Marfil, 2009.
SPECTOR, R. Cultural care: Guides to heritage assessment and health traditions. Uppers Sadle Brook: Prentice Health, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para ERP0150

Clique para consultar o oferecimento para ERP0150

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP